Política

Terceirizados da PMS pedem ajuda a vereadores para evitar demissões

Sindicato teme a demissão de 14 mil trabalhadores para dar lugar a contratados pelo Reda
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 20/02/2018 às 19:16
Trabalhadores fizeram ato na Praça Municipal
Foto: Antonio Queirós

A ameaça de demissão de 14 mil trabalhadores terceirizados em diversos órgãos da administração municipal levou centenas deles, lotados há anos na Secretaria de Educação, a fazer uma manifestação na Praça Municipal, na tarde desta terça-feira, 20. Eles protestaram contra a demissão de mais de 2.600 pessoas, a serem substituídas por contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Uma comissão acompanhou a sessão ordinária da Câmara de Salvador, pedindo a intermediação dos vereadores junto ao prefeito ACM Neto. De acordo com os diretores do Sindicato dos Trabalhadores Terceirizados do Município de Salvador (Sintral), Ramon Depa, Maurício Roxo e Anailton da Conceição, os associados estão em desespero, muitos deles prestes a se aposentar e sem perspectiva de outros empregos. São auxiliares de desenvolvimento infantil e de serviços gerais, a maioria sem condições de se submeter a concurso público.

Hilton Coelho (PSOL), Aladilce Souza (PCdoB) e Marta Rodrigues (PT) se solidarizaram com os trabalhadores e apelaram pela abertura do diálogo para que seja encontrada uma solução para o problema. Na opinião do psolista as demissões “não batem com o discurso do prefeito de gerar emprego e renda na cidade”. A comunista propôs a formação de uma comissão suprapartidária para encaminhar uma solução e a petista sugeriu uma representação ao Ministério Público para estudar o caso e tentar evitar as demissões.