Política

ZIMBABUÉ: Povo se une ao Exército para derrubar ditador mais longevo

Presidente Mugabe faz encontro para encontrar solução negociada
The Sunday Mail , Harare | 19/11/2017 às 12:28
Populares tiram selfies junto a tanques
Foto: The Sunday Mail
             President Mugabe will meet the military top brass in Harare today as part of ongoing efforts led by the Zimbabwe Defence Forces to stabilise the country’s political and socio-economic situation.

A mediation team, chaired by respected Roman Catholic priest Father Fidelis Mukonori, has been established to assist the efforts.

              Os outros membros da equipe de mediação são o Diretor-Geral interino da Organização Central de Inteligência, Cde Aaron Nhepera; e o secretário de imprensa presidencial Cde George Charamba, que também é secretário de Serviços de Mídia, Informação e Radiodifusão.

Na noite passada, o Pe Mukonori disse: "Sua Excelência o Presidente vai se reunir com o Elemento de Comando amanhã (hoje). Esta é a segunda reunião, a primeira reunião realizada na última quinta-feira ".

Na quarta-feira passada, o ZDF - sob o comando do general Constantino Chiwenga - interveio para acabar com a desestabilização nacional orquestrada por uma coterie próxima ao presidente.

Entende-se que vários altos funcionários do governo, a quem os militares tocaram como criminosos, foram detidos, enquanto vários outros estão fugindo. O ZDF disse que os criminosos estavam causando sofrimento social e econômico no Zimbábue.

Os militares disseram que, de tempos em tempos, comunicarão desenvolvimentos em relação à sua intervenção popular.
             FIM DO DITADOR
             
             Inúmeras multidões entraram nas ruas de Harare ontem em apoio das Forças de Defesa do Zimbábue e exigem um novo e arrojado caminho econômico e político para a nação.

Harare era um mar de cantar e dançar pessoas de todas as persuasões políticas, que todos tinham um chamado: renovação nacional.
              Associação de Veteranos da Guerra de Libertação Nacional do Zimbabwe, fala muito do apoio popular à decisão da ZDF na semana passada para intervir nos assuntos nacionais.

Na quarta-feira passada, o ZDF - sob o comando do general Dr. Constantino Guvheya Dominic Nyikadzino Chiwenga - desencadeou uma intervenção de estabilização política e socioeconômica.

Essa intervenção já viu vários altos funcionários do governo levados sob custódia por causar sofrimento social e econômico no Zimbábue.

Ontem, vários grupos se fundiram nas ruas para cumprimentar este movimento, enquanto muitos mais marcharam para a State House ou se reuniram em Highfield, onde exigiram que o presidente Mugabe descesse.

As pessoas possuíam cartazes com todas as lendas: uma corrupção incômoda, outros criticando a Dra. Lady Grace Mugabe e suas facções de facção G40, e alguns dizem que o presidente Mugabe deve sair do cargo.

O pessoal militar desdobrado nas ruas desde a intervenção da semana passada foi louvado pelo seu compromisso com o país, enquanto as pessoas cantavam canções em louvor ao Gen Chiwenga e ao colega.