Política

MAIS DE 100 MIL CANDIDATOS disputam 3.760 vagas em concurso professor

Até o próximo dia 30 de março, os servidores estaduais têm direito a um desconto de 22% em pacotes de duas ou mais diárias para hospedagem na Pousada Toyanne, no município de Ituaçu
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/02/2018 às 18:50
Colégio Eraldo Tinoco, Santiago do Iguape, Thabata Mascarenhas
Foto: SEC
    MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. As provas do concurso público para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino serão aplicadas, neste domingo (25). Um total de 103,5 mil candidatos foram inscritos para as 3.760 vagas ofertadas, sendo 3.096 para professores e 664 para coordenadores pedagógicos. A avaliação do domingo será realizada em duas etapas (objetiva e discursiva) e terá duração de 4h30, para professores, e de 3h30, para coordenador pedagógico.

   2. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destaca que o objetivo principal do concurso é fortalecer a Educação pública na Bahia. “Realizar este concurso foi um desafio assumido pelo governador Rui Costa, mesmo em um cenário econômico nacional ruim. 

   3. Com isso, vamos fortalecer o eixo pedagógico com coordenadores pedagógicos em todas as escolas e ampliar o quadro de professores efetivos, promovendo, inclusive, esta renovação na rede, uma vez que estamos concedendo muitos pedidos de aposentadoria”, diz.  

   4. O concurso público está sendo realizado conjuntamente pelas Secretarias da Educação e da Administração (SAEB).  As provas serão aplicadas nas cidades de Salvador, Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Jequié, Macaúbas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Seabra, Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista, conforme opção indicada pelo candidato na inscrição.

   5. Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver devidamente portando documento de identidade original, que legalmente o identifique, como: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédula de Identidade para Estrangeiros; Cédulas de Identidade fornecidas por órgãos públicos ou conselhos de classe que, por força de Lei Federal, valham como documento de identidade.
                                                                               *******
   6. O uso de tecnologia para modernizar o atendimento à população nas principais áreas públicas nos municípios do Estado será tema de encontro promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana e a Fundação Cultural Egberto Costa no dia 22 de março. 

   7. Será o I Fórum de Cidades Digitais da Região de Feira de Santana visando tratar regionalmente as possibilidades das Tecnologias da Informação e Comunicação que garantam economia, eficiência de gestão e desenvolvimento das localidades, principalmente, do Centro-Norte Baiano.

   8. O Fórum é gratuito para servidores públicos e as inscrições podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. Conforme explica o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo do evento é promover a troca de experiência entre os gestores, levando informações para implantação de projetos voltados para as cidades inteligentes, que melhoram a comunicação entre as secretarias, a conectividade local e os serviços prestados aos cidadãos.

   9.  “São ações a curto, médio e longo prazo que atendam às demandas das Prefeituras e melhore a comunicação interna. É somente a partir da conectividade e interligação dos prédios públicos que será possível se implantar sistemas e o que chamamos de inteligência nos serviços. 

   10. Acima de tudo, tecnologia precisa ser vista como investimento e não custo, já que ela gera inúmeros resultados positivos, além de reduzir despesas, aumentar a arrecadação e a possibilidade do município oferecer uma série de facilidades às pessoas e empresas”, observa o diretor da RCD, José Marinho. “No evento veremos modelos em andamento nas cidades do Estado, soluções de mercado e políticas públicas voltadas para as cidades digitais”, completa Marinho sobre a programação do evento.

   11. O prefeito ACM Neto coordenou, na tarde desta sexta-feira (23), no Hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho, mais uma reunião geral de acompanhamento do Planejamento Estratégico de Salvador. Participaram do evento todos os secretários e dirigentes de órgãos da Prefeitura. 

   12. Desde o lançamento do "Plano Estratégico 2017-2020 – Salvador, uma nova cidade para um novo tempo", em dezembro do ano passado, ACM Neto tem acompanhado as ações previstas, em monitoramento realizado pela equipe da unidade de entrega da Casa Civil da Prefeitura.

   13. “Nossa primeira administração, serviu de modelo em todo o país pelos projetos inovadores e metas que foram cumpridas. Vamos continuar trabalhando muito para que todas as metas estabelecidas até 2020 também sejam cumpridas à risca. Com isso, vamos melhorar a vida do cidadão e continuar transformando a cidade”, disse o prefeito durante o encontro.

   14. Esta é a primeira reunião geral em 2018, com a presença de todos os gestores para avaliação do cumprimento das metas. “Estes encontros com toda a equipe da Prefeitura são fundamentais, quando são feitos os ajustes necessários e identificadas e corrigidas as dificuldades no cumprimento das metas”, afirmou o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira.

   15. O deputado Pastor Sargento Isidório indicou ao prefeito de Salvador, ACM Neto, que instale um abrigo no ponto de parada de ônibus na Avenida São Rafael em Salvador, em frente do Condomínio Vivenda dos Pássaros. Ele não tem “dúvidas de que o prefeito tem procurado realizar uma administração que prima, principalmente pela interatividade, respeito e interesse comum com as comunidades, princípios fundamentais para o exercício da democracia e, também, da cidadania”.

   16. Por isso, sente-se “à vontade para recorrer a Vossa Excelência” e encaminhar o pedido. Segundo ele, os usuários do transporte público que necessitam esperar ônibus neste ponto, “têm sofrido com sol e chuva, porque ficam em um local totalmente sem proteção, em cima da calçada à espera do transporte coletivo, inclusive por causa da aglomeração das pessoas é impedida a circulação daqueles que precisam transitar”.

   17. Até o próximo dia 30 de março, os servidores estaduais têm direito a um desconto de 22% em pacotes de duas ou mais diárias para hospedagem na Pousada Toyanne, no município de Ituaçu, na Chapada Diamatina. Parceira do Clube de Desconto do Servidor, a pousada fica localizada a cerca de 500 km de Salvador, oferecendo aos visitantes uma série de roteiros na região, incluindo trilhas, cavalgadas e passeios a cachoeiras e cavernas. 

   18. Com a promoção atual, o preço de duas diárias para a hospedagem de um casal em quarto duplo, por exemplo, cai de R$ 240,00 para R$ 187, 20. Após o período de oferta especial, a Pousada prosseguirá com o desconto regular de 12% para funcionários públicos estaduais. Para ter direito ao abatimento, o servidor deve apresentar contracheque ou identidade funcional que comprove o seu vínculo com o Estado.

   19. A infra-estrutura da pousada – situada em um terreno arborizado de 930m² na praça central da cidade - inclui estacionamento privativo, wifi e acomodações em quartos duplos, triplos e quádruplos, sempre com café-da-manhã incluído na diária.

   20. O deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB), por meio de nota encaminhada pela assessoria de imprensa nesta sexta-feira, 23, informou que a partir da próxima semana fará uma coleta eletrônica de assinaturas em prol da ampliação do número de leitos na Maternidade Albert Sabin, localizada no bairro de Cajazeiras, em Salvador.

   21. Autor do Projeto de Indicação nº 21.721/2016, que pede ao Governo do Estado o aumento da oferta de vagas na maternidade, Nóbrega garante que a iniciativa vai garantir atendimento de qualidade para as pacientes da capital e de todo o Estado que vão até a unidade em busca de atendimento.

   22. “Precisamos unir forças para que o Governo do Estado deixe de ser permissivo com a precariedade dos serviços de saúde na Bahia. O aumento de vagas vai impedir que outras Natalis sejam desrespeitadas em seu direito”, disse, ao fazer referência ao caso de uma jovem que entrou em trabalho de parto na frente da unidade na última quarta-feira, 21, após 10h aguardando por atendimento.

   23. Visando fortalecer o PSC na Bahia, a liderança estadual da sigla inicia neste sábado (24) uma maratona na região do sisal, instalando diretórios e estimulando a juventude do partido. Em companhia do secretário geral Jorge Mendes e do secretário executivo Osny Bonfim, o deputado estadual Heber Santana participa em Conceição do Coité da instalação do diretório municipal, que tem como presidente Ailton dos Santos Silva. 

   24. A solenidade contará com a participação de lideranças de outros partidos. O PSC trabalha para renovar o cenário político em Coité e conduzir Heber Santana à Câmara Federal.

   25. No mesmo dia, pela tarde, o grupo se desloca para a cidade vizinha de Retirolândia, para participar do encontro do PSC Jovem, que tem o objetivo de mobilizar e fortalecer o movimento jovem na região. De acordo com Heber Santana, o PSC está mobilizado para organizar ou reestruturar diretórios municipais, inicialmente em mais de 100 cidades, abrindo espaço para a participação de jovens e das mulheres.

   26. Termina na próxima quarta-feira (28) o prazo para os proprietários de veículos com placa de final 1 quitarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. Esses contribuintes podem ainda optar pelo parcelamento do imposto em três vezes, sem desconto, bastando, para isso, pagar a primeira prestação também no dia 28 de fevereiro e acompanhar as outras datas na tabela de pagamento. 

   27. Outra opção para os veículos com placa de final 1 é quitar o valor integral, também sem abatimento, até o dia 30 de abril.

   28. Todas as datas de pagamento do IPVA estão escalonadas em tabela divulgada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) e disponível no site www.sefaz.ba.gov.br. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam.