Política

CMS lança edital para concurso que selecionará novos funcionários

Leo Prates também entregou título de cidadão de Salvador ao engenheiro carioca Marco Antonio Amigo
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 20/11/2017 às 22:54
Presidente do Crea (E) recebe o título de cidadão
Foto: Valdemiro Lopes

Será publicado no Diário Oficial do Legislativo no próximo dia 28 o edital do concurso público para seleção de servidores da Câmara de Salvador, com provas previstas para janeiro de 2018. O anúncio foi feito prelo presidente da CMS, Leo Prates (DEM), durante a solenidade em homenagem ao Dia da Consciência Negra nesta segunda-feira, 20.

“É com muita felicidade que faço esse anúncio, destacando o ineditismo da reserva de 30% das vagas para negros, projeto do vereador Sílvio Humberto (PSB). Ressalto, também, a comissão verificadora da veracidade da autodeclaração para a cota racial, proposta por Luiz Carlos Suíca (PT). Esta Casa cumpre o seu papel em relação às ações afirmativas e de reparação”, declarou o democrata.

A empresa escolhida para realizar o concurso foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e todas as etapas de seleção deverão estar concluídas até abril do próximo ano. A expectativa inicial é de convocar os aprovados entre em fevereiro e março.

Cidadão de Salvador

Prates foi também autor da proposta para que o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea) por quatro mandatos, o carioca Marco Antonio Amigo, também se tornasse cidadão de Salvador na noite desta segunda-feira, 20. Ao justificar a honraria o edil, que é engenheiro, frisou que o homenageado marcou suas gestões à frente do sistema Confeas/Crea com grandes realizações e avanços para a classe.

“Marco Antonio Amigo fez e faz por merecer o reconhecimento oficial de filho desta terra, pelos inestimáveis serviços prestados à nossa cidade. Ele carrega o nome de um imperador romano e tem como sobrenome uma característica atestada por quem lhe conhece: Amigo. Assim como seu xará da Antiguidade, esse novo cidadão de Salvador tem se notabilizado na vida pela sua natureza guerreira e capacidade de liderança, que nunca estão dissociadas do profundo sentimento de amizade que nutre por aqueles com os quais convive. Nome e sobrenome forjam a personalidade desse engenheiro mecânico, que traz no DNA o sentimento da fraternidade e solidariedade inscrita em seu sobrenome, que é a identificação de sua família”, afirmou.

Prates identificou o presidente do Crea como uma das pessoas mais leais e corretas que conheceu na vida pública e relembrou várias lutas travadas em parceria, em benefício da engenharia e da capital baiana. Como exemplos citou o esforço pela valorização dos profissionais atuantes na Prefeitura de Salvador e o processo de construção do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).

Marco Antonio Amigo agradeceu à Câmara pelo reconhecimento do seu trabalho, nos quase 37 anos de convívio na capital baiana: “Trabalhei a maior parte da minha vida nesta terra e construí raízes aqui. Tenho um profundo apreço por esta cidade que me acolheu e me ajudou a crescer como pessoa e profissional”.

Ele reconheceu que não está sendo tarefa fácil conduzir o Crea “num momento de crise política e econômica da magnitude da que estamos vivendo”. Mas se disse convencido de que a instituição “continuará contribuindo para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil, não só pelo esforço diário de empresas e profissionais registrados, mas também pelo compromisso do Crea com o desenvolvimento sustentável”.

Entre os problemas enfrentados pelo segmento Marco Antonio Amigo fez questão de destacar a crise da engenharia: “Trago uma visão crítica quanto ao tema. Sem empresas brasileiras capacitadas e saneadas, não haverá futuro algum. A sobrevivência de um país está direta e proporcionalmente ligada à sua capacidade de gerar conhecimento e levá-lo à sociedade através de suas empresas. A destruição das empresas brasileiras não nos leva na direção do desenvolvimento, mas no sentido contrário”.