Política

EXEMPLO ALERJ vale para todo Brasil: Deputado não vota contra deputado

Centro Cultural Camilo de Jesus Lima, de Vitória da Conquista, passa por reforma e volta a cena em 2018
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/11/2017 às 19:10
Deputados do Rio salvam colegas da cadeia
Foto: DIV
         MIUDINHAS GLOBAIS:
   1. A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) revogou, nesta sexta-feira, a decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) que decretou as prisões dos deputados estaduais Jorge Picciani (PMDB), presidente da Alerj, Paulo Melo e Paulo Albertassi, ambos também do PMDB. Também foi derrubado o afastamento dos três de seus mandatos parlamentares. 

    2. O plenário da Casa teve 39 votos favoráveis ao relatório do deputado estadual Milton Rangel (DEM), que defende a soltura dos peemedebistas, e 19 contrários, com uma abstenção. Dois deputados que marcaram presença não votaram. A votação eletrônica foi aberta por volta das 16h30.

     3. Picciani, Melo e Albertassi se entregaram ontem à Polícia Federal, após o TRF2 determinar que eles fossem detidos. Os três são alvos da Operação Cadeia Velha, desdobramento da Lava Jato no Rio. O Ministério Público Federal suspeita que eles praticaram crimes de corrupção, associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas no suposto recebimento de propinas de empresas de ônibus do Rio de Janeiro e de empreiteiras, como a Andrade Gutierrez e a Odebrecht.
        
    4. O que aconteceu na Alerj, hoje, é um exemplo para todo país. Péssimo exemplo. Já vimos isso no Senado livrando a pele de Aécio Neves e esse é o modelo que vigorará em todo país. Deputado não vota contra deputado. O corporativismo é imenso. Todo mundo tem 'rabo de palha' e, aqui na Bahia, já tivemos casos que sequer foram analisados pela Comissão de Ética.

    5. A verdade é que o Parlamento Brasileiro - Câmaras de Vereadores, Assembleias, Câmara Federal e Senado - são integrados por pessoas que se lixam - em sua maioria - para os clamores da sociedade. Eles têm um tipo de vida especial, particular. Mesmo alguns presos recebem beneficios. É impressionante. Hoje, no Rio, aconteceu o esperado pelo mundo da politica. Se fosse o contrário - manter as prisões - seria até um milagre. E, em politica, não há milagres. Tudo é planejado.
                                                          ******
    6. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em sessão realizada nessa quinta-feira, dia 16, aprovou parecer contrário à aprovação das contas do município de Ilhéus, referente ao ano de 2016, sob responsabilidade do ex-prefeito Jabes Ribeiro.

    7. Da decisão cabe recurso, oportunidade em que a área técnica, representada pela empresa PI Contabilidade, analisará o voto e apresentará os dados e argumentos que permitirão novo julgamento da egrégia Corte de Contas.
   
   8. No argumento de Jabes, vale ressaltar, no entanto, que, mesmo considerando o voto do TCM, ficam claro os avanços conquistados pela gestão, tanto na redução da dívida pública municipal, em R$ 48.435.212,08, e do Limite de Pessoal, que caiu 14,43% nos últimos quatro anos, como demonstrado no quadro ao fim desta nota.
       
   9. A expansão da rede de prestadores de serviços credenciados ao Planserv no interior do Estado, definida como uma das prioridades do Governo, está acontecendo. Com o intuito de aprimorar o atendimento para seus mais de 506 mil beneficiários espalhados nos 417 municípios baianos, unidades de saúde de diferentes localidades assinarão Termo de Adesão ao plano a partir do resultado mais recente de julgamento de empresas habilitadas. 

   10. O  plano notificou 74 empresas por descumprimento de regras contratuais. O próximo passo será a rescisão do contrato por descumprimento legal.

   11. De acordo com a Coordenadora Geral do Planserv, Cristina Cardoso, ajustes na rede credenciada fazem parte do processo de fortalecimento e modernização do Planserv. Neste contexto, alguns prestadores são credenciados e, outros, que não seguem as regras estabelecidas, são descredenciados. “O importante é oferecer ao beneficiário o acesso aos serviços que ele precisa, com zelo e responsabilidade. Este é o nosso alvo”, frisou.

   12. Na lista das empresas habilitadas mais recentemente, constam unidades de saúde dos municípios de Dias D´ávila, Alagoinhas, Cachoeira, Feira de Santana, Ilhéus, Ipirá, Jacobina, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha e Vitória da Conquista. Em Salvador, foram contemplados prestadores localizados em áreas onde a concentração de serviços de saúde é menor, tais como Cajazeiras e Subúrbio Ferroviário
      
   13.  A comunidade escolar da região de Teixeira de Freitas, no extremo-sul da Bahia, agora conta com o projeto Escolas Culturais, lançado pelo governador Rui Costa no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep), nesta sexta-feira (17). 

   14. A iniciativa já está em andamento em Itabuna, Juazeiro, Gandu, Bom Jesus da Lapa, Itaberaba, Feira de Sananta e agora está sediada também em Teixeira de Freitas. Nesta primeira etapa de implantação, 85 escolas que já têm vocação para as atividades culturais estão se tornando pólos de cultura e vão atender não apenas a comunidade escolar, mas estarão abertas para a população.
 
   15. A música “O que é o que é”, de Gonzaguinha, na voz da pequena Maísa, de 6 anos, acompanhada pelos jovens músicos da Orquestra Neojibá, encantou a plateia. Com o governador Rui Costa não foi diferente.

   16.  “Quero começar saudando essa flor, que é a Maísa, de 6 anos, e segurar para não chorar mais aqui. Maísa demonstrou a capacidade dessa meninada, tão jovem, de expor sua arte, expor sua alma. A Bahia é singular, não tem outro estado brasileiro onde a cultura pulse tão forte. É por isso que precisamos abrir estes espaços. Este é o início de um grande trabalho, de um grande projeto”.
     
   17. Os estudantes do interior já estão chegando em Salvador para participar, de terça a quinta-feira da semana que vem (21, 22 e 23) do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que será realizado, das 8h às 18h, com entrada gratuita, na Arena Fonte Nova. O Encontro, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, reunirá mais de 4 mil estudantes criadores que irão apresentar projetos de arte, ciência, cultura, esporte, tecnologia, empreendedorismo e inovação desenvolvidos nas escolas durante o ano de 2016.
 
   18. Nestes dias do Encontro, os estudantes participam de oficinas e ensaios preparatórios. Este é o caso dos alunos, que após participarem das estas escolares e das seletivas territoriais, já estão na capital para a culminância do 9º Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) e do 8º Sarau do Tempos de Artes Literária (TAL). Os 16 finalistas do FACE e os 38 do TAL estão hospedados no Hotel Vila Velha, no Corredor da Vitória, onde foram recepcionados e participaram de uma roda de conversa na noite desta quinta-feira (16).
 
   19. Durante toda esta sexta-feira (17), os estudantes finalistas começaram os cursos e oficinas de preparação da voz e tiveram aulas de canto, de expressão corporal, leitura dinâmica e de direção artística. Os finalistas do TAL irão se apresentar na terça-feira (21), das 16h às 19h, no nível 6. Já o FACE será na quinta-feira (23), no palco do nível 3, da Arena Fonte Nova, a partir das 17h.
      
   20. Morto em 2017, o professor Jorge Conceição, arte-educador, escritor e militante histórico do Movimento Negro  foi homenageado nesta sexta-feira (17), pela Fundação Pedro Calmon. O professor universitário e ativista na luta antirracismo agora dá nome ao auditório da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, localizada no bairro de Nazaré, em Salvador.
 
   21. A solenidade realizada no espaço reuniu amigos e familiares do artista, bem como dirigentes da FPC, além da senadora Lídice da Mata. “Ele tinha a alma de educador e sempre atuou na construção dos pilares que são decisivos para a formação do ser humano. Destacou-se na educação de crianças e jovens, com sensibilidade e conhecimento prático e teórico, atuando sempre para a preservação do conhecimento”, afirmou a parlamentar.
 
   22. Para o presidente da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, além de educador, Jorge (Conceição) foi um grande militante das causas da educação no Brasil e essa é uma justa homenagem.
     
   23. Corpo de uma brasileira de 49 anos foi encontrado nu e com o rosto desfigurado em uma passagem subterrânea no centro de Roma, capital da Itália.

   24. A vítima se chamava Norma Maria Moreira da Silva e era moradora de rua. Segundo a autópsia realizada pelo Instituto Médico Legal da Universidade Sapienza, Norma tinha diversos traumas na cabeça e feridas leves espalhadas pelo corpo. Outros exames dirão se a brasileira sofreu violência sexual.

   25. Ela foi encontrada sem vida na última terça-feira (14), por um funcionário de limpeza. Seu corpo estava sem roupa e com o rosto irreconhecível, ao lado de suas roupas e sua bolsa. Um suspeito foi detido nesta sexta (17): o italiano Aldobrando Papi, 55 anos, também morador de rua.

   26. O homem, que responderá por homicídio doloso, confessou a agressão contra Norma, mas negou ter tido intenção de matá-la.

   27. "Ela tinha bebido muito, houve uma briga, puxou meus cabelos e eu a esbofeteei. Ela caiu no chão, mas não tinha sangue, e eu fui embora", contou Papi aos investigadores.
  
   28. No dia 7 de novembro, o Governo do Estado iniciou as obras de serviços de reforma do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) na cidade de Vitória da Conquista.
 
   29. Com um investimento superior a R$ 1 milhão, a reforma segue o Projeto de Segurança, Combate a Incêndio, Pânico e Acessibilidade, o que significa que o Centro de Cultura poderá receber artistas, parceiros e público com maior segurança e conforto, além de possibilitar arquitetonicamente o acesso autônomo de pessoas com deficiência em suas dependências.
 
   30. Além disso, estão previstas pintura, recuperação do piso, reforma da cobertura e do forro, como também melhorias na caixa cênica e a implantação de paisagismo, o que permitirá uma melhor integração entre o espaço cultural e a paisagem local. O espaço contará ainda com novos equipamentos, como: poltronas para a sala principal, mobiliário para o foyer, equipamentos de iluminação e vestimentas cênicas. A reabertura está prevista para acontecer já no primeiro quadrimestre de 2018.