Política

MARCELO NILO admite que trabalha para ser candidato ao Senado com Rui

Estão abertas as inscrições para o projeto Boca de Brasa, que incentiva organizações sem fins lucrativos a desenvolverem ou manterem ações de fomento à cultura em Salvador.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/08/2017 às 19:35
Marcelo Nilo, ex-presidente da ALBA
Foto:
  MIUDINHAS GLOBAIS:
   
   1. O deputado estadual Marcelo Nilo (PSL) admitiu ao Bahia Já na tarde desta segunda-feira, 21, que está trabalhando para ser candidato a deputado federal, em 2018, mas, se tiver oportunidade de ser candidato ao Senado na chapa majoritária de Rui Costa (PT) vai trabalhar nessa direção. Nilo diz-se entusiasmado com a performance da visita do ex-presidente Lula na Bahia, em três cidades, e está com uma coleção de videos e fotos no seu smartphone mostrando a interlocutores.
   
   2. Segundo Nilo, a eleição de deputado federal exige um tipo de estrutura mais complexa enquanto a de senador está praticamente associada ao sucesso da chapa majoritária e, em sua ótica, o governador Rui faz um excelente governo e tem tudo para ser reeleito.
                                                                          *****
   3. O repórter Eric Faria criticou a postura do técnico Vágner Mancini, do Vitória, por ter respondido de forma ríspida a uma pergunta de um jornalista na coletiva de imprensa após o triunfo por 1 a 0 do Leão sobre o Corinthians, no último sábado, pela 21ª rodada do Brasileirão. No sábado, em Itaquera (SP), o treinador chamou o jornalista de “corintiano” e rebateu as informações apontadas por ele sobre as oportunidades de gol criadas pelo time baiano. Na visão de Eric, Mancini incentivou a intolerância no futebol.   
 
   4. - O Vagner tem todo o direito de discordar da visão do repórter, do comentarista, de uma análise que tenha sido feita do jogo. Quando eleva para “você é corintiano, parcial, clubista, bairrista"... porque já estamos vivendo em um futebol tão intolerante, violento. Aí o Vagner Mancini perde quatro jogos, a torcida do Vitória vai para o CT xingar ele, e ele diz que isso não é futebol, que é muita intolerância. Quando ele foi protagonista de um ato intolerante - disse no "Seleção SporTV". 
   
   5. A Secretaria da Educação do Estado publicou o resultado final do processo seletivo simplificado em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), para a contratação de professores da Educação Básica, da Educação Básica no Campo e da Educação Profissional, bem como de profissionais de apoio administrativo e pedagógico para atuar na Educação Inclusiva. O resultado contempla 226 candidatos para as distintas modalidades e foi publicado, no Diário Oficial do Estado, deste sábado (19). 

   6. Até o momento, a Secretaria já convocou 1.395 candidatos aprovados­­­­­ do processo seletivo realizado em maio deste ano.
 
   7. “Temos feito um esforço para fortalecer o eixo pedagógico das escolas. Nesse sentido, convocamos os coordenadores pedagógicos que estavam lotados em unidades administrativas, em outros lugares, para voltarem para suas unidades escolares de origem, ampliamos a carga horária destes profissionais e até a gratificação dos diretores escolares. 

  8. A seleção REDA é uma destas iniciativas e a nossa grande expectativa agora é a realização do concurso público, já anunciado pelo governador Rui Costa, para mais de 3,4 mil professores e coordenadores pedagógicos, de modo a ampliar, cada vez mais, a qualidade pedagógica em sala de aula”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

   9. O ex-diretor da área de Serviços da Petrobras, Renato Duque, foi condenado a 10 anos de prisão pelo juiz Sergio Moro. Duque foi condenado no caso que apura a participação da construtora Andrade Gutierrez no cartel de empreiteiras que pagava propinas a funcionários da Petrobras e políticos.
  
   10. Além do ex-diretor, três executivos da empreiteira também foram condenados nesta segunda-feira. No entanto, os três firmaram acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal durante o processo e receberam benefícios. A Andrade foi acusada de ter feitos ajustes em dez contratos com a Petrobras.

  11. O vereador Toinho Carolino (Podemos) se solidarizou com os dois agentes de trânsito agredidos por um motociclista no bairro do Rio Vermelho no último final de semana.“Sou contra todo tipo de violência. Nem o cidadão comum ou o funcionário público, no desempenho de suas funções, está livre de ser atingido por pessoas sem equilíbrio, de um lado ou do outro. Todos hoje corremos riscos, por isso peço atenção especial para o exercício do bom senso em nossa sociedade”, argumentou.

   12. “Apelo às práticas civilizadas para que em Salvador as pessoas se considerem mais. Espero que casos como esse deixem de ser rotineiros. Nos últimos dias, após eu pessoalmente ter sido agredido por um agente da Guarda Municipal, já acompanhamos diversos outros acontecimentos. A cada dia, visualizamos cenas parecidas. Precisamos de paz e respeito mútuo”.

   13. Ampliar os conhecimentos na língua inglesa e passar a melhor imagem de Salvador para os visitantes. Foi com este objetivo que a baiana de acarajé, Dulce de Jesus, há 25 anos exercendo a profissão, garantiu sua vaga no curso de inglês oferecido pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM). 

   14. A iniciativa tem parceria com o curso de inglês FISK e a Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam). A capacitação teve início nesta segunda-feira (21), e vai acontecer uma vez por semana durante três meses.

   15. “Amei a inciativa e quando soube não quis perder essa oportunidade. Curso de inglês é caro e esse gratuito eu tinha que fazer. Assim como vou fazer todos os outros que oferecerem”, declarou a quituteira, se referindo aos demais cursos deste mês, a exemplo de Orçamento Doméstico e Matemática Financeira. 

   16. O gestor da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), Geraldo Júnior, pasta responsável pelo SIMM, afirma que a oferta de cursos não para por aí. “Vamos oferecer também espanhol, e estamos dialogando com os parceiros para estendermos a profissionais de outras classes”, declarou.

    17. Estão abertas as inscrições para o projeto Boca de Brasa, que incentiva organizações sem fins lucrativos a desenvolverem ou manterem ações de fomento à cultura em Salvador. A iniciativa é da Prefeitura, realizada através da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Serão contempladas três propostas culturais de organizações sem fins lucrativos situadas há pelo menos um ano em Salvador e que desenvolvam, de forma notória, o fomento cultural na capital baiana.

   18. As propostas apresentadas pelas instituições devem prever doze meses consecutivos de atividades culturais, podendo, neste período, incluir atividades relacionadas ao planejamento, monitoramento e avaliação da execução das mesmas. Cada projeto selecionado receberá um aporte financeiro de R$150 mil, totalizando R$450 mil em investimentos no setor cultural.

   19. As propostas apresentadas devem contemplar atividades que contribuam tanto com a iniciação quanto com a qualificação profissional de indivíduos e de grupos nas linguagens artísticas e segmentos culturais como: artes cênicas e circenses, artes visuais, audiovisual, música, literatura, culturas populares e identitárias, gestão cultural, produção cultural, técnicas de espetáculo e comunicação.

    20. As inscrições deverão ser efetuadas através do www.bocadebrasa.salvador.ba.gov.br até 15 de setembro. Cada interessado poderá inscrever apenas uma única proposta e, no ato da inscrição, deverá efetuar o envio do formulário eletrônico e anexos digitais de documentos como CNPJ, CPF do responsável legal da organização da sociedade civil proponente, carteira de identidade, página do Estatuto Social onde conste a finalidade cultural da organização entre outros documentos.

   21. Receber cobrança indevida de operadoras de telefonia é um transtorno que atinge milhares de brasileiros. Foi o que aconteceu com a servidora pública Adriana Aguiar, 42 anos, que reside em Brasília. Há dois anos, ela teve a linha do celular cortada, mesmo sem nenhuma conta em atraso. 

   22. “Eu estava viajando, precisei usar o telefone e descobri que estava cortado. Estranhei, pois minhas contas estavam em dia. Quando entrei em contato com a operadora, fui informada que tinha uma conta do mês de agosto em aberto, mas o detalhe é que estávamos em janeiro. Enviei o comprovante de pagamento, e nada foi resolvido. O jeito foi apelar para a Justiça”, relatou.

   23. Para garantir o direito do consumidor e desafogar o Judiciário, o deputado federal Bacelar (Podemos-BA) apresentou o projeto de lei que obriga as operadoras de telefonia a emitir a declaração anual de débitos. O texto propõe que a certidão de quitação seja enviada para a residência do usuário e fique disponível também na internet. 

   24. " A cobrança de mensalidades atrasadas mais de um ano depois é uma postura abusiva e que obriga o cliente a guardar recibos de pagamentos por longos períodos. Seria mais fácil e menos constrangedor se, no final do ano, fosse enviada uma certidão de quitação de débitos. Por consequência, evitaríamos a judicialização”, argumentou Bacelar. A proposta prevê a aplicação de multa para a empresa que não cumprir a determinação.

   25. Em recente passagem pela Bahia, o ex-presidente Lula (PT) arrastou uma multidão pelas cidades de Salvador, Cruz das Almas, São Francisco do Conde e, principalmente, Feira de Santana. Esta última, no sábado (19), foi palco de um grande ato político e cidadão no qual reuniu o povo, políticos e diversos movimentos sociais do Estado.

   26. O deputado Alex da Piatã (PSD), aliado do projeto transformador do Estado encabeçado pelo governador Rui Costa (PT) e do senador Otto Alencar (PSD), acompanhou toda a movimentação. Para o pessedista, Lula, que é pré-candidato a presidente em 2018, recebeu e percebeu a gratidão do povo da Bahia por tantos benefícios que trouxe para a região Nordeste do País.

   27. “Lula é muito querido por todos os baianos e todos os nordestinos pelo legado que ele deixou nos oito anos como presidente da República e depois com Dilma com mais quatro anos. O que o povo tá fazendo agora é agradecer. Um sentimento de gratidão das pessoas de bem que são gratos por tudo que ele fez e modificou para melhor não só o Estado como o Brasil”, disse.