Política

Toinho Carolino defende ampliação de cuidados com idosos de Salvador

Para o edil, todos os idosos merecem cuidado, incluindo a população de rua
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 21/03/2018 às 21:53
Toinho Carolino: valorização do idoso
Foto: LB

O vereador Toinho Carolino (Podemos), presidente da Comissão Temporária pela Valorização do Idoso da Câmara de Salvador, participou nessa terça-feira, 20, no auditório do Centro de Cultura da CMS, do 1º Seminário do Conselho Municipal do Idoso, realizado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, com o tema Perfil da Mulher Idosa na Contemporaneidade.

Segundo o edil, “devemos ver e ampliar a oferta de cuidado para com todos os idosos, desde aqueles com parentes assim como os de rua. É importante cuidar daqueles que passaram por tantas dificuldades na vida. Devemos oferecer alegria, realizações e muita vontade de viver. Não podemos meramente colocá-los dentro de um quadrado”.

Ele revelou como foi instituída, no Legislativo, a Comissão Temporária pela Valorização do Idoso: “Foi uma intuição minha, eu acordei e simplesmente pensei que deveria fazer algo pelos os idosos. É a minha bandeira. Trabalhamos realizando visitas constantes às casas de amparos e esbarramos com situações de insalubridade e falta de cuidado dos funcionários”.

Envelhecimento

A palestra apresentada pela assistente social e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Marcela Mary, expôs sobre a questão do envelhecimento relacionado às mulheres no âmbito de sua vulnerabilidade social na atualidade.

“Queremos resgatar a história de como as idosas têm suas fragilidades sociais construídas. Muitas delas não têm acesso à saúde e educação, além de não serem presentes no processo de acesso aos direitos sociais”, disse ela.

O evento contou com performance cultural do Centro Comunitário Batista Clériston Andrade. A mesa de trabalho foi formada pela presidente do Conselho Municipal do Idoso, Daniela Santos; pela coordenadora do Fórum Permanente em Defesa da Pessoa Idosa, Lúcia Guedes; pela defensora pública Laise Leite e pela assistente social Jaciara Santos.