Política

CMS vai usar sistema gaúcho Parlavox de acesso a pronunciamentos

Sistema disponibiliza os discursos em até 30 minutos após o encerramento das sessões
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 17/10/2017 às 19:28
Reunião com vereador gaúcho
Foto: Reginaldo Ipê

Os presidentes das câmaras de vereadores de Salvador e de Caxias do Sul (RS), respectivamente Leo Prates (DEM) e Felipe Gremelmaier (PMDB) se reuniram na manhã desta terça-feira, 17, na CMS. O principal assunto do encontro foi a transparência nos dois legislativos.

Gremelmaier apresentou a Prates e aos edis Duda Sanches (DEM), Lorena Brandão (PSC) e Marcelle Moraes (PV) e ao diretor legislativo Carlos Cavalcanti o programa Parlavox, desenvolvido pela equipe de taquígrafos de Caxias do Sul, disponibilizando para a sociedade, em vídeo, áudio e texto, todos os pronunciamentos dos parlamentares durante as sessões ordinárias, até 30 minutos após o encerramento das sessões.

O democrata anunciou que está com as negociações avançadas para assinar um acordo de cooperação com os gaúchos: “Essa iniciativa é super importante não só para a transparência da Casa, mas também na divulgação dos trabalhos do mandato de cada vereador. Nós estamos ampliando as nossas redes sociais e mecanismos digitais e essa plataforma vem se somar a todo esse esforço que estamos fazendo, do ponto de vista digital, para melhorar a comunicação da Câmara com o cidadão da cidade de Salvador”.

“O Parlavox garante às casas legislativas uma transparência que nos dias de hoje é fundamental. A própria imprensa ganha uma condição facilitada de acesso aos nossos conteúdos”, disse Gremelmaier. Implantada desde abril, a iniciativa já tem apresentado importantes resultados. O número de acessos ao portal caxiense, somente para acessar os discursos, subiu de 800 para 30 mil em um mês.

A visibilidade das ações do Legislativo também aumentou. “Com essa facilidade, conseguimos aumentar a cobertura das ações do Legislativo Municipal pela imprensa local. Diariamente temos nossas ações veiculadas em rádios e jornais impressos muitas vezes com trechos de discursos publicados na íntegra”, destacou Milena Bartelle, chefe do setor de Taquigrafia da Câmara de Caxias do Sul. O projeto do Parlavox é do taquígrafo Etore Tonani, que também participou da visita à CMS, e falou sobre a adaptação da equipe para a implantação do projeto. A Câmara de Caxias do Sul conta com oito taquígrafos e 23 vereadores.

A taquígrafa da CMS Rafaela Veras se mostrou bastante empolgada com os ganhos do programa. Ela conheceu o projeto durante a Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada em Foz do Iguaçu em junho deste ano. “A taquigrafia é uma profissão que dá sentido à transparência. O taquígrafo tem o papel de dar legitimidade ao que foi dito. Agora o Parlavox está unindo tecnologia à essa nossa função”, destacou Rafaela que acompanhou o grupo durante a visita à Câmara.