ter?a-feira, 21 de novembro de 2017
Política

Câmara de Salvador traz de volta Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo

Eleição será feita pelos 43 vereadores da capital baiana
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 13/11/2017 às 23:26
Jânio Lopo: inspirador da homenagem
Foto: Internet

A homenagem aos profissionais de comunicação que se destacam na cobertura das atividades da Câmara de Salvador, voltará a ser distribuída neste ano. Segundo o presidente da CMS, vereador Leo Prates (DEM), a retomada da premiação atende a pedidos de jornalistas e radialistas que atuam no legislativo, além de ser o cumprimento de uma promessa de campanha: “Assumi esse compromisso e estamos reativando o Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo, que é uma forma singela de valorizar os profissionais que dão visibilidade aos nossos trabalhos”.

Os 43 edis vão eleger os melhores, divididos em quatro categorias: internet, tevê, rádio e jornal impresso, sendo premiado um em cada uma delas e dois no caso da internet. A votação ocorrerá durante a sessão ordinária do dia 27 de novembro, com entrega prevista para 20 de dezembro. Os interessados em participar devem acessar o portal (cms.ba.gov.br) e realizar a inscrição até o dia 24 de novembro.

Autor do projeto de resolução que criou o prêmio em 2010, Téo Senna (PHS) destaca a importância da iniciativa para a imprensa e também para a Câmara: “É o reconhecimento de nosso trabalho em prol da sociedade e também do profissional que cobre a Casa”.

Ele lembra o nome da honraria é uma homenagem ao jornalista baiano, que por muitos anos cobriu a área política com competência e isenção, sendo um exemplo de ética na profissão: “Jânio era carinhosamente chamado de ‘companheirinho’. Ele trabalhou nos principais jornais de Salvador. Dos seus 30 anos de carreira, 20 foram dedicados à política”. Ele faleceu em 5 de março de 2010.