Política

Câmara de Salvador assina acordo de cooperação com a Filadélfia (EUA)

Acordo foi assinado pelo vereador Felipe Lucas, nos Estados Unidos
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 16/10/2017 às 19:14
Felipe Lucas: acordo com a Filadélfia
Foto: Valdemiro Lopes

Acordo de cooperação entre as câmaras municipais de Salvador e da Filadélfia (Estados Unidos) foi firmado para permitir o intercâmbio cultural e artístico entre autoridades e realizadores culturais, com foco em economia criativa, na área da música. O documento foi assinado pelo vereador Felipe Lucas (PMDB) que representou a CMS no Bahia Week Festival 2017, entre os dias 11 e 13 de outubro, naquela cidade norteamericana.

O evento teve por objetivo estimular o fluxo turístico entre as duas cidades, atrair negócios e investimentos para a capital baiana. O pemedebista assinou o termo com a representante da câmara filadelfiana, vereadora Jannie L. Blackwell.

“A Filadélfia, assim como Salvador, possui forte influência das raízes de matriz africana na conformação do seu povo. Nada melhor do que unir esses laços identitários para aproximar as duas cidades e estimular a economia criativa, seja por meio da promoção de nossa música, do artesanato ou do turismo étnico local”, disse Lucas.

Desde 1984, a Filadélfia, no estado da Pensilvânia, abriga atividades relacionadas a Salvador. Nos anos 1990, o Ballet do Teatro Castro Alves se apresentou na cidade quando também foi celebrado o aniversário de 80 anos do escritor Jorge Amado na Biblioteca Central da Filadélfia. Em 2005, uma nova celebração da união entre as duas cidades levou à primeira capital norte-americana uma mostra de cinema, com a participação do diretor e ator Lázaro Ramos, e shows de Daniela Mercury e do Ilê Aiyê.

O edil projeta ganhos para a capital baiana: “Acredito que temos muito a mostrar da nossa diversidade cultural. Usar a singularidade da Bahia e essa relação histórica com a Filadélfia, de maneira estratégica, vai permitir a realização de negócios e cooperação técnica entre Salvador e os Estados Unidos, resultando em investimentos, trocas de experiências no desenvolvimento social e incremento turístico”.