Política

TEMER vai para o tudo ou nada e anuncia Ministério da Segurança

A partir da próxima segunda-feira (19), a Secretaria Municipal da Saúde dará início à campanha de intensificação contra febre amarela com uso de doses fracionadas e padrão.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/02/2018 às 18:37
Presidente Michel Temer vai para o tudo ou nada
Foto: Alan Santos PR
    MIUDINHAS GLOBAIS:
   
   1. O que se articulava nos batidores vei à público durante a reunião no Rio de Janeiro neste sábado (17) com autoridades para tratar da intervenção federal no estado, o presidente Michel Temer anunciou pela primeira vez sua decisão de criar o Ministério da Segurança Pública. DXrm mudar o ordenamento juridico no país não vai adiantar muita coisa.

   2. Segundo o colunista Gerson Camaroti, até então, Temer só tinha tratado do tema em consultas com integrantes da equipe. Mesmo assim, ele não anunciou nenhum nome para a futura pasta. A criação do Ministério da Segurança Pública vinha sendo debatida dentro do governo como uma medida para auxiliar no combate à violência no país.

   3. Após a reunião, em uma fala à imprensa, Temer disse que pretende criar a nova pasta nas próximas semanas. Ele disse que o ministério vai coordenar as ações de segurança pública no país, "sem invadir as competências dos estados". O presidente não deu mais detalhes. Temer retornou a Brasília na tarde deste sábado (17).

   4. De acordo com o que já vinha sendo elaborado no governo, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Departamento Penitenciário Nacional e a Secretaria de Segurança Pública sairiam da alçada do Ministério da Justiça e ficariam sob o comando da nova pasta.

   5. O Ministério da Justiça seguiria desenvolvendo políticas preventivas de combate às drogas e programas de recuperação de ativos no exterior, além de ficar responsável pelos temas relacionados a estrangeiros e refugiados, pelo combate a carteis econômicos e pela defesa do consumidor.

                                                                         *****
   6. Para auxiliar a reestruturação da saúde no município de Ilhéus, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) investirá mais de R$ 15 milhões. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (15) pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, durante um encontro com deputados, vereadores e representantes do conselho de saúde de Ilhéus.

   7. Os recursos serão aplicados na reforma do Hospital Regional Luiz Viana Filho (HRLVF), que terá seu perfil alterado para uma unidade materno-infantil, bem como na contratação de leitos de retaguarda e serviços de urgência pediátrica, além de apoio financeiro para a conclusão de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS). Também serão cedidos mais de 200 servidores para fortalecer a rede municipal de saúde.

    8. “O governador Rui Costa sempre colocou a saúde como prioridade da sua gestão e nesse sentido, tem contribuído com a ampliação e fortalecimento da rede em todo o estado. Além da recente inauguração do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), aplicaremos mais de R$ 15 milhões em ações no município. 

   9. Uma boa notícia é que a unidade de Pronto Atendimento no bairro da Conquista, que fica a cerca de 500 metros do HRLVF, fará atendimento clínico e cirúrgico de urgência e emergência de adultos”, pontua Vilas-Boas

   10. Ainda de acordo com o secretário, após a reforma, o HRLVF será uma maternidade de referência de alto risco que contará com UTI neonatal e pediátrica, além de um moderno centro cirúrgico e obstétrico.

   11. Juntamente com o Governo do Estado, a gestão municipal fará novos investimentos para fortalecer a atenção básica. “Desde a concepção inicial do Hospital Regional Costa do Cacau, equipes da Sesab, junto com gestores do município de Ilhéus, discutiram como seria o novo fluxo e qual seria a contrapartida da prefeitura para que a rede de saúde funcionasse adequadamente no período da transição, incluindo o fechamento temporário do HRLVF e sua mudança de perfil”, destaca o titular da pasta estadual de Saúde.
   
   12. O deputado Rosemberg Pinto participou, neste sábado (17), da inauguração da Avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva, a Via Barradão.

   13. Por iniciativa do parlamentar petista, juntamente com o deputado Marcelino Nilo, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou o nome de Mário Sérgio, uma justa homenagem ao ídolo do Esporte Clube Vitória, que defendeu o rubro negro baiano, formando um trio de ataque histórico no clube, junto com André Catimba e Osni, ganhando, inclusive, a Bola de Prata do Brasileirão de 1973 e 1974. 

   14. Mário Sérgio ficou conhecido como "Vesgo", por olhar em direção a um lado e dar o passe para outro.

   15. Com início do ano letivo das 270 escolas estaduais nesta segunda-feira (19), a Ronda Escolar da Polícia Militar amplia o policiamento no entorno das escolas da capital e Região Metropolitana de Salvador com a Operação Volta às Aulas. 

    16. “O nosso objetivo é oferecer mais segurança a todos os estudantes com o aumento das rondas no perímetro escolar, avaliar as condições de segurança das estruturas físicas, indicando possíveis intervenções, além de contribuir na disseminação de uma cultura de paz e cidadã”, destaca o comandante da Ronda Escolar, major Adriano Chastinet.
   
   17. A partir da próxima segunda-feira (19), a Secretaria Municipal da Saúde dará início à campanha de intensificação contra febre amarela com uso de doses fracionadas e padrão. A ação visa ampliar a cobertura vacinal na capital e em mais outros oito municípios baianos, além de reduzir a população suscetível à patologia num curto espaço de tempo.

   18. A vacina fracionada será administrada em pessoas entre 2 e 59 anos que nunca foram imunizadas contra a doença. Crianças entre 9 meses e menores de 2 anos, pessoas com condições clínicas específicas (como pacientes com HIV/Aids) e viajantes internacionais (o viajante deverá apresentar o comprovante do deslocamento) continuarão a tomar a dose padrão do imunobiológico.  

   19. Estima-se que pouco mais de 1,2 milhão de indivíduos ainda precisam se proteger contra a doença em Salvador. “Por conta de casos positivos confirmados de febre amarela em macacos no ano passado e o grande número de pessoas a se vacinar no munícipio, Salvador foi incorporada na estratégia da imunização fracionada pelo Ministério da Saúde. 

   20. A dose fracionada tem eficácia garantida pelo menos por oito anos, por isso,  após esse período, é necessário uma nova dose de reforço”, explicou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreviníveis de Salvador.

   21. A campanha seguirá até 9 de março em Salvador e em 24 de fevereiro (sábado) um Dia D da estratégia será promovido para ampliar o acesso às doses para população. A vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas 126 unidades básicas da rede municipal. 

   22. O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.