Política

ACM e espectro de Hamlet na política baiana há 47 anos, p TASSO FRANCO

Os sentinelas tentam convencer Horácio, amigo do Príncipe Hamlet, que eles têm visto o fantasma do rei morto, quando ele aparece novamente. Assim é a politica baiana há quase 50 anos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/03/2018 às 19:30
ACM parece personagem de Shakespeare, Hamelt
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Uma pesquisa recente CNI/Ibope revelou que o eleitor brasileiro está pessimista em relação as próximas eleições - presidente, senadores e deputados - com 44% esperando o pior. Só 20% são os otimistas e 23% não tem perspectiva alguma. A pesquisa não aborda os estados em sí e as candidaturas de governadores e deputados estaduais. Mas, os números não devem ser muito diferentes.

   2. Na Bahia, há 46 anos, a disputa estadual dá-se entre as forças do carlismo (de ACM) e a oposição a esse grupo, originalmente comandado e no poder com ACM entre 1971 e 1986 (intervalo do governo de Roberto Santos entre 1976/1979); mais um pequeno intervalo com os governos de Waldir Pires/Nilo Coelho (1987/90) e novamente ACM entre 1991 e 2006. De 2007 para cá, a hegemonia é do PT.

   3. O que se observa é que, em todo esse período de 47 anos, não surgiu uma terceira via que pudesse governar a Bahia. Em 1975, Roberto Santos foi nomeado pelos militares; em 1986, a campanha de Waldir Pires, então no PMDB, foi toda contra o candidato de ACM, Josaphat Marinho, mas, com o peemebista aliado aos carlistas Ruy Bacelar, Nilo Coelho, Jutahy Magalhães (este, nem tanto carlista); e em 2007, Wagner fez sua campanha contra Paulo Souto, também com apoio de carlistas, em especial, Otto Alencar.

   4. Wagner, em 2007, poderia ter sido a terceira via. Mas, na prática, viu que se não fizesse alianças com a direita não venceria o pleito. E, feito essa aliança, teve que dividir o bônus com essas forças, Otto Alencar sendo logo alçado a condição de vice-governador, e tantos outros 'ex-carlistas' que ocuparam cargos no seu governo. 

   5. A senadora Lidice da Mata (PSB) tentou, em 2014, ser uma terceira via sangue puro entre essas forças, mas, não conseguiu eleger-se governadora. Partiu sozinha com as tais forças da esquerda e o candidato a presidente Eduardo Campos, o qual morreu em campanha. E, pior, depois do pleito, aliou-se ao PT vencedor e sepultou de vez a possível terceira força.

   6. Agora, chega-se a 2018, com a mesma formatação de anos, de décadas: um candidato petista apoiado por 'ex-carlistas' à reeleição; e a candidatura provável do neto de ACM. 

   7. Surgiu algo novo? Não. Pelo contrário. Neste 2018, vai ser ainda mais acirrada a campanha se de fato Neto for candidato das forças 'carlistas' x anti-carlistas. A pré-campanha já está tão polarizada desde agora entre Rui x Neto que, mesmo que surgam candidatos de outros partidos (e certamente vão surgir) não têm a menor chance. 

   8. A realidade é a seguinte: o espectro hamletiano do 'velho' ACM continua dominando a política baiana.
                                                                   ***** 
   9. A possibilidade de receber de volta parte do valor pago nas compras e ainda concorrer a prêmios é importante, principalmente em tempos de crise econômica. Com o Programa Nota Salvador, o valor pago pode ser convertido para crédito de celular ou do SalvadorCard, possibilitar abatimento de até 100% do Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU), ou mesmo transferir o dinheiro para a conta corrente ou poupança. Os sorteios são mensais e os prêmios podem chegar a R$ 20 mil. Entre créditos e prêmios, a Nota Salvador já pagou R$ 39,07 milhões.

   10. O programa desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), tem como finalidade a restituição de créditos aos cidadãos que pedirem a nota com o número do CPF, todas as vezes que utilizam um serviço na capital baiana. 

   11. As notas podem ser solicitadas em prestadores de serviços como academias, escolas, faculdades, salões de beleza e estacionamentos privados. O consumidor deve solicitar ainda a nota em escolas e faculdades que são imunes do imposto – neste caso, ele não recebe os 30%, mas participa dos sorteios.

   12. O Governo do Estado convoca, nesta terça-feira (20), 2.622 estudantes para ocupar as vagas do edital 001/2018 do programa Partiu Estágio, que teve 17 mil inscritos. A lista com a relação dos selecionados já está disponível no site da Secretaria da Administração (Saeb). Eles devem se apresentar ao órgão ou entidade em que irão estagiar no prazo de dez dias úteis. 

   13. Os estudantes selecionados serão informados da convocação por meio do e-mail cadastrado no momento de sua inscrição no programa. Quem não entregar toda a documentação exigida, ou não se apresentar ao órgão ou entidade no prazo estipulado, perderá a vaga de estágio. Desde o lançamento do Partiu Estágio, em abril do ano passado, já foram convocados quase oito mil jovens para estágio no serviço público baiano, incluindo o total convocado neste edital.

   14. O Partiu Estágio é uma iniciativa da administração estadual baiana que garante acesso a oportunidades de estágio a jovens universitários de instituições federais, estaduais e privadas da Bahia que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho.

   15. Parceira do Clube de Desconto, a Unijorge oferece a servidores e dependentes descontos variados, como 90% de abatimento na matrícula e até 45% nas demais parcelas até a conclusão do curso. O desconto é oferecido para diferentes formas de ingresso na universidade ainda no primeiro semestre de 2018. Interessados podem ser admitidos na faculdade para graduação presencial nos campus da Paralela, Comércio e Tancredo Neves. A campanha é válida apenas para novos alunos (calouros) que efetuarem a matrícula até 20 de abril de 2018.

   16. Para usufruir o desconto é preciso utilizar o código promocional “GOV2018” no ato da inscrição em qualquer uma das formas de ingresso, como vestibular tradicional (processo seletivo que vai acontecer no dia 15 de abril); e vestibular agendado, que ocorre todas as segundas, quartas e sextas nos três campus. Além do aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre 2011 a 2017, com nota mínima de 450 pontos.  O benefício também contempla ex-alunos já graduados pela universidade que desejarem se graduar em outro curso.

   17. Nesta quinta-feira (22), o governador Rui Costa estará no município de Canudos. Rui chegará à cidade às 9h. Seu primeiro compromisso será uma visita ao Núcleo de Robótica do Campus Avançado da Uneb, situado na Avenida Juscelino Kubitschek, s/n. Depois, participa da inauguração do Colégio Modelo Profa. Maria José de Souza Alves, no bairro Califórnia.

   18. Após a inauguração, o governador segue para a Praça da Feira, no centro, onde fará a entrega de duas ambulâncias, para os municípios Canudos e Sento Sé, além de 625 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). 

   19. Rui também vai autorizar a celebração de convênio com a Prefeitura de Canudos para abastecimento de água potável, através de carros-pipa, em comunidades atingidas pela seca, e a licitação para construção de Sistema de Abastecimento de Água para as localidades de Bendegó (Canudos) e Alto Alegre (Belo Monte). Ele ainda vai entregar certificados para os formandos da 1ª turma de Robótica.

   20. Em busca de alternativas para impedir a decisão da Petrobras em fechar a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) localizada em Camaçari, representantes do Sindipetro, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e os deputados estaduais Joseildo Ramos (PT) e Rosemberg Pinto (PT) estiveram reunidos, nesta terça-feira (20), com o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner. 

   21. O fechamento da unidade pode provocar, além da queda de receita dos municípios do entorno da unidade, a demissão de mais de 700 trabalhadores. A Petrobras diz que são 270 operários.

   22. Para o deputado Joseildo, o encontro com Jaques Wagner foi produtivo uma vez que a equipe delineou alguns encaminhamentos que considera importantes para tentar impedir o fechamento da fábrica. “Depois de muito debate e discussões acerca dos prejuízos que podem ser causados, tanto para os trabalhadores quanto para a economia baiana, decidimos promover uma audiência pública no início de abril com a presença do governador Rui Costa”, afirmou. 

   23. Além desta ação, a equipe também planeja uma reunião para a próxima quinta-feira (22) entre os governadores da Bahia e Sergipe e suas bancadas de deputados e senadores.

   24. A Secretaria da Educação do Estado realiza, nestas quarta e quinta-feira (21 e 22), o Seminário Territorial de Educação Profissional, que será sediado no Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (CETEP) Bacia do Jacuípe, localizado em Ipírá, a partir das 9h. 

  25. O objetivo é discutir com a comunidade escolar, integrantes do setor produtivo e representantes do mundo do trabalho sobre a oferta da Educação Profissional e Tecnológica nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. O evento terá a participação do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e de dirigentes da Secretaria.

   26. A programação do encontro inclui mesas redondas sobre “Redes de Cooperação nos Territórios Baianos”, “Educação Profissional e Tecnológica no Território da Bacia do Jacuípe” e, também, palestras ministradas por dirigentes e técnicos da Secretaria da Educação do Estado, além de apresentações culturais. Este é o terceiro seminário territorial realizado; o primeiro aconteceu, em 2017, no município de Ilhéus, no Sul da Bahia, e o segundo nos dias 9 e 10 deste mês de março, em Serrinha.

   27. O deputado estadual, Alan Sanches (DEM), após inúmeras denúncias  de que a população de Ilhéus,, cidade central que atende a grande parte da região Sul,   “vive num verdadeiro sistema improvisado de guerra” na saúde pública, conclama ao Governo do Estado que não ignore a situação e tome as medidas cabíveis, de forma que o atendimento seja normalizado o quanto antes.  

   28. “Afinal, o que temos visto é desumano e não pode continuar. Em Ilheús, com o fechamento do Hospital Geral Luís Viana Filho (HGLVF) para reforma mesmo sob protestos, o Hospital São José, que também é maternidade, único que atende pelo SUS na  cidade, não supre a demanda e o que se vê são pacientes ao chão nos corredores ou em salas úmidas, sem tratamento adequado, que engloba desde gestantes à mulheres que acabaram de parir com seus bebês recém-nascidos, bem como idosos e crianças em cadeiras ou em macas sem nenhuma segurança ou critério. É triste muito triste a atual realidade”, lamentou o parlamentar.

   29. Independente do apagão, hoje, às 8h faltou energia em bairros da Barra e as sinaleiras da Av Centenário parecem de papéis: é chover apagar.