Política

GILMAR MENDES é chamado de sem vergonha ao andar nas ruas de Lisboa

Hoje, nenhuma autoridade nacional ou ex-dirigente (presidente, governador, deputado, ministro) pode ir às ruas do Brasil sem serem vaiados
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/01/2018 às 18:15
Duas brasileiras identificam Gilmar em Lisboa e o enxotam
Foto: rep
   MIUDINHAS GLOBAIS:
   
   1. Há um distanciamento enorme entre os políticos brasileiros e a poulação. Quase todos eles, de diferentes partidos e ideologias. Ninguém escapa nesse mar de lama em que se meteu o país com tantos casos de corrupção. Nenhum ex-presidente, nem ex-governador, nem os atuais, podem andar pelas ruas sem serem enxotados. Ate Lula, que um dia foi endeusado pelo povo, pode mais sair de casa para ir a um cinema ou uma churrascaria. E essa onda de distanciamento chegou ao Judiciário com apupos recebidos pelo ministro Gilmar Mendes, em Portugal.

   2.    Segundo Augusto Nunes, Veja, longe de caminhadas por ruas e avenidas brasileiras há bastante tempo, Gilmar Mendes soube no fim de outubro de 2017 que não podia mais refugiar-se nem em camarotes e outros locais vips. Ao aparecer no estádio do Pacaembu, na capital paulista, para assistir a um jogo entre e o São Paulo e o Santos pelo Campeonato Brasileiro, ouviu os torcedores gritarem em coro palavras ofensivas.

   3. Agora, como registra o vídeo que começou a circular em grupos de WhatsApp desde a noite deste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal descobriu que suas proezas cruzaram o Atlântico. Numa viagem a Lisboa, Gilmar Mendes é abordado por duas mulheres que perguntam: “O senhor não tem vergonha na cara?”

   4. O sorriso amarelo no rosto do magistrado confirma: quanto mais Gilmar Mendes coloca gente na rua sem explicação, mais arriscado será andar nas ruas em paz.
                                                                             *****
   5. O deputado federal Paulo Teixeira (SP) fará palestra nesta terça-feira (16), às 15h, dentro da programação da Universidade de Verão - Univerão, no auditório do Centro Panamericano de Judô, Praia de Ipitanga. O parlamentar paulista vai falar sobre “Democracia em momento de crise”, com o olhar de quem viveu os episódios mais decisivos da história recente do país no seu palco principal - o Congresso Nacional. 

   6. A Univerão, uma iniciativa da Prefeitura de Lauro de Freitas pioneira no país, será aberta nessa segunda-feira (15) e vai até o dia 21 com uma programação de mais de 150 minicursos, rodas de conversas, oficinas e shows para os mais diversos públicos.

   7. A Univerão é um excelente projeto da Prefeitura de Lauro de Freitas, mas, não pode enredar pela politica partidária senão perde o sentido de sua abrangência. 

    8. PARADOXO: Que País é esse? 
       REDE GLOBO : Janeiro de 1988; Programa: GLOBO DE OURO; Seleção dos melhores Artistas Musicais do ano de 1997 :

1° lugar : 
ROBERTO CARLOS ; 2° lugar : DJAVAN; 3° lugar : MARISA MONTE; 4° lugar : CAETANO VELOSO; 5° lugar : 
LEGIÃO URBANA; 6° lugar : GAL COSTA; 7° lugar : GILBERTO GIL ; 8° lugar : MARINA LIMA; 9° lugar : 
RENATO TEIXEIRA & ALMIR SATER; 10° lugar :
ZÉ RAMALHO 

   9. REDE GLOBO : Janeiro de 2018 ; Programa :CALDEIRÃO DE OURO ; Seleção dos melhores Artistas Musicais do ano de 2017 :

   10. 1° lugar :PABLO VITAR; 2° lugar : LUAN SANTANA ; 3° lugar : ANITTA; 4° lugar : MARÍLIAENDONÇA 
5° lugar : LUDMILLA ; 6° lugar : NEGO DO BOREL ; 7° lugar : SIMONE & SIMARIA ; 8° lugar : MAIARA & MARAISA; 9° lugar : MC KEVINHO ; 10° lugar : THIAGUINHO 

   11. O deputado federal Bacelar (Podemos) se solidarizou com a família e amigos de mestre King, que morreu no sábado (13), aos 74 anos. “Raimundo Bispo dos Santos, referenciou gerações de bailarinos e foi o primeiro homem a entrar na Faculdade de Dança da Bahia. 

   12. A importância dele para a cultura do estado passa pela quebra de estereótipos, em diversos aspectos. Foi o mestre King que trouxe para o espaço cênico a simbologia do candomblé. Imagine aí, um negro dançando no palco, na década de 1970? Surpreendeu e encantou a todos. Com sua arte, ganhou respeito internacional e formou bailarinos, hoje reconhecidos”, disse o parlamentar.

   13. “A arte baiana perde muito com a passagem de Mestre King e todo seu cuidado em contar, através da dança, a influência africana em nosso cotidiano. Salve o Mestre!”, concluiu. 

   14. Atenção estudante da rede estadual de ensino. A matrícula para o ano letivo de 2018 será iniciada nesta terça-feira (16/1) e seguirá até o dia 23 de janeiro. A matrícula poderá ser feita em qualquer colégio estadual ou via internet para os estudantes da rede estadual que vão mudar de escola e para os oriundos das redes municipais de Salvador e de mais 29 municípios baianos. 

   15. Neste caso, deve-se utilizar o código de matrícula recebido na sua escola de origem e acessar o endereço www.educacao.ba.gov.br/matricula. As aulas terão início no dia 19 de fevereiro.

   16. O primeiro dia de matrícula (16/1) é direcionado à transferência de estudantes da rede estadual nas seguintes situações: a escola de origem não oferece a série subsequente; não renovou a matrícula no período determinado ou mudança de domicílio. Nos dias 17 e 18/1, a matrícula é destinada aos concluintes do 5º ano e do 9º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados nas redes públicas municipais, no ano letivo de 2017, cujas escolas não oferecem a série subsequente.

    17. Na sexta-feira (19), a matrícula será para os estudantes novos do Ensino Fundamental e suas modalidades (cursos de qualificação tecnológica; Jovens e Adultos - EJA; Inclusiva e Indígena). Já nos dias 22 e 23/1, será a vez dos novos alunos do Ensino Médio e suas modalidades (Profissional e Tecnológica; Jovens e Adultos - EJA; Inclusiva e Indígena). 

   18. Os dias 25, 26 e 29/1 serão reservados para a confirmação da matrícula do público alvo da Educação Inclusiva que realizou a pré-matrícula em novembro de 2017. Nestes dias, os alunos deverão apresentar os documentos na unidade escolar para a qual foi pré-matriculado.

   19. Além de Salvador, outros municípios estarão aptos à matrícula via internet. São estes: Barra, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Camaçari, Catu, Dias D´Ávila, Encruzilhada, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Gongogí, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itamaraju, Jequié, Lamarão, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Madre de Deus, Porto Seguro, Rio Real,  Santa Maria da Vitória, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

   20. Documentos necessários - Na matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos: original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo Histórico Escolar em até 30 dias); original e cópia da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil ou; original e cópia do CPF, original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, dentre outros) e o código do SETPS (constante no Salvador Card) para as escolas do município de Salvador.

   21. O vereador e líder do PT na Câmara de Salvador, Luiz Carlos Suíca, saiu em defesa dos trabalhadores terceirizados que estão com salários atrasados neste mês de janeiro. Conforme o edil petista, a empresa Braspe, que presta serviço para escolas municipais e a alguns órgãos da prefeitura de Salvador, tem negado reajustes aos seus funcionários o que vai de encontro com o que foi acordado entre sindicato e órgãos do Executivo municipal.

    22. “O dono dessa empresa tem um costume de há anos sobreviver da miséria, da escravidão dos trabalhadores. Tem alguns dias que a Braspe está com o pagamento dos salários atrasados, e eu quero chamar a atenção da prefeitura para isso, pois no início da gestão, conversou com o sindicato e uma das prioridades era não permitir que houvesse o atraso nos salários dos trabalhadores”, salienta Suíca.

    23. De acordo com o vereador, a atual gestão da prefeitura, via Secretaria de Administração, deveria tomar uma atitude, antes que isso se torne rotina. “Fica mantendo uma empresa que para além de explorar os trabalhadores, atrasa e nega reajuste aos trabalhadores, tentando fazer acordo com sindicatos que não tem nenhuma representatividade”, completa.

   24. Garantir a prestação dos serviços da unidade SAC aos cidadãos de Camaçari. Esse é o objetivo principal da manutenção do SAC Móvel no estacionamento do Boulevard Shopping Camaçari. A carreta fica no centro de compras até o dia 26 de janeiro com o intuito de atender à população local em virtude do período de transição da unidade SAC para o shopping. O posto de atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

   25. Os cidadãos podem tirar primeira e demais vias da Carteira de Identidade (com entrega na atual sede do SAC Camaçari, em prazo a ser informado na carreta), primeira via do CPF e Antecedentes Criminais. Para mais informações sobre as rotas do SAC Móvel e horários de atendimento, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o endereço www.sac.ba.gov.br.

   26. A Medicicor promove no próximo dia 18, um evento técnico-cientifico para o lançamento de inovações em imagens para tratamento endovascular. O palestrante convidado é o cirurgião vascular Leonardo Lucas (RJ) que abordará o tema “Melhorando o prognóstico: IVUS/ USG intravascular”. 
 
   27. Também serão palestrantes do encontro, os cirurgiões vasculares Leonardo Cortizo, apresentando o tema “Procedimentos Endovasculares sem contrastes”, Mauricio Aquino discorrendo sobre “Experiência do Hospital Santa Izabel com cateter IVUS Volcano”, e Ronald Fidelis como moderador. Interessados devem entrar em contato através do telefone 3351-2000.

   28. No auditório do Hospital Calixto Midlej Filho aconteceu a posse do provedor reeleito da Santa Casa de Itabuna, Dr. Eric Júnior, e membros da Mesa Administrativa.

   29. À frente da instituição desde 2016, o provedor reeleito para o biênio 2018/2019, foi empossado pelo empresário  Edmar Margotto, representando a irmandade, que na sequência oficializou a recondução dos demais integrantes da mesa administrativa.

   30. “A Santa Casa de Itabuna é uma instituição perene, respeitada e o trabalho desenvolvido pela equipe é para mostrá-la como ela realmente é, dentro da sua existência e importância em toda a região em serviços de saúde”, discursou o provedor na presença de autoridades, médicos, diretores das três unidades hospitalares, coordenadores, conselheiros, irmãs auxiliadoras e religiosas, além da sociedade itabunense, defendendo o avanço e a modernização das ações filantrópicas da casa,  relatando o apoio e a dimensão do trabalho realizado por cerca de 2 mil colaboradores.