Política

Zé Ronaldo diz que modelo de saúde de Rui Costa maltrata o povo baiano

Zé Ronaldo falou ainda que o modelo posto em prática pelo PT lembra a prática do abre um e fecha outro.
Pacheco Maia , Salvador | 20/04/2018 às 19:03
José Ronaldo de Carvalho
Foto:


O modelo de saúde pública adotado pelo governo Rui Costa foi duramente questionado nesta sexta-feira (20) pelo pré-candidato a governador do Estado Zé Ronaldo (DEM), em entrevistas a rádios do Recôncavo Baiano e Chapada Diamantina. Respondendo a pergunta de um ouvinte que denunciou o longo tempo de espera na Central de Regulação, o democrata disse que é preciso promover mudanças radicais no processo cruel de seleção de pacientes adotado pelo governo petista para que o sofrimento da população seja evitado.

“Eu já vi paciente com fratura no fêmur esperar regulação para um hospital por mais de seis meses. Poderia ter sido feito a cirurgia e outros 20 pacientes teriam ocupado esse leito durante esse período”, pontuou Zé Ronaldo questionando o descaso do petismo com a saúde do povo baiano, especialmente com as famílias de baixa renda que são as maiores vítimas do modelo de saúde adotado por Rui Costa.

Zé Ronaldo falou ainda que o modelo posto em prática pelo PT lembra a prática do abre um e fecha outro. “Estive em Cruz das Almas onde o governo do Estado ajudou na reabertura da Santa Casa de Misericórdia, forçando o fechamento do Hospital Municipal. Em Ilhéus, ao abrir o Hospital da Costa do Dendê o governo fechou o Hospital Regional. Em Salvador, abriram o Hospital da Mulher em Roma e fecharam a UPA de Roma. É evidente que dessa forma a saúde pública na Bahia não vai funcionar nunca e quem paga por isso é o povo”, disse o democrata.

Afirmando ser favorável à construção das policlínicas, Zé Ronaldo ressaltou que, no entanto, não basta apenas construí-las. “Não basta apenas fazer policlínicas sem ter o hospital para onde o paciente será direcionado para, por exemplo, passar por um procedimento cirúrgico ou ser internado em um leito de UTI”, afirmou o pré-candidato, acrescentando que na área da saúde o que o governo faz mais é propaganda para enganar a população.

Quando esteve em Cruz das Almas, Zé Ronaldo recebeu o apoio do prefeito e vice de Sapeaçu, George Góis e Ramon Sena respectivamente, além do deputado estadual Targino Machado.

Já em Santo Antônio de Jesus, no estúdio da Andaiá FM, Zé Ronaldo contou com o apoio do deputado estadual Alan Sanches, do prefeito de Governador Mangabeira Marcelo Pedreira, do vice-prefeito de Amargosa Elizeu das Mercês e dos vereadores Chico de Dega (Santo Antônio de Jesus) e Viviane Santana (Amargosa), do presidente do DEM de Amargosa, Cláudio Veloso, e de João Roma.