sexta-feira, 19 de outubro de 2018
Política

O INFERNO ASTRAL de NETO, o BRT e qual será seu futuro político (TF)

A questão maior de ACM neto, tem termos políticos, está ligado ao fato de sua desistência como candidato a governador, em 2018
Tasso Franco , da redação em Salvador | 06/05/2018 às 18:30
Protesto contra a derrubada de árvores na Juracy Magalhães Jr
Foto: A TARDE
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O prefeito ACM Neto está sob fogo cruzado dos ambientalistas de ocasião com a derrubada de árvores na Av Juracy Magalhães Jr para construir o BRT. Falamos que é de oportunidade porque esse mesmo comportamento não se deu na Av Paralela onde o Metrô sepultou o projeto Burle Max e ceifou muito mais árvores e o paisagismo planejado daquela via. 

   2. A situação politica de Neto já comentamos na inicial aqui não está relacionada com o BRT, mas, com o fato de ter desistido de ser candidato a governador, em 2018, o que lhe coloca numa posição basatante complicada. Vive, pois, um inferno astral, que poderia ter sido evitado e ainda tem cura.
 
   3. Evidente que eleição não se ganha por antecedência, mas, a realidade é que com a desistência de Neto, uma possível reeleição do governador Rui Costa ficou bastante facilitada, até porque as oposições se dividiram com três candidatos ao Palácio de Ondina, sem unidade. Ontem, falamos aqui sobre a delicada posição de Bruno Reis e o seu futuro na política.

   4. Hoje, abordaremos a situação de Neto. Ora, o prefeito vai ficar no cargo até 2020 e não pode mais candidatar-se à reeleição, nem deverá deixar o cargo para ser candidato a vereador. Daí que ficará no limbo durante dois anos 2021/2022 até a próxima eleição para governador, senador e deputados. 

   5. Se na atualidade, Neto temeu enfrentar Rui e o PT e seus aliados, em 2022 ficará mais dificil ainda mais se Rui ficar 8 anos em Ondina, agora, o PT com chance de também ganhar a Prefeitura da capital, em 2020.

   6. Existe, ainda, a possibilidade de Neto ser ministro do novo governo na República, mas, isso é remota uma vez que os candidatos da centro-direita (Rodrigo Maia e Geraldo Alckmin) estão em baixa. Mas, tudo é possível em política. 

   7. A rigor, o que vai definir a força política de Neto será a eleição para prefeito da capital, em 2020. Se ele fizer o sucessor fica forte; se não fizer fica mais fraco ainda.

   8. Outra dificuldade de Neto será reagrupar os dissidentes das oposição uma vez que, ao desistir de ser candidato a governador, em 2018, perdeu essa liderança. Ficou um vácuo, um buraco. 

   9. Mas, como não surgiram novos líderes e ninguém acredita que Zé Ronaldo e João Gualberto venham a ser os tais, Jutahy e Imbassay se distanciaram dessa condição; o MDB diluiu a pó; e no DEM não existe nada de novo salvo o emergente ponta de lança da direita Alexandre Aleluia, ainda cheirando a leite, pode ser que Neto sobreviva politicamente.

   10. Vai precisar de uma Comunicação eficiente. Dizem, no entanto, que Neto não ouve ninguém. Se assim for, precisa passar a ouvir.
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   10. Nesta segunda-feira, 7, o prefeito ACM Neto anuncia uma minireforma administrativa e muda gestores na Comunicação, hoje, sem pegada, inssosa, (aliás, há algum tempo assim); na Saúde do competente José Antonio Rodrigues e outras áreas. 

   11. A Secom divulgou, também, o que chama de 10 razões para valorizar o projeto BRT. Segundo a PMS, o BRT (sigla em inglês para "ônibus rápido") é muito mais do que um novo modal de transporte público. Trata-se de uma obra que vai transformar a mobilidade em uma das regiões mais movimentadas da cidade e melhorar a locomoção tanto de quem utiliza o transporte público quanto o automóvel particular e até mesmo a bicicleta. 

   12. O projeto envolve a construção de corredores exclusivos e segregados das demais vias de tráfego por onde irão passar os veículos do BRT (ônibus maiores, mais confortáveis, seguros e climatizados), de elevados para abrigar estações de embarque e desembarque do modal, de viadutos para a eliminação de semáforos e retornos e de uma ciclovia também exclusiva e segregada. 

   13. Tudo isso entre a Lapa e a região do Shopping da Bahia, passando pelas avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, beneficiando uma área populosa totalmente diferente daquela por onde circula o metrô, que liga os mesmos pontos via Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô). 

   14. Para se ter uma ideia do impacto do BRT, cerca de 340 mil pessoas utilizam o ônibus comum para circular por essas vias diariamente. No primeiro trecho, as obras vão implantar os corredores exclusivos do BRT entre o Parque da Cidade e a região do Shopping da Bahia, prevendo ainda a construção de três viadutos e dois elevados. 

   15. Em função das obras, 154 árvores precisarão ser suprimidas. Outras 169 serão transplantadas para o Parque da Cidade e áreas próximas ao próprio BRT. Como política de compensação ambiental, a Prefeitura exigiu do Consórcio BRT, responsável pelas obras, o plantio de 2 mil árvores da Mata Atlântica em vários pontos de Salvador. Cerca de 300 já foram plantadas na Via Expressa. A maior parte dessas árvores ficará no entorno dos corredores exclusivos do "ônibus rápido".

   Abaixo as 10 razões que explicam por que Salvador precisa do BRT, segundo a PMS:   

1 – O BRT será um ônibus maior (23 metros), com ar-condicionado e que vai fazer a ligação entre a Lapa e a região da rodoviária passando por avenidas como Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, em trajeto diferente do realizado pelo metrô;

2 – Por circular em vias exclusivas e segregadas de tráfego, o BRT não vai pegar semáforo ou cruzamento. Por isso, ele vai fazer a ligação entre a Lapa e a região da rodoviária em apenas 16 minutos;

3 – Cerca de 340 mil pessoas circulam diariamente de ônibus comum na região por onde o BRT vai passar, com a utilização de 68 linhas. Além disso, 7 em cada 10 passageiros que utilizam ônibus em Salvador tem como ponto de partida ou destino a região por onde o BRT vai circular;

4 – O BRT só vai parar em estações próprias, confortáveis e modernas, de forma programada. Em situações normais, nunca haverá atraso;

5 – O BRT polui menos do que o ônibus comum e, por ser um transporte melhor, vai permitir que mais pessoas deixem os carros em casa para trabalhar. Além disso, ele poderá ser elétrico ou híbrido;

6 – Por utilizar pneus, o BRT, que foi inventado no Brasil e utiliza tecnologia 100% nacional, pode ter linhas extensivas, deixando as vias exclusivas quando necessário. Além disso, ele poderá ser expandido mais rapidamente para o Subúrbio e o Centro da cidade, como prevê a Prefeitura em seu Plano de Mobilidade;

7 – O projeto do BRT envolve, além da construção das vias exclusivas, a implantação de viadutos que irão solucionar o problema da mobilidade em áreas sensíveis da cidade. Mesmo quem utiliza automóvel será beneficiado com a eliminação de semáforos, cruzamentos e retornos;

8 – O projeto do BRT prevê ainda investimentos que irão solucionar problemas de alagamento em vias importantes de Salvador;

9 – Junto com os corredores exclusivos do BRT, a cidade vai ganhar uma ciclovia segregada ligando a Lapa à região da rodoviária;
 
10 – O BRT será 100% integrado ao metrô e ao ônibus comum, com tarifas que estarão de acordo com as cobradas por esses modais.  
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   16. “O País vive forte crise política e institucional, e nesse contexto a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) representa importante avanço do Direito brasileiro, e forte ferramenta no combate à corrupção e à impunidade”, disse o deputado estadual Heber Santana (PSC), aplaudindo a limitação do foto privilegiado. 

   17. Por unanimidade, o STF decidiu que deputados e senadores só serão julgados no Supremo por casos crimes cometidos durante o exercício e em função do mandato. Agora o STF terá que definir quais processos serão enviados à primeira instância, em função da fase processual em que se encontram.

   18. Pré-candidato do PSC a deputado federal, Heber Santana considera que a decisão do STF deve abrir as portas das discussões para que a limitação do foro privilegiado alcance outros ocupantes de cargos públicos e eletivos. “O princípio da isonomia deve prevalecer”, afirma Heber, lembrando que cerca de 55 mil pessoas, de acordo com dados divulgados pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso ao declarar seu voto.

   19. A Bahia vai sediar pela primeira vez o Encontro Internacional Virtual Educa, que discute ações e experiências bem-sucedidas em educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas. 
 
   20. A programação e as novidades desta 19ª edição serão apresentadas nesta segunda-feira (7), às 14h, no Salão dos Atos da Governadoria, no CAB, pelo governador Rui Costa, o secretário geral do Virtual Educa, José Maria Anton, e o secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro. 

   21. Durante a apresentação na Governadoria, estudantes vão demonstrar algumas experiências tecnológicas, como o projeto e-Nova Educação, resultado de uma parceria com o Google, através de chromebooks; o Inova Escola, em parceria com Fundação Telefônica Vivo, através de tablets e computadores; e o livro digital 'Bahia, Brasil: identidade, trabalho e inovação', do Projeto Ciência na Escola.

   22. Quem quiser concorrer ao primeiro grande prêmio de R$1 milhão da Nota Premiada Bahia precisa se cadastrar no programa e realizar compras com CPF na Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) até o próximo dia 31 de maio, data limite estipulada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) para a emissão dos bilhetes concorrentes ao sorteio. 

   23. Estarão concorrendo bilhetes emitidos de janeiro a maio, incluindo todos os que participaram dos sorteios mensais desde o início da campanha. O cadastro para participar é efetuado no www.notapremiadabahia.ba.gov.br, por meio de formulário simplificado que requer informações básicas como nome completo, número do CPF, e data de nascimento.

   24. O sorteio do prêmio milionário ocorrerá no dia 20 de junho. Antes disso, serão realizados ainda dois sorteios mensais, cada qual com dez prêmios de R$ 100 mil. O sorteio de maio acontece já nesta próxima quarta-feira, dia 9, e o do próximo mês, no dia 13 de junho. Além do cadastro, para concorrer, os cidadãos devem solicitar a inclusão do CPF a cada compra realizada em estabelecimentos que emitam a NFC-e.

   25. O vereador Tiago Correia (PSDB) comemorou a decisão da CCR de permitir que, a partir deste sábado (5), as pessoas com bicicletas possam viajar no metrô do centro ao aeroporto ou até Pirajá. A permissão do embarque de bicicletas nos trens será liberada aos sábados, a partir das 14 horas, e nos domingos e feriados, durante todo o horário de funcionamento do sistema.

   26. Tiago Correia ressaltou que, em outubro de 2013, apresentou um Projeto de Indicação sugerindo que o governo estadual determinasse aos órgãos competentes a instalação de bicicletários nas instalações do metrô. “A decisão tomada pela CCR é muito importante para estimular o uso das bicicletas em Salvador”, afirmou o vereador, lembrando que, nos últimos 5 anos, a Prefeitura criou mais de 200 quilômetros de ciclofaixas na cidade.

   26. Agentes da Transalvador foram ameaçados com uma faca do tipo peixeira, na noite desse sábado (05), por homem inconformado com a fiscalização, após ter sido notificado por estacionamento indevido em vaga de idoso, no Largo da Mariquita, Rio Vermelho. Em tentativa de fuga, o agressor foi capturado por policiais e detido na 7ª Delegacia Circunscricional da Polícia Civil, no mesmo bairro, sob a acusação de desacato a funcionário público no exercício da função ou em razão dela, crime punido com detenção de seis meses a dois anos.

   27. O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, esclareceu que, desde 2014, os agentes de trânsito são equiparados pela Constituição a outras esferas policiais, como a Federal e a Militar, por exemplo. “Os agentes de trânsito são servidores públicos responsáveis pela segurança viária, conforme prevê o artigo 144 da Constituição Federal, servindo aos cidadãos, protegendo seus direitos, inclusive o direito à vida”, disse.

  28. Este é o terceiro caso de agressão a agente de trânsito em menos de dez dias. Todos estão sendo investigados pela Polícia Civil e deverão ser punidos na esfera criminal, conforme determina a lei. Fabrizzio Muller reitera o repúdio às agressões, condenando o que chamou de “inversão de valor”. “O agente público é responsável pela aplicação da lei, que preserva a ordem e a convivência civilizada no trânsito. O desrespeito a ele significa um atentado à civilidade, ao bem-estar comum e à segurança nas vias”, disse.