Política

NETO diz que Rui será responsável por consequências com retirada PMs

Prefeito comenta na democracia a crítica é livre e salutar, mas, retaliação não
Da Redação , Salvador | 18/08/2017 às 13:35
Prefeito ACM Neto fez comentários em Pirajá
Foto: Valter Pontes
Em entrevistas à imprensa durante a assinatura da ordem de serviço para a construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Vista do Mar, em Pirajá, na manhã de hoje (18), o prefeito ACM Neto voltou a criticar a decisão do governo do estado de retirar 20 dos 35 policiais militares que estavam á disposição da Prefeitura para a gestão da segurança em postos de saúde e proteção institucional do Executivo municipal. "É uma decisão absolutamente incompreensível. Uma coisa é o debate político. 

O governador tem o direito de me criticar e eu posso não concordar com o que ele diz, mas tenho de ouvir as críticas. Da mesma forma também tenho o direito de criticá-lo, e a democracia impõe que ele ouça as críticas. Foi o que fiz quando cobrei providências imediatas na área da segurança pública (anteontem). De modo que foi um ato de autoritarismo de alguém que demonstrou não estar preparado para exercer a função de governador", afirmou. 

ACM Neto voltou a afirmar que a retirada dos policiais vai prejudicar a cidade. Amanhã ou depois, se houver qualquer risco à integridade das pessoas que estão nos postos de saúde do município, nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) ou mesmo daqueles que trabalham institucionalmente para a Prefeitura, Rui Costa e sua consciência terão que responder por isso. No que se refere à segurança, não pode ter espaço para brincadeira ou ato de perseguição política, que é o que ele (o governador) faz". 

Questionado sobre se acha que o governador poderá reconsiderar a decisão, o prefeito disse que cabe ao chefe do Executivo estadual essa resposta. "Se vai rever ou não a posição cabe a ele decidir. Agora fica muito claro que qualquer coisa que aconteça nas unidades de saúde do município ou na proteção institucional da Prefeitura será responsabilidade dele", enfatizou. 

A decisão do governo do Estado foi uma resposta a críticas feitas pelo prefeitura durante a inauguração de um posto de saúde em Bom Juá, anteontem. Entretanto, cabe ao governo do estado a responsabilidade pela segurança pública, inclusive das institucionais nas três esferas de poder.