Política

Prefeitura anuncia em audiência mais 2.500 vagas nos cemitérios de SSA

Silvio Humberto foi quem promoveu a audiência pública
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 16/11/2017 às 23:52
Silvio Humberto: mais vagas nos cemitérios
Foto: Reginaldo Ipê

Mais 2.500 vagas para sepultamentos nos cemitérios públicos da capital baiana até 2020, foi a promessa feita pela coordenadora de Serviços Diversos da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), de Janete Garcia, durante audiência pública promovida pela Câmara de Salvador nesta quinta-feira, 16, sob a coordenação do vereador Silvio Humberto (PSB). O tema do debate, realizado no auditório do Edifício Bahia Center, foi a carência de espaço para enterros na cidade.

Segundo o peessebista a CMS tem recebido crescente número de reclamações da população sobre essa situação: “Depoimentos relatam a demora de até cinco dias para a família conseguir fazer o enterro, além de falta de informação e degradação. Entre as atribuições, cabe à Câmara a fiscalização do Executivo. Por isso, realizamos esta audiência pública”.

Não dá pra ampliar

Janete Garcia reconheceu o déficit perante à demanda e que a questão foi negligenciada durante anos: “Os cemitérios não foram projetados para atender à população que temos”. Conforme argumentou, devido a alguns fatores, “como invasões no entorno dos cemitérios, não há como fazer ampliações”. A solução será a construção de vagas verticais nos cemitérios.

Sílvio Humberto explicou que o encontro foi motivado também por mudanças na regulamentação que orienta o acesso ao benefício do Auxílio Funeral: “Esta condicionante tem gerado dificuldades para a população carente. A modificação exige que o beneficiário, além de estar cadastrado na base de dados dos programas sociais do Governo Federal, esteja também sendo atendido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras)”.

Também integrante da mesa do debate, Emanuelle Rodovalho, gerente de Gestão do Cadastro Único, Bolsa Família e Benefícios da Secretaria Municipal de Promoção e Combate à Pobreza (Semps), afirmou que a secretaria fornece o Auxílio-Funeral, que consiste na urna funerária e o traslado do corpo até o local do sepultamento “para as famílias que não têm recursos financeiros para enterrar seus parentes”.

A mesa da audiência pública também contou com a presença de Daniela Cova, representante do Conselho Municipal de Assistência Social; Adriana Antônia Alves do Nascimento, assistente social e psicóloga, e Sulivan Santos, líder comunitário.