Política

Ouvidoria da Câmara de Salvador apresenta Plano de Ação para 2018

Para Suíca, o órgão é um dos mais importantes da CMS
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/02/2018 às 18:05
Thamires e Suíca, na apresentação do Plano de Ação
Foto: Reginaldo Ipê

A realização de uma audiência pública sobre os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e a ampliação do projeto Ouvidoria no Bairro (em 2017 foram sete edições) estão entre os planos apresentados pela Ouvidoria da Câmara de Salvador nessa quarta-feira, 22, através de seu titular, vereador Luiz Carlos Suíca (PT) e a coordenadora técnica do setor, Thamires Almeida.

Para o petista o órgão é “um dos setores mais importantes da Câmara, pois acolhe as demandas do povo. Em 2017, saltamos de 251 para 588 registros e isso se deve principalmente à implantação do Ouvidoria no Bairro, programa que nos permite ir até o cidadão e ouvir sua demanda”.

O debate sobre os Caps é resultado das visitas técnicas realizadas nas 18 unidades que funcionam em Salvador. Após a elaboração de um relatório que foi entregue à Secretaria Municipal da Saúde, a Ouvidoria quer agora debater com órgãos da área, especialistas, usuários, familiares e a população em geral, as demandas dos centros.

Whorkshop e treinamento

Thamires anunciou também a realização de um workshop com as ouvidorias estadual e do município: “Recebemos demandas comuns e esse workshop seria a oportunidade de trocar experiências e métodos”. Ela planeja ainda o treinamento dos ouvidores da Casa no sistema Fala, Salvador, da Ouvidoria Geral do Município, compartilhado pela CMS. Desde 2014 o software passou por modificações e não houve mais cursos.

Este ano, uma das metas do setor é ampliar os resultados de 2017, quando 326 dos casos acolhidos foram resolvidos com êxito. O setor realizou ainda quatro audiências públicas, visitas técnicas a bairros, hospitais e abrigos. “Estamos sempre atentos às demandas da população e realizamos audiências de acordo com os temas mais urgentes. No ano passado, um dos debates foi sobre a desafetação dos imóveis públicos”, disse a coordenadora.

 

“O setor apresentou importante crescimento no último ano e isso se deve à disponibilidade da Casa em apoiar ações como o Câmara Itinerante e, principalmente, à equipe que planeja, tem espírito público e faz o trabalho com comprometimento”, concluiu Suíca.