quinta-feira, 21 de setembro de 2017
Política

IMBASSAY diz que está bem onde se encontra e tem missão no pleito 2018

Salvador sedia no dia 19 de outubro encontro entre gestores para tratar de melhorias nos serviços públicos através de investimentos em tecnologia.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 08/09/2017 às 19:14
Imbassahy revela que sua relação com Temer é muito boa
Foto: PR
   MIUDINHAS GLOBAIS:
  
    1. O ministro chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Antonio Imbassahy, em conversa nesta sexta feira, 8, com o Bahia Já, disse que está acompanhando os fatos da politica nacional, com olhar especial para a Bahia, e destacou que sua missão principal em Brasília é estabilizar o cenário político e gerar um clima positivo e de tranquilidade para a realização das eleições 2018. 

   2. "Esse, hoje, é o meu trabalho mais importante, de levar o país a ter uma eleição democrática e sem traumas e conflitos", frisou. Ao lado disso, o ministro afirma está empenhado na aprovação das reformas estruturantes que ainda faltam ser concretizadas.

   3. Deputado federal licenciado do PSDB, Imbassahy destaca que o governo Michel Temer avançou bastante em muitos aspectos relevantes para o país, a economia dá sinais de recuperação de forma vigorosa, reformas já foram aprovadas e outras estão em curso e isso é o mais importante para o Brasil. Diz que, hoje, mantém um grau de relacionamento com o presidente muito bom e, politicamente, está confortável do PSDB.
   
   4. O político baiano situa que tem ouvido e visto algumas observações na midia sobre sua trajetória política e aponta que a Reforma Política é que vai sinalizar muita coisa. "Estou bom onde estou. Com o fim das coligações muitas mudanças ocorreram, provavelmente, em todos os partidos", frisou.
                                                                      *****
   5. Mais um trecho da passarela definitiva que dará acesso à Estação Rodoviária do metrô será instalado. A operação, realizada em duas etapas, terá início a partir das 22h30 desta sexta-feira (8), com previsão de conclusão até às 5h30 de sábado (9). 

   6. Durante a instalação, o fluxo de carros no sentido Aeroporto será desviado para a Avenida Tancredo Neves, acessando a Avenida Paralela pela via à frente do Hospital Sarah Kubitschek. A outra etapa da operação será realizada desde às 22h30 de sábado (9) até às 5h30 de domingo (10), quando o tráfego de carros será mais uma vez interditado, no mesmo local.

   7. Em continuidade à agenda no município de Belo Campo, na região de Vitória da Conquista, o governador Rui Costa entregou 15 tratores para os pequenos agricultores do sudoeste da Bahia, nesta sexta-feira (8), e autorizou convênios da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com associações locais, no valor de R$ 770 mil, por meio do programa Bahia Produtiva. 

   8. “O desenvolvimento da Bahia passa pela agricultura familiar. A Bahia é o estado que tem o maior numero de agricultores familiares do país, são 700 mil famílias, cerca de 3 milhões de pessoas. Para conseguir é preciso que as terras estejam legalizadas, que tenham esses certificados de cadastros ambientais. Por isso contratamos empresas e equipes para fazer o certificado para grupos de agricultores e já entregamos 120 mil certificados. Até o final do governo teremos entregue 400 mil títulos”, afirmou o governador Rui Costa
   
   9. O deputado estadual Heber Santana (PSC), iniciou sua maratona pelo interior da Bahia em Porto Seguro, onde o Brasil começou, em abril de 1500. Visando pavimentar sua estrada até a Câmara Federal, Heber Santana reuniu-se com pastores e lideranças da Igreja Missionária Unida do Brasil, entidade evangélica presente em inúmeros municípios baianos. O deputado ouviu as demandas e debateu as possíveis soluções para os problemas da cidade.

   10. Nesta sexta-feira (8) Heber esteve em Retirolândia, a distante 741 quilômetros de Porto Seguro, onde teve encontro com o vereador Anailton Martins (Anailton do Merim) (PSC), que agora exerce a função de secretário de finanças do município, e com o prefeito Alivanaldo Martins, mais conhecido como Vonte do Merim, também do PSC, e lideranças locais. Na pauta, os problemas enfrentados pelo município e a busca de soluções.
  
   11. O vereador Alexandre Aleluia conquistou uma vitória nesta quarta-feira (06/09) contra setores ligados ao governador Rui Costa que tentam sabotar os índices de educação de Salvador. 

   12. O Ministério Público da Bahia vai apurar a tentativa de sabotagem à Prova Brasil, exame que avalia o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A determinação veio após ofício do vereador que levou ao conhecimento do MP denúncias de que o sindicato dos professores do estado (APLB), entidade ligada ao PCdoB, criou um movimento de boicote para que alunos da rede municipal não fizessem o exame e isso comprometesse a avaliação da educação no município. 

   13. "A atuação dos sindicatos ligados ao governador Rui Costa não tem sido somente irresponsável, mas criminosa. O Ministério Público precisava tomar conhecimento do tipo de atuação que eles têm feito em favor de uma causa política e contra os alunos. Salvador é a capital que mais sobe no IDEB e isso incomoda justamente aqueles que deveriam estar comemorando. Pedir que alunos não façam uma avaliação para distorcer os dados e atender a um plano eleitoral é escandaloso", comentou Alexandre.
    
   14. O deputado Estadual Luciano Ribeiro - DEM participou, como palestrante, do Encontro Baiano de Parlamentares Municipalistas, realizado no município de Serrinha – BA, entre os dias 5 e 6 de setembro, com o objetivo de orientar e fortalecer as Câmaras de Vereadores do Estado da Bahia. Luciano elogiou a iniciativa da União dos Vereadores do Brasil e do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado pelo momento de confraternização e interação com 500 vereadores baianos, em média, proporcionando importantes aprendizados em pautas legislativas.
  
   15. O Sebrae em Itabuna e Ilhéus está com inscrições abertas para capacitações gratuitas em atendimento ao cliente, oficina de crédito, inovação, oportunidades de negócios e planejamento. As inscrições já podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae Bahia ou através da Central de Atendimento, no 0800 570 0800. 

   16. É possível se inscrever ainda presencialmente, em Ilhéus, na Praça José Marcelino, 100, Centro, ou pelo telefone (73) 3634-4068. Já em Itabuna, o empreendedor pode se dirigir a Rua Paulino Vieira, 175, Ed. Lizete Mendonça,Centro, ou entrar em contato pelo telefone (73) 3613-9734.

   17. As capacitações visam orientar e atualizar os profissionais que têm ou trabalham em pequenos negócios sobre como melhorar o desempenho das suas atividades. O público-alvo engloba Microem preendedores Individuais (MEI) e donos de Micro e Pequenas Empresas (MPE).
   
   18. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, tem cumprido agenda na Alemanha, onde tem negociado acordos de cooperação com focos na Educação e na Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área de energia solar. Ontem (07), Pinheiro visitou o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), universidade técnica estatal da Alemanha, localizada na cidade de Karlsruhe e mantida pelo estado de Baden-Württemberg.

   19. Os convênios Bahia/Alemanha vão envolver assuntos como modelo de escolas, diretrizes de Educação Profissional, formação continuada, intercâmbio educacional e cultural, além de troca de experiências. 

   20. “Esses convênios vão, necessariamente, envolver o Sistema S, com base no que já iniciamos na Bahia, com foco no empreendedorismo, Startup, novas práticas, cursos de curta duração e abertura de novas frentes vinculadas à demanda e perfil regional”, disse Pinheiro, ao completar que a ideia é centrar no modelo de escolas públicas com foco nas áreas das energias renováveis, porém adotando experiências em outras áreas.
  
   21. Salvador sedia no dia 19 de outubro encontro entre gestores para tratar de melhorias nos serviços públicos através de investimentos em tecnologia. As inscrições para o I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. 

   22. A iniciativa é da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Salvador e visa levar informações a prefeitos, gestores e vereadores da região sobre como desenvolver as localidades pela inovação.

   23. A programação, conforme adianta o diretor da RCD, José Marinho, envolve a apresentação de políticas públicas do Estado e Governo Federal, modelos em andamento nos municípios baianos e soluções de mercado, com a participação de empresas interessadas na implantação de ferramentas que resultem em redução de custos, aumento de arrecadação e, principalmente, eficiência no atendimento ao cidadão. 

   24. “Aquelas cidades que colocam a tecnologia como estratégica no planejamento e investem neste sentido ganham em controle, rapidez e ainda atraem mais investimentos, sejam públicos ou privados”, observa o diretor da RCD.

   25. Para o diretor de Inovação, setor vinculado à Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação da Prefeitura de Salvador, Ivan Paiva, além de contribuir para que projetos sejam colocados em prática pelos municípios da região, será a oportunidade para apresentar as ações de inovação da capital. 

   26. “Não tem mais volta. É por aí que vamos conseguir melhorar a gestão pública e atender melhor o cidadão”, afirma, completando que três secretarias da Prefeitura (Cidade Sustentável e Inovação, Desenvolvimento e Urbanismo e Gestão) pensam e fomentam o ecossistema de inovação e desenvolvimento tecnológico de Salvador. 

   27. Perguntinha que precisa de resposta: Bruno Reis, vice de ACM Neto; e Colbert Martins Filho, vice de Zé Ronaldo, vão continuar no PMDB?