Política

ZIMBÁBUE: Povo vai às ruas pedir a queda definitiva do ditador Mugabe

Mugabe é o ditador mais longevo no poder e tem 93 anos de idade
The Sunday Mail , Harare | 18/11/2017 às 15:16
Revolta em Harare
Foto: TST
s Forças de Defesa do Zimbábue (ZDF) e a Polícia da República do Zimbábue dissolveram ontem uma manifestação de cidadãos em toda a divisão política liderada pela Associação de Veteranos da Guerra de Libertação Nacional do Zimbábue contra a permanência contínua do presidente Mugabe, na medida em que exortaram o público a ser pacífico e ordenado. A manifestação está ocorrendo no histórico Zimbabwe Grounds em Highfield, Harare.

 O exército de ZIMBABWE está ameaçando permitir que os manifestantes atemorizem a mansão de Robert Mugabe a menos que ele se afaste.

Um ex-ministro no partido Zanu-PF do presidente afirma que o exército está aumentando a pressão sobre o tirano de 93 anos para se demitir pacificamente.
      
Christopher Mutsvangwa, que também é presidente da associação nacional de veteranos de guerra, uma vez que um grupo de apoio chave para Mugabe, disse que poderia ser morto.

Ele disse ao Mail Online: "O exército deu uma mensagem ao ditador no início de hoje. Ou ele desce ou deixa as pessoas entrarem em sua mansão para levá-lo.

"O exército ameaça desencadear o povo e deixar Lerein para Mugabe. Os generais disseram que não vão atirar nas pessoas para ele. Em vez disso, eles vão abandonar suas postagens e deixá-lo para o destino dele".

Ele fez as reivindicações no mesmo dia em que o sobrinho de Mugabe, Patrick Zhuwao, disse que o tirano estava "pronto para morrer pelo que estava correto" e não tinha intenção de entregar o poder.
      
A capital Harare viu milhares de manifestantes chegarem às ruas exigindo o fim do poder de Mugabe sobre o poder, que ele teve desde a década de 1980.

O governante sangrento está atualmente sob prisão domiciliar após uma intervenção militar na quarta-feira antes das eleições presidenciais em seis meses.

Antes da ação militar, Mugabe parecia estar tentando criar uma dinastia política ao manobrar sua esposa Grace, 52, em uma posição de poder.

A intervenção dos militares foi rotulada como um golpe por alguns comentadores, mas eles mantêm eles operando dentro da constituição do país.