Política

Vereadores têm propostas para nome de praça e nova frente parlamentar

Joceval está propondo a criação de uma Frente Parlamentar do Turismo Religioso
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 16/02/2018 às 20:52
Henrique Carballal e Joceval Rodrigues
Foto: LB

O vereador Henrique Carballal (PV) propôs, através de projeto de lei, a denominação de Praça Bloco Camaleão para um logradouro público localizado na Avenida Adhemar de Barros, no bairro de Ondina. Segundo ele, “estamos homenageando uma das instituições mais representativas e antigas do Carnaval de Salvador”.

O líder do governo na Câmara que a agremiação é responsável pela expansão cultural da Bahia e também pelo crescimento do Axé Music pelo Brasil: “A instituição é a razão do profissionalismo do Carnaval. Ela gera mais de 80 mil empregos diretos junto com incontáveis trabalhos indiretos”.

O Camaleão foi criado em 1978, tendo, portanto, 40 anos de existência. Sai sempre de domingo a terça-feira, começando pelo trecho ‘Dodô’ e terminando na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, lugar onde começou a sua história. Reconhecido pelos foliões e também por muitas instituições baianas, já conquistou 31 premiações do Troféu Dodô e Osmar, organizado pela Rede Bahia de Comunicações, incluindo 11 vezes o prêmio de Melhor Bloco de Trio e 15 premiações no Top of Mind Bahia, na categoria Bloco de Carnaval.

Turismo religioso

Joceval Rodrigues (PPS), por sua vez, está propondo a criação de uma Frente Parlamentar do Turismo Religioso na CMS. Em sua opinião, “o povo brasileiro é muito religioso, em sua maioria. A fé está enraizada na cultura do país desde a formação. Ela é capaz de mobilizar a vida das pessoas até os dias de hoje”.

O colegiado se responsabilizará em debater, acompanhar e defender assuntos relacionados ao desenvolvimento do segmento turístico religioso na capital baiana. Serão estimuladas, junto à sociedade civil, a elaboração de políticas públicas, programas, seminários e outros eventos pertinentes ao tema.

“O Brasil dispõe de diversas opções de destinos religiosos, que atraem não só o público nacional, mas também visitantes do mundo todo, que, a cada ano, de forma gradual, apresenta números cada vez mais expressivos”, diz o socialista.

Salvador é um dos principais destinos religiosos do país, com fortes influências das religiões católica e de matriz africana. Entre os eventos que marcam a cultura religiosa da cidade, Joceval destaca a tradicional Lavagem do Bonfim, considerada a festa popular mais famosa, logo depois do Carnaval.

Outro evento que desperta a curiosidade de muitos turistas é a entrega de oferendas para Iemanjá, na praia do boêmio bairro do Rio Vermelho. A orixá é a rainha do mar, conforme as religiões de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé.