Política

SUCESSÃO EM FEIRA: Geilson dá passo importante para suceder Zé Ronaldo

Carlos Geilson é, na atualidade, o político mais afinado com o prefeito José Ronaldo de Carvalho
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/08/2017 às 17:28
Carlos Geilson falou na tribuna da ALBA sobre a vitória de José Carneiro
Foto: BJÁ
   O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) com a eleição de José Carneiro (PSDB) para presidente da Câmara de Vereadores de Feira de Santana diante da morte de Ronny Miranda, deu um passo importante para consolidar seu nome como pré-candidato a prefeito de Feira de Santana, em 2020. Ao BJÁ, nesta segunda-feira, 21, na ALBA, Geilson nega qualquer articulação e diz que a vitória de José Carneio foi do prefeito José Ronaldo e modéstia à parte dele também.

   No meio politico feirense, a disputa pela presidência da Câmara, girou em torno dos nomes de Roberto Tourinho (PV), vereador em 7 legislaturas, com o apoio do deputado Targino Machado (PPS), do deputado licenciado Fernando Torres (PSD) e sgmentos empresariais do município; e José Carneiro (PSDB), 4 mandatos, apoiado por Geilson e pelo prefeito Zé Ronaldo. 

    Na opinião do deputado Targino Machado a eleição estava ganha para Tourinho, mas, o prefeito Zé Ronaldo interferiu numa questão que era 'interna-corporis' e houve uma mudança de rumo.

   Geilson entende que, com 17 votos favoráveis, é induscutíevel a vitória de José Carneiro e há vencedores no processo. Targino entende que não houve vencedor no processo, pois, "ganhou-se perdendo" uma vez que Tourinho, integrava a base do prefeito e passou à oposição.

   MUITOS OS CHAMADOS

   Em sua fala na Câmara, Tourinho desejoU boa sorte ao vencedor, anunciou que já protocolara um pedido de afastamento de seus correligionários que ocupavam "poucos cargos na Prefeitura", fez citações do evangeliário, e disse: "Quem tiver ouvidos que ouçaM; não me cobrem nada". E mais: "Muitos são chamados e poucos escolhidos. Não estou aqui há 7 mandatos pelo prefeito A ou B e sim com o apoio dos eleitores que conhecem a minha história".

   O líder do governo na Assembleia, deputado Zé Neto (PT), que tem base em Feira de Santana, ouvido pelo BJÁ disse que a morte de Ronny Miranda e a eleição de José Carneiro muda, em parte, o cenário da sucessão em Feira. "Ronny estava próximo da gente (PT) e já tinha anunciado que apoiaria Rui (candidato a reeleição a governador, em 2018), mas, ainda é cedo para fazer qualquer avaliação e nós vamos esperar a Reforma Política para nos posicionarmos adiante", frisou.

   Já o deputado Targino Machado (PPS) diz que apoiou Tourinho porque era o melhor para Feira, pois, representava "a mudança, a transparência". O parlamentar diz que também ainda é cedo para falar em 2020, mas, lembra que todo embate como aconteceu agora entre as forças de apoio a Carneiro e as de Tourinho "geram cicatrizes".

   O deputado Carlos Geilson (PSDB) não quer polemizar nem comentar nada sobre 2020. Prefere apenas enaltecer o prefeito José Ronaldo e a vitória de Carneiro.

   No meio politico baiano o que se propaga com algum certeza é que José Ronaldo vai mesmo ser o candidato ao Senado na provável chapa de ACM Neto a governador, e o vice-prefeito Colbert Martins Filho assumirá o cargo por dois anos.

   Geilson seria o nome preferido de José Ronaldo, ambos bastante articulados e com bases eleitorais bem estabelecidas. Nessa disputa, caso Colbert queira ser candidato a prefeito, em 2020, não teria essa sustentação. O mais provável é que Colbert conclua o mandato e articule um apoio e eleição para deputado em 2022, ele que sempre foi bem votado nas proporcionais de Feira.