Política

PSDB vira saco de gatos e presidencialismo de cooptação racha partido

Câmara de Vereadores de Salvador suspende sessão especial aos maçons, na segunda, 21, alegando falta de segurança porque Rui Costa tirou PMS de lá.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/08/2017 às 19:01
Deputado João Gualberto emite nota e defende PSDB fora do governo Temer
Foto: AG CÂMARA
​   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O PSDB virou um saco de gatos. Desde que a propaganda partidária foi ao ar na TV denunciando o "presidencialismo de cooptação", frase cunhada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso mentor intelectual do tucanato e posta nos meios de comunicação de massa pelo atual presidente, senador Tasso Jereissati, a polêmica se estabeleceu e aumentaram as unhadas internas.

   2. A corrente Jeressati/FHC/grupo jovem prega apoio ao presidente Michel Temer, mas, sem participação direta no governo com 4 Ministérios como acontece hoje, enfrenta os contrários querem seguir no governo e articulam um movimento pelo retorno do senador Aécio Neves ao comando da legenda.

  3. Aécio pode voltar quando quiser porque está licenciado, mas, está envolvido com acusações da Lava Jato, chegou a ser afastado do Senado e reconduzido, portanto, não deve tomar uma decisão precipitada para não fissuar mais ainda o partido, rachado ao meio. Deve conversar com FHC/Jereissati e tentar uma posição conciliatória até a escolha defintiva do próximo presidente no final de 2017 com o governador Marconi Perillo, de Goiás, cotado para o cargo.

   4. Os adeptos de Aécio dizem que houve uma traição por parte de Tasso Jereissati na difusão do programa como foi veiculado, em confronto ao Palácio do Planalto, e essa posição radical teria desagradado Temer e o Centrão, este último ávido por ter o Ministério das Cidades sob o controle, hoje, do tucano Bruno Araújo. 

   5. Os aecistas ministros Antonio Imbassahy (articulação politica) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores) almoçaram nesta semana com o presidente Michel Temer, com presença de Moreira Franco (Secretaria Geral) e o clima foi de "irritação" com a postura "autoritária" de Tasso Jereisatti.

   6. É provável que na semana que começa segunda, 21, as arestas sejam aparadas. Mas, parece improvável que Aécio Neves, de imediato retorna ao comando do partido. 

   7. Na Bahia, em nota, o presidente estadual do PSDB, deputado federal João Gualberto, diz que "é muito raro vermos no Brasil contemporâneo, até mesmo entre os políticos, uma propaganda partidária obter tamanha repercussão, como a do PSDB que foi veiculada na última quinta-feira. Mesmo ocupando os horários nobres das emissoras de TV, muitos dos vídeos partidários não ecoam na sociedade, muito provavelmente pela repetição de formas e conteúdos. 

   8. Nessa perspectiva, “É hora de pensar o Brasil” já cumpriu um dos seus objetivos: levou cada um de nós a pensar; discutir, refletir, debater, discordar, concordar, o que considero positivo para o “fazer política”. 

   9. Gualberto destaca: "Podemos, ao final desse debate, chegar à conclusão de que erramos na produção e exibição dessa peça publicitária. Ainda assim, considero que ganhamos pela tentativa séria, legítima e, sobretudo, responsável de propor mudanças, alternativas viáveis à progressiva crise que se impõe. Errar parte da caminhada, principalmente, daqueles que querem acertar. 

   10. O presidente regional do PSDB destaca, ainda, que "não existe acerto sem possibilidade de erro, e, assumi-lo é o melhor sinal de que queremos mudar e, acima de tudo, acertar. Qual de nós políticos nunca errou? Se ainda não erramos, no mínimo, já fomos coniventes ou complacentes com algum erro. E quantas vezes erramos convictos de que estávamos fazendo o certo? Na propaganda, exaltamos os nossos acertos. E que acertos!!!! 

   11. Medidas que entraram para a história do nosso país, marcaram época, mu daram paradigmas político-sociais como feitos do partido, do PSDB à frente do governo. Por outro lado, o PSDB admitiu que errou ao longo da sua trajetória, o que é perfeitamente cabível e admissível para uma legenda que sempre esteve presente em todas as disputas majoritárias da democracia brasileira. 

   12. Que mal há nisso mesmo? Acredito que o vídeo atende a um dos principais anseios da população atualmente: a verdade, a transparência, a honestidade, “a vida como ela é”, ou melhor, “a política como ela está”. E infelizmente, ao longo desses 13 anos, estamos, sim, vivendo um presidencialismo de cooptação. 

   13. A votação na Câmara, da admissibilidade da denúncia contra o presidente Temer, comprovou isso, o que foi sentido e expresso inclusive por boa parte da população. Vivemos em tempos imperativos da políticva do “toma lá, da cá”, mesmo que esses não sejam os métodos utilizados pelo PSDB, o que o vídeo também não apresenta como nosso em nenhum momento. 

   14. A peça é audaciosa, corajosa, apresenta uma leitura coerente e verdadeira do cenário político do país e traz uma proposta concreta, à crise, mesmo que difícil. Para aqueles que andaram dizendo na imprensa que “a propaganda partidária do PSDB não me representa”, “... que passa ao largo dos problemas urgentes do país”.

   15. Gostaria de perguntar: O que é um problema urgente nesse país, se não mudar um sistema político e partidário que já perdeu a validade? Acredito que esses estão com pouca disposição para pensar o país e acham que a hora ainda é de manter o debate improdutivo, superficial, ret&oacut e;rico e filosófico. Para esse grupo, o momento ainda é de varrer para debaixo do tapete os reais e urgentes problemas do Brasil.                                                                     
                                                                                 *****
   16. A Sessão Especial Comemorativa  ao Dia Municipal do Maçom  agendada para a próxima segunda-feira, dia 21 de agosto, às 19 horas, foi cancelada. Não há previsão de nova data, informa o gabinete do autor da sessão, vereador Alfredo Mangueira (PMDB). A razão do cancelamento é a falta de segurança pública.

   17. "Em razão da retirada da Segurança da Policia Militar da Câmara Municipal  pelo Governo da Bahia e na impossibilidade de sua imediata reposição, o vereador Alfredo Mangueira  comunica o cancelamento especialmente à comunidade maçônica e à Ordem De Molay, por seus Grãos Mestres Jair Tércio Cunha e Silvio Souza Cardim, devido à falta de segurança”, afirma, em nota, o gabinete do vereador.

   18. A vereadora Ireuda Silva (PRB) recebeu com surpresa a notícia, nesta quinta-feira (18), de que o Governo do Estado, junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP), ordenou a retirada de 20 dos 35 policiais militares que estavam à disposição da Prefeitura para a segurança em postos de saúde e na sede do Poder Executivo. 

   19. A Câmara Municipal de Salvador também perderá 10 dos 16 PMs que atuavam no local. Para a parlamentar, a decisão tem caráter estritamente político e revanchista.

   20. “A atitude do governador tem uma evidente conotação política, persecutória e antidemocrática. A remoção dos policiais que atuavam nesses postos de saúde, na Prefeitura e na Câmara Municipal fragilizam a segurança e a integridade de um grande contingente de usuários e servidores, comprometendo a nossa rotina de atividades e, consequentemente, o processo democrático. 

   21. O governador precisa entender que a época de fazer política com autoritarismo ficou para trás. Nesse jogo mesquinho quem sai perdendo é o povo, as pessoas comuns, que já sofrem diariamente com a crescente falta de segurança na nossa capital e nas demais localidades do estado”, disse Ireuda.

   22. O vereador Maurício Trindade (DEM) repudiou a atitude de policiais militares do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) que foram acusados de arrombar e invadir o espaço do terreiro de candomblé Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe, no Curuzu, na Liberdade, na manhã de quinta-feira (17), durante uma operação no bairro. 

   23. Segundo relato das vítimas, os policiais invadiram o terreiro, arrebentam as portas, colocaram armas no rosto dos filhos de santo da casa, xingaram o pai de santo e não respeitaram o espaço sagrado. O legislador se solidarizou com o caso e afirma que a ação foi truculenta.

   24. Representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada se reuniram na manhã desta sexta-feira (18), na Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), para definir os detalhes finais para o tradicional Desfile de 7 de Setembro em Itabuna, que terá como tema este ano, “Brava gente brasileira”.  
   
   25. A agenda girou em torno de questões relacionadas à ordem do desfile, da segurança, do tempo determinado para cada escola, e ainda, o que representa a data na própria História do Brasil. 

   26. De acordo com a organização, a solenidade cívica será aberta às 7h40min com a leitura do texto oficial pelo cerimonial do governo, seguido de hasteamento das bandeiras do Brasil, pelo prefeito Fernando Gomes; da Bahia, pelo tenente-coronel PM Daniel Riccio, Comandante do 15º BPM, e de Itabuna, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Chico Reis.

   27. NET, a maior operadora de tv, internet e telefonia fixa e a CLARO, uma das líderes em telefonia celular, são as patrocinadoras oficiais da CASACOR Bahia 2017,    evento que promove o design, a arquitetura e a decoração no estado. Na edição, que acontece de 20 de setembro a 29 de outubro, as empresas marcam presença oferecendo ao visitante dos 26 ambientes projetados por renomados arquitetos uma conexão com alta velocidade e performance, além dos conteúdos de tv por assinatura.

   28. A NET CLARO assina todas as peças de divulgação do evento, sejam anúncios, banners, convites, ingressos e site, além de realizar evento exclusivo para convidados, com distribuição de brindes personalizados. 

   29.  “A CASACOR é uma excelente oportunidade para apresentar o nosso diferencial competitivo. Um ambiente conectado pela nossa rede e que conta com os conteúdos da Net e Claro HDVTl, têm valor agregado para o consumidor final. Ao associamos as marcas CLARO e NET a este evento estamos impulsionando também o crescimento ao mercado de decoração, um dos impulsionadores da economia do estado”, afirma   Marise Galindo, gerente da unidade residencial da Claro Brasil para a Bahia e Sergipe.