Política

Dia dos Líderes Comunitários é celebrado pela Câmara de Salvador

Os secretários municipais João Roma e Fábio Mota participaram dos eventos
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 22/09/2017 às 20:10
Comemoração no Centro de Cultura
Foto: Reginaldo Ipê

O trabalho dos líderes comunitários de Salvador foi reconhecido pela Câmara Municipal com dois eventos nesta sexta-feira, 22, pela manhã: uma sessão especial, realizada no plenário Cosme de Farias, por iniciativa do vereador Orlando Palhinha (DEM), e um encontro no Centro de Cultura. De acordo com Palinha são essas pessoas que “conhecem verdadeiramente, in loco, os problemas dos bairros da cidade”. Ele informou que a sessão pode se tornar anual e de forma regimental na CMS.

“Costumo dizer que as lideranças são parlamentares sem mandato, porque diuturnamente trabalham pelas suas comunidades. Sem indicação deles, nenhum vereador consegue ter a real noção dos problemas existentes nos bairros e nas comunidades da cidade. A Câmara está fazendo justiça quando abre suas portas para esses trabalhadores”, frisou o edil.

No inicio do encontro o grupo de percussão Amigos de Palhinha realizou uma performance. Maura Vieira, da associação As Suburbanas, do bairro de Paripe, destacou a ação, junto com Palhinha, que resultou na construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro.

Muitas cobranças

“Tenho um respeito muito grande por você por que é o mais atuante no Subúrbio Ferroviário. Festejo hoje o funcionamento da UPA em Paripe que antes seria construída no bairro da Boca do Rio”, disse ela.

Antônio Rocha, conhecido como Carlinhos Babá, falou da sua história de vida e do momento que começou a atuar em prol do Alto do Cabrito, onde tem dedicando um “grande esforço, apesar das muitas cobranças”.

O chefe de gabinete da Prefeitura, João Roma, ressaltou o papel dos homenageados: “Tem gente que nem sabe, porém faz o trabalho de um líder comunitário. É aquele que orienta, faz a interlocução, mostra o caminho. As pessoas enxergam nesse indivíduo o sentido para a mobilização social”.

Segundo ele “precisamos ampliar a comunicação para resolver problemas e encontrar soluções. Um representante do povo não pode, por si só, dizer quais são as obras que devem ser feitas numa cidade. Somente quem vive nas comunidades é que pode dizer quais são as prioridades certas”.

Já Fábio Mota, secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob), avaliou que “os líderes comunitários têm o papel de orientar as ações da Prefeitura. Afinal, através deles temos ciência, de forma célere, das demandas dos bairros de Salvador. E na Semob nós criamos um link que nos permite atuar de forma rápida na solução dos problemas dos diversos bairros de Salvador”.

Alexandre Aleluia e (DEM) também prestigiou a reunião, cuja mesa de trabalho foi composta também pelo líder comunitário da Nova Constituinte, Arnaldo Anselmo, e pelo dono do site Subúrbio News, Nelsinho Fontes.

Melhorar serviços públicos

Vado Malassombrado (DEM) esteve presente à festa do Centro de Cultura e lembrou que “antes de ser vereador, eu era um líder comunitário. E continuo atuando como tal. As populações dos bairros necessitam de lideranças que tratem dos assuntos de seu interesse junto aos poderes públicos”.

Conforme o parlamentar, “o que motiva nossa atuação e dos outros líderes comunitários é o objetivo de melhorarmos os serviços públicos e a qualidade de vida nas diversas localidades de Salvador”.