Política

BAHIA perde régua e compasso II: Roda do mundo mudou e aqui nada (TF)

A Bahia passa o ano todo discutindo racismo, homofobia, intolerância religiosa e por aí num ciclo vicioso que tem proveito limitado
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/05/2018 às 18:38
A Bahia já me deu régua e compassou, diz Gil
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. É impressionante a quantidade de eventos que existe em Salvador discutindo homofobia, racismo, abuso sexual de crianças e adolescentes, intolerância religiosa, desiguldades sociais, empoderamento da mulher e assemelhados sem que as instituições e os grupos sociais estejam voltados para os assuntos relevantes na sociedade mundial como a alta qualidade da educação e ensino, as novas tecnologias, a robótica, a internet, as linguas emergentes e outros temas de reais valores. 

   2. Não que os assuntos citados na inicial sejam irrelevantes, porém, não se pode ficar o ano todos, ou anos a fio, discutindo e debatendo esses mesmos temas sem chegar a lugar algum. E a chamada esquerda fisológica adora isso e incrementa sem cessar. Ainda acha que o petróleo é nosso e a Eletrobras uma empresa eficiente.

   3. Ora, a sociedade mundial mudou muito e vive-se uma nova ordem. O Brasil tem mais de 27 milhões de desempregados formais e ninguém conseguirá criar novos empregos naqueles modelos que já erxistiram. A roda foi adiante, as novas tecnologias avançam mundialmente, os empregos mudaram de formatos e concepções, e não adianta ficar discutindo desigualdades sociais e racismo, tema recorrente em vários debates na Bahia, se não sair desse ciclo e ir aidnate. 

   4. Não adiante ficar querendo colocar nos curriculos a História da África quando a própria África, um continente, está em outra. O jovem da África do Sul pensa completamente diferente do jovem do Curuzu. Com todo respeito aos jovens baianos, a maioria mestiços, os nigerianos pensam de forma global com a cabeça no mundo e não na África.

   5. Então, tá na hora de mudar esse disco, de avançar. Sem reformas estruturais não se vai a lugar nenhum. Essa instabilidade política no país com um presidiário ainda querendo ser o Rei Sol não leva a nada. O dólar, hoje, bateu a casa dos R$3.78.  A disparada do dólar provocou a alta dos juros nos mercados futuro e à vista e levou o Tesouro Direto a suspender as negociações com títulos públicos. 

   6. Dada a volatilidade do mercado, as negociações com o Tesouro Direto foram suspensas. Agora, veja o seguninte: Grandes empresas de tecnologia e transporte estão contratando brasileiros para suas sedes no país e mesmo para o exterior. Ao todo, são mais de 150 vagas para trabalhadores com nível superior completo ou não.

   7. Há oportunidades para profissionais de marketing, TI, engenharia e outros. O Google está recrutando profissionais de finanças, vendas, marketing e engenheiros. A maioria das vagas é para São Paulo, mas também há oportunidades para Minas Gerais. Nubank.A empresa abriu vagas para 10 postos de trabalho. Entre eles: analista de dados, engenheiro de infraestrutura de dados, designer visual, designer de marketing e engenheiro de software.

   4. Enquanto isso, a Bahia fica discutindo o sexo dos anjos.
                                                                ******
   5. O que pensa os governadores do NE: “Nosso povo precisa de emprego e buscaremos isso incansavelmente. O Nordeste está unido e não vai baixar a cabeça. Mais uma vez, estamos apresentando ao governo federal reivindicações que continuam sendo ignoradas pela União”, afirmou o governador Rui Costa, nesta sexta-feira (18), após participar do 9º Encontro dos Governadores dos Estados do Nordeste, em Recife. 

   6. Como resultado do encontro, os gestores assinaram a Carta Aberta dos Governadores do Nordeste e de Minas Gerais, que apresenta demandas como a retomada das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e a liberação de linha de financiamento prometida no último mês de março, em reunião no Palácio do Planalto. 

   7. “Queremos o equilíbrio federativo, a retomada das obras da Fiol e a liberação da linha de financiamento da ordem de R$ 42 bilhões para os estados nordestinos. Chega de deturpações que prejudicam quem dá duro todos os dias por uma vida melhor e mora numa região cujo índice de pobreza ultrapassa os 40%. Enquanto não for feita justiça ao Nordeste, seguiremos na luta”, acrescentou Rui. 

   8. No total, a carta possui 11 reivindicações. Entre elas, a desvinculação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) da Eletrobras, transformando-a numa empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional. Também fazem parte das demandas a rediscussão do equilíbrio federativo, a conclusão da transposição do Rio São Francisco e a retomada das obras das ferrovias Transnordestina e Norte-Sul. Leia a íntegra da carta neste link (bit.ly/2Lcne2E). 

   9. Sabem o que dará isso aí: em nada. Sabem por que não dará em nada? Porque quando o governo federal quer fazer reformas estruturantes os primeiros que brecam são os governadores do NE.
                                                                       *******
   10. Veja esses outros exemplos: Uma audiência pública, que acontece na próxima segunda-feira (21), às 14h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Bahia, Rua Portão da Piedade, no Centro da Cidade, vai discutir o tema Como Enfrentar o Racismo Institucional na Mídia Brasileira?

   11. Promovido pela OAB-Bahia, por meio da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com diversas entidades, a audiência tem como objetivo repercutir a ação civil pública ajuizada, na quarta-feira (16), pela União de Negros pela Igualdade (Unegro Brasil), contra a Rede Globo de Televisão, por práticas discriminatórias e racistas, devido à ausência de representatividade negra na recém-lançada novela Segundo Sol, exibida pela emissora.

   12, “A segunda fase da “Operação Luz na Infância”, realizada em todo País e que resultou nas prisões de 251 pedófilos, dez dos quais na Bahia, prova que a prática da pedofilia no Brasil é maior do que se imagina, crime que precisa ser combatido com mais rigor”. 

   13. A afirmação é do deputado estadual Heber Santana (PSC), apontando que grande parte dos presos haviam sido flagrados na primeira fase da operação, há alguns meses, e liberados depois de pagar fiança. “Postos em liberdade, voltaram a cometer os mesmos crimes”, aponta Heber Santana, cobrando mais rigor na punição e mudanças nos artigos 241, 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), especialmente nesse último, que trata com brandura quem adquire, possui ou armazena fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente. “Pedofilia é crime e tem que ser punido com muito rigor”, afirma.

   14. Técnicos da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) realizaram, nesta sexta-feira (18), atividade de mobilização para marcar a campanha Faça Bonito – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação ocorreu na Estação Nova Lapa e teve o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a população a participar da luta e, assim, combater essas situações de violação de direitos.

   15. Durante a atividade, os técnicos distribuíram material informativo sobre a campanha. Dona Maria de Lurdes, aposentada, passou pelo local, recebeu as informações da equipe e declarou que “essa iniciativa é muito boa, serve para informar e alertar as pessoas”.

   16. A mobilização em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes continuará a ser realizada nos Centros de Referências Especializados da Assistência Social (Creas), localizados nos bairros Boca da Mata, Bonocô, Cabula, Curuzu, Fazenda Coutos, Garcia, Itacaranha, e unidade parceiras, como escolas e postos de saúde.

   17. No dia 26 de maio irá acontecer o processo seletivo para cursos de graduação das faculdades Área 1 e Ruy Barbosa, parceiras do Clube de Desconto do Servidor. As provas serão realizadas nos campi localizados na Paralela e no Rio Vermelho, das 9h às 13h. As inscrições devem ser realizadas até às 17h do dia 25, através dos sites www.wyden.com.br/frb e www.wyden.com.br/area1.

   18. Na Área 1, o servidor ganha 10% de desconto sobre a mensalidade dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Civil, Automação e Controle, Elétrica, Química, entre outros. Já na Ruy Barbosa, os abatimentos vão até 20%, e incluem cursos de Administração, Ciências da Computação, Psicologia, entre outros.

   19. As faculdades fazem parte do grupo Wyden Educacional, que tem mais de 30 anos de experiência e possui programas de intercâmbio com cerca de 20 países. Outras informações através dos telefones (71) 2106-3908 (Área 1) e (71) 3205-1723 (Ruy Barbosa) / (71) 99365-0030 (WhatsApp).

   20. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realiza na próxima segunda-feira (21), a aula inaugural do curso de cabeleireiro do Programa Qualifica Bahia, em Mucugê. A atividade acontece na Câmara de Vereadores do município, às 18h.

  21. O curso, que conta com carga horária de 200h, distribuídas entre conteúdos sociais e específicos, vai beneficiar 20 trabalhadores do município da Chapada Diamantina. A formação será executada pela Fundação Antônio Almeida (FUNDAL).

   22. O programa é desenvolvido com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). Nesta etapa, a Setre está atendendo 2.440 trabalhadores, em 85 municípios, de 26 territórios de identidade, com cursos nas cadeias produtivas de Alimentos; Arte e Cultura; Beleza, Estética e Bem-Estar; Comércio e Atendimento; Construção Civil; Tecnologia da Informação; Têxtil; e Trabalho Doméstico.