Política

CMS faz homenagens à consciência negra e aos conselheiros tutelares

Eventos estão previstos para a próxima semana
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/11/2017 às 21:28
Semana começa cheia de eventos na CMS
Foto: Reginaldo Ipê

Homenagens aos conselheiros tutelares e à consciência negra e prevenção ao câncer de próstata estão na programação da Câmara de Salvador nos próximos dias. As atividades começarão neste sábado, 18, com uma Campanha de Prevenção Novembro Azul, liderada pelo médico e vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), em parceria com o Bloco Alerta Geral, onde será o evento será realizado, a partir das 17 horas.

Além de auxiliar a prevenir a doença prostática, a campanha, realizada tradicionalmente durante o mês de novembro pelo pedetista visa também conscientizar quanto a outros tipos de tumores: o de mama e de colo de útero. Serão dadas também dicas de saúde e bem-estar. “Os homens costumam a dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas. A manutenção da saúde de homens e mulheres exige uma série de cuidados preventivos. A conscientização é um ato de cidadania”, diz Vigas.

Consciência Negra

Na próxima segunda-feira, 20, às 14 horas, será a vez de celebrar o Dia da Consciência Negra, no Salão Nobre da CMS. Os presidentes da Casa, Leo Prates (DEM), e da Comissão de Reparação, Moisés Rocha (PT), acompanhados por outros colegas, farão pronunciamentos sobre a questão racial, abrindo a exposição do quadro “Zumbi dos Palmares”, da artista plástica França. Integrante do acervo da instituição, a obra que retrata o líder negro venceu um concurso realizado pela Câmara em 1987 e ficará em exibição no local durante o mês de novembro.

Para o presidente Leo Prates, embora não seja feriado em Salvador, como em outras capitais brasileiras, a data é muito importante para a cidade, que tem 80% de sua população composta por afrodescendentes. Ela “simboliza a luta de todos nós contra as injustiças e as desigualdades que herdamos do execrável sistema escravocrata”

Em sua opinião faz-se necessário agora reparar esse erro histórico da escravidão com políticas públicas que corrijam as injustiças e as desigualdades: “Nesta legislatura, estamos dando um exemplo disso com a realização no ano que vem de um concurso público com 30% de cota para negros”.

Moisés Rocha lembrou a militante negra Eli Odara Theodoro: “Ela dizia que, se o muro que nos impede de avançar, de ascender em nosso país é o racismo, nós temos que derrubá-lo com a nossa consciência negra”. Na opinião dele, esse pensamento da ativista explicita bem o que significa a data de 20 de novembro. “Lutamos por um país onde o negro não esteja acima, mas todos estejam em patamar de igualdade”, afirma, ressaltando que a experiência do Quilombo de Palmares, sob a liderança de Zumbi, foi uma referência de uma sociedade igualitária.

Já no dia 22 haverá a audiência pública sobre o Estatuto da Igualdade Racial, às 9 horas, no auditório do Centro de Cultura. A mesa redonda “Negros, museus e representatividade, onde está a sua cultura” será realizada no dia 23, a partir das nove horas, no Memorial. Neste mesmo dia (23), às 14 horas, haverá a sessão especial “Combate à marginalização do negro na sociedade soteropolitana”.

Conselheiros tutelares

Para a quarta-feira, 22, às 9 horas, está prevista a celebração do Dia do Conselheiro Tutelar (18 de novembro), em sessão especial, no Plenário Cosme de Farias. Membro da Comissão Especial em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, ele explica que esse é um profissional que dá suporte, além de prestar atendimento e acolhimento para “uma classe que é tão pouco assistida”.

“Ele é relevante para a sociedade porque faz valer os direitos já adquiridos pela criança e pelo adolescente. É fundamental reconhecer o trabalho dos conselheiros e os inúmeros serviços prestados à cidade. Quero reforçar nossa parceria de estar sempre ao lado das nossas crianças e adolescentes”, declarou Luiz Carlos.