Política

GENERAL que defende intervenção militar no Brasil é afastado do cargo

Segundo parlamentares da oposição na Assembleia Legislativa já passa de meio milhão de reais gastos do governo da Bahia com shows em inaugurações de policlínicas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 09/12/2017 às 19:13
Mourão diz que Temer vai aos "trancos e barrancos"
Foto:
      MIUDINHAS GLOBAIS:
     
    1. O general Antonio Hamilton Martins Mourão foi afastado da chefia da Secretaria de Economia e Finanças do Exército após renovadas críticas ao governo Michel Temer. Em palestra dada na quinta-feira no Clube do Exército, em Brasília, Mourão afirmou que Temer vai conduzindo seu mandato aos trancos e barrancos, se equilibrando graças a um balcão de negócios. Por ser presidente da República, Temer é superior hierárquico de Mourão. O general já havia pedido intervenção militar anteriormente.

   2. Mourãofala em possibilidade de Exército 'impor solução' para crise. O general demonstrou simpatia pela candidatura a presidente do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Ele é o mesmo general que, em setembro, já tinha citado a possibilidade de o Exército o "impor" uma solução para crise política brasileira.

    3. — Esses cenários foram colocados há pouco aí pela imprensa. Não há duvida que atualmente nós estamos vivendo a famosa 'Sarneyzação'. Nosso atual presidente, ele vai aos trancos e barrancos, buscando se equilibrar, e, mediante um balcão de negócios, chegar ao final do seu mandato - disse Mourão durante o evento.

   4. Na palestra, intitulada "Uma visão daquilo que nos cerca", o gerneral destacou que falaria a opinião dele. Disse que irá para a reserva em 31 de março de 2018. Coincidência ou não, a data é a mesma do golpe militar de 1964. Também não descartou a possibilidade de disputar algum cargo eletivo futuramente. 

   5. Além de apoiar Bolsonaro, disse acreditar que a Justiça vai barrar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2018. Em setembro, o general apontou a possibilidade uma intervenção militar, não sendo repreendido pelos seus superiores na época.


                                                      *******
    6. “Reclamam da falta de recursos para manter a Previdência, mas isentam empresas estrangeiras de um significativo recolhimento de impostos na exploração do petróleo”. A afirmação é do deputado federal Félix Mendonça Jr.(PDT-BA) após aprovação na Câmara dos Deputados da Medida Provisória 765/2017, que concede benefícios fiscais a empresas petrolíferas estrangeiras na exploração das camadas pré-sal e pós-sal.

   7. Já apelidada de “PEC do Trilhão”, por impor possíveis perdas da ordem de R$ 1 trilhão à União nos próximos 25 anos, devido a isenção de impostos, a MP livra as empresas de taxas de importação de produtos, projetos e serviços.

   8. Segundo ele, com a medida, o país vai abrir mão da indústria nacional depois de ter provado ao mundo que pode perfeitamente trabalhar em águas profundas. “Além da perda de receita em um momento de crise econômica, com um deficit orçamentário superior a R$ 150 bilhões, existe um grande risco para indústria básica de máquinas do Brasil, que pode vir a ser completamente desmontada”, afirmou.

   9. “Meus planos era servir o exército, mas, no ano passado, surgiu a oportunidade de me matricular no curso de supervisão agrícola. Confesso que inicialmente eu entrei pensando em ficar até o meio do ano e depois desistir, para poder ingressar na carreira militar, mas em tão pouco tempo eu me identifiquei tanto com essa área que descobri que é isso que eu quero para mim. Hoje, eu finalizo o curso sem ter faltado um só dia de aula”, disse Júlio Alves, ao pegar o certificado de conclusão, uma espécie de “passaporte” para o mercado de trabalho.

   10. Ele é um dos 45 estudantes que concluiu, nesta quinta-feira (7), o curso de Supervisor Agrícola, que integra o Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural. A formação é ofertada pelo Instituto Aiba, em parceria com a Codevasf, Senar/Faeb, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério Público do Trabalho.

   11. Assim como o Júlio, Bruno Ribeiro também se sente apto a colocar em prática tudo que aprendeu ao longo dos 10 meses de aulas teóricas e práticas, em ambiente controlado denominado Fazenda Modelo. No cronograma curricular, um pouco de tudo: Saúde do Trabalhador Rural, Importância das Culturas do Milho e da Soja, Preparo do Solo, Manejo da Cultura, Manejo Fitossanitário e Irrigação.

   12. Um conjunto de serviços, orientações e campanhas educativas será intensificado na capital e no interior do estado por meio da unidade móvel do Centro de Referência e Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, inaugurada pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (7), em Salvador. A entrega oficial foi realizada pela titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, em solenidade no Hotel Sol Bahia, no bairro de Patamares.

   13. A previsão é iniciar, em janeiro, o itinerário de visitas a bairros populares da capital e comunidades tradicionais dos territórios de identidade, a partir de cronograma acordado com prefeituras municipais e sociedade civil. “Essa unidade fortalece as políticas de proteção aos direitos do povo negro e o enfrentamento às desigualdades raciais. Ela vai somar no trabalho de acolhimento às pessoas que são vítimas de racismo e dos crimes de intolerância. Colocamos um importante equipamento à disposição da população negra da Bahia”, destacou Fabya Reis.

   14. A unidade vai disponibilizar orientações à população e registro dos casos de racismo e intolerância religiosa, inclusive com atuação em festas populares e grandes eventos, além de palestras. Para garantir a transversalidade das políticas públicas, a Sepromi articula uma série de serviços simultâneos no campo dos direitos humanos, juventude, desenvolvimento rural, políticas para as mulheres, entre outros.

   15. “Trata-se de uma grande iniciativa que, com certeza, fortalecerá nossas comunidades. É importante saber que nossa população será atendida por esta unidade móvel”, afirmou Bernadete Pacífico, liderança da comunidade quilombola Pitanga dos Palmares, localizada em Simões Filho, que durante o ato representou a Comissão Estadual de Sustentabilidade de Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT).

   16.  Os presidentes das câmaras baianas estarão reunidos em Salvador para conhecer e trocar experiências bem-sucedidas na gestão do Poder Legislativo dos municípios. Com palestrantes renomados e debates sobre temas relevantes, o Encontro Interlegis será realizado no auditório do Centro de Cultura da Câmara, no dia 15, a partir das 9h. O objetivo é aperfeiçoar a atuação de vereadores de todo o estado. 

  17. A iniciativa do Senado Federal, por meio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), conta com o apoio da Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis, da Câmara de Salvador.

   18. O ciclo de palestras será aberto pelo presidente Leo Prates (DEM), que abordará o tema “Reflexões e avanços na Câmara Municipal de Salvador”, às 9h30. Para ele, o encontro é um importante momento de aprendizado e capacitação, com estímulo às boas práticas legislativas. “A troca de conhecimentos e ações exitosas nos qualifica ainda mais, além de ajudar a fortalecer a atuação do Poder Legislativo nos municípios, em benefício da população baiana”, afirmou Leo Prates.

  19. A diretora da Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis, vereadora Marta Rodrigues (PT), ressaltou o compromisso desse órgão da Câmara de Salvador com a melhora dos trabalhos dos vereadores, servidores e assessores, além da promoção da cidadania, por meio da educação. 

   20. “Iremos realizar esse encontro, com o Interlegis e nossos vereadores e assessores, para que entendamos ainda mais o processo do orçamento impositivo, a relevância do controle orçamentário na visão do poder legislativo, dentre outros temas de extrema importância”, frisou.

  21. A prefeita Ioná Queiroz assinou a Ordem que autoriza o início das obras do primeiro ginásio de esportes do município de Camamu. A previsão de início das obras é para os próximos 15 dias.

   22. O evento aconteceu no gabinete da prefeita as 16h, na oportunidade participaram do ato de assinatura da ordem de serviço os vereadores Edmael Chinelis e Nal da Canal, o secretário de obras Joubert Laythner, a engenheira Magnólia e o secretário de governo Marcelo Hlavnicka, além do representante da empresa executora.