domingo, 18 de fevereiro de 2018
Política

PT prega o mito Lula dom Sebastião e Rui precisa ficar atento (TF)

A insistência do PT em manter a candidatura de Lula a presidente, considerada juridicamente inviável, pode prejudicar as campanhas estaduais
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/01/2018 às 19:14
Dom Sebastião, o rei mito, que levaria Portugal à prosperidade
Foto: ILS
    MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os acontecimentos que resultaram na condenação do ex-presidente Lula da Silva a 12 anos e 1 mês de prisão, em segunda instância, a apreensão do seu passaporte por determinação judicial no âmbito de outro caso jurídico e a provável inviabilidade de sua candidatura a presidência da República, ainda que lançado pela direção do PT, revelam uma nova realidade para as campanhas de 2018. 

   2. Evidente que ainda é cedo para uma avaliação mais aprofundada, porém, o quadro, a priori, é de que o PT precisa cair na real e encontrar um nome para substituir Lula, sob pena de prejudicas as campanhas estaduais.

   3. Dizemos isso porque o governador Rui Costa, PT, bem avaliado por sua gestão, não poderá ficar refém dessa situação pendular indefinida, na expectativa de enfrentar um adversário competitivo, o prefeito de Salvador, ACM Neto, DEM, provável candidato da aliança das oposições na Bahia. 

   4. A deputada Alice Portugal, PCdoB, diz que a condenação de Lula só fará com que as forças de esquerda se unam mais. Mas, na Bahia, elas sempre estiveram unidas, aindas mais se o candidato for ACM Neto à enfrentar Rui.

   5. A questão são as outras forças que sempre desequilibraram a política baiana. O aniversário recente de Paulo Azi mostrou que algumas dessas forças continuam voláteis e foram elas que levam Waldir Pires ao poder, em 1987; e Jaques Wagner, em 2007. E são elas que mantém Rui na onda da boa avaliação, ainda que seu governo tenha feitos em obras e serviços.

   6. Com Lula à presidente seria uma coisa; e sem Lula é outra. O pernambuco é muito popular no NE e isso ajudaria Rui. Agora, ninguém de sã consciência admite a possibilidade real da candidatura de Lula diante de tantos processos que enfrenta, ficha suja que já é e outras ações que estão em curso. Só parte mais radical do PT e partidos muletas que o seguem.

   7. O PT envelheceu, não renovou suas lideranças, ficou refém do sebastianismo de Lula e ele segue como se rei fosse, o dom Sebastião brasileiro, milagreiro, todo mundo do seu lado dizendo amém. Dom Sebastião, o rei mito de Portugal, morreu na África na batalha de Alcácer Quiber, contra os mouros, e ainda assim, permaneceu mito como aquele, só ele, que levaria Portugal ao florescimento. A história mostra que Portugal se ferrou e ainda hoje é um país atrasado.

   8. Lula e seus seguidores pregam esse mito, de que só Lula salvaria o Brasil e o retirariam da condição em que se encontra. Uma grande bobagem. 

   9. A essa altura, cremos, os estrategistas de Rui já estão analisando essas questões e certamente virão algumas mudanças por aí. Se entrarem na onda do sebastianismo serão engolidos.
                                                                *******
  10. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins negou hoje (26) pedido de habeas corpus preventivo em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pedido foi protocolado ontem no STJ por advogado chamado John Lennon Silvestre de Melo, que não atua como representante de Lula.

   11. O  advogado alegou que a execução da pena imposta contra o ex-presidente, conforme decisão tomada nesta semana pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, não pode ocorrer porque ainda cabem recursos nos tribunais superiores, entre eles, o Supremo Tribunal Federal (STF), que deve discutir novamente, neste ano, a questão da prisão para cumprimento de condenação após o julgamento de todos os recursos em segunda instância.

   12.  Em funcionamento desde 1998, o SAC Jequié vai mudar de endereço. Nesta segunda-feira (29), a nova unidade será inaugurada, às 9h. O novo posto passa a atender à população a partir de terça-feira (30) onde funcionava a antiga Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), localizado na Av. Otávio Mangabeira, no bairro de Mandacaru. O novo SAC Jequié, que vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h, terá 14 unidades conveniadas.

  13. A principal novidade é a implementação da Ouvidoria da PM e do Balcão de Justiça, além de uma unidade da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Além disso, o posto terá atendimento agendado para Carteiras de Identidade, Habilitação e de Trabalho, das 13h às 15h. Vale ressaltar que os agendamentos para o dia 30 em diante já podem ser feitos no Portal SAC (www.sac.ba.gov.br) a partir deste sábado (27).

   14. O Subúrbio de Salvador acaba de ganhar um equipamento completamente inovador para promover o desenvolvimento social e educacional de crianças e jovens. O prefeito ACM Neto inaugurou o Subúrbio 360 nesta sexta-feira (26), dia do seu aniversário, entregando à comunidade um dos mais importantes equipamentos que a gestão municipal já construiu na região, na companhia de familiares, secretários e dirigentes municipais, e população local.

   15. Situado numa região onde moram aproximadamente 400 mil pessoas, o Subúrbio 360, fruto de um investimento de R$30 milhões do município, está dividido em cinco módulos multiuso. No total, são 11 salas, sendo quatro para aulas da Escola Laboratório (Escolab), quatro para práticas esportivas e de dança e outras três para Centro Especial de Reabilitação (CER), que começa a funcionar em abril, gerido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). 

   16. Quarenta pescadores da Colônia de Pesca Z1, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, serão capacitados pelo Programa Qualifica Bahia, no curso Manipulação de Carnes e Derivados, que terá início no mês de março.

   17. A ação foi anunciada nesta sexta-feira (26), durante a abertura da palestra sobre Acidentes e Doenças do Trabalho na Atividade de Pesca, realizado no Salão Paroquial da Igreja de Santana, com a participação de 30 pescadores e pescadoras. 

   18. Foram entregues aos participantes da palestra 30 kits de salvatagem (capa de chuva e colete salva-vidas), além de linhas de nylon e anzóis, doados pela Bahia Pesca, e realizado cadastrados no CadCidadão, sistema que registra a situação social e econômica dos profissionais e encaminha-os para programas sociais e de crédito dos governos federal e estadual. 

   19. De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, a Bahia fechou 12.457 postos de trabalho com carteira assinada em dezembro de 2017. O resultado negativo decorre da diferença entre 36.540 admissões e 48.997 desligamentos.

   20. Após eliminação líquida de 16.272 e de 18.968 postos de trabalho no mês de dezembro dos anos imediatamente anteriores, a Bahia ainda exibiu registro negativo, mas com redução da intensidade da perda. Porém, a perda líquida de dezembro de 2017 foi maior que a de novembro, quando 1.146 postos de trabalho foram suprimidos, sem as declarações fora do prazo.

   21. Setorialmente, em dezembro, sete segmentos contabilizaram saldos negativos: Agropecuária (-3.485 postos), Serviços (-3.381 postos), Construção Civil (-3.126 postos), Indústria de Transformação (-2.913 postos), Administração Pública (-29 postos), Serviços Industriais de Utilidade Pública (-25 postos) e Extrativa Mineral (-7 postos). Em contrapartida, apenas um setor exibiu saldo positivo no mês, o setor de Comércio, com geração líquida de 509 postos.

   22. Inserir jovens técnicos no mercado de trabalho é o principal desafio do Programa Primeiro Emprego, que está prestes a completar o primeiro aniversário. Em um ano, 4.370 estudantes oriundos da educação profissional e tecnológica da Bahia tiveram a carteira assinada. Diversos setores contam com os novos profissionais, entre elas a saúde. Atualmente, 462 jovens atuam em unidades como policlínicas e hospitais, atendendo pacientes e também na parte administrativa.  

  23. Prioridade do governo, a saúde tem passado por uma verdadeira revolução, principalmente no interior do estado. Novas unidades, reforma e ampliação de hospitais, assim como a instalação de policlínicas regionais, estão transformando a realidade do setor em todo o território.

  24. “Esses jovens fazem parte do processo de ampliação e dinamização da saúde. Nós temos técnicos em toda a rede direta e estamos iniciando a inclusão deles na parte indireta da gestão. O objetivo é que essa força de trabalho chegue para inovar, dando sugestões e melhorando a assistência direta ao paciente”, relata o coordenador do Primeiro Emprego no âmbito da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Henrique Falck.