Política

DEP diz que tem provas robustas contra Sec Segurança que o processa

A Assembleia foi notificada dia 5 de fevereiro de pedido para processar Targino Machado
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/02/2018 às 16:39
Deputado Targino leva ao plenário o que chama de provas contra Barbosa
Foto: BJÁ
   O deputado Targino Machado (PPS) em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa neste terça-feira, 20, disse que a Casa Parlamentar foi notificida no último dia 5 de fevereiro de uma representação juridica do secretário Maurício Barbosa, da Segurança Pública, contra sua pessoa, acusando-o de injúria e difamação diante de pronunciamento que fez em 30 de agosto do ano passado acusando Barbosa de improbidade administrativa.

   Targino reafirmou que não retira uma linha do seu discurso de agosto, situa que "tudo o que eu disse sobre o secretário e a SSP é pouco" e apresentou um pacote de notas segundo ele documentos de um processo que corre em segredo de Justiça contra o secretário Barbosa e suas ações da SSP. 

   O parlamentar disse que já fez sua defesa, hoje, no Tribunal de Justiça e é até bom que o TJ se debruce sobre a documentação do TCE para verificar, de fato, as ações que considera criminosas do ponto de vista administrativo do secretário Barbosa na SSP. "A desembargadora relatora terá um farto material em mãos para fazer seu trabalho", frisou.

   Ao BJÁ, o parlamentar não quis dizer o nome do advogado que contratou para defendê-lo, mas, destacou "que é o mesmo que ganhei a ação contra Jaques Wagner". O deputado destacou, ainda, que no seu pronunciamento de agosto último, "o objetivo não foi atingir a pessoa do secretário, mas, seu comportamento no comando da SSP".

   Para o parlamentar, com os documentos que apresentou ao TJ, o tribunal tem farta documentação para fazer uma sindicância na SSP. O deputado também falou sobre as prerrogativas constituicionais que possui, como parlamentar, a imunidade parlamentar, o que lhe permite fazer acusações com responsabilidade.

   Para concluir, o deputado disse acreditar que as provas documentais encartadas através de seu advogado, serão dissecadas pela desembargadora do caso antes de produzir alguma decisão.

   “Não há duvida que a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, quanto a esta representação criminal será tradutora de justiça. Quem sabe esta seja uma oportunidade para se fazer as mudanças na Secretaria de Segurança Pública da Bahia, que tanto querem e clamam os baianos. Concluo, convicto que no deslinde da querela, o Parlamento da Bahia sairá maior. Os meus ilustres pares com a compreensão de liberdade para bem representar o povo. Aproveito o momento para deixar aqui assentado uma minha convicção: luto e lutarei sempre pela imunidade preconizada no artigo 53, caput 53 da Constituição Federal: 'Os deputados e senadores são invioláveis por suas opiniões, palavras e votos'. Mas também luto e lutarei sempre incansavelmente contra a impunidade dos parlamentares e outras autoridades trazida pelo foro privilegiado ou qualquer outro expediente. Viva o Parlamento! Viva a Justiça! Viva a democracia! Salve a Constituição!”