Política

PRESIDENTE TEMER troca ministro da Justiça e nomeia Torquato Jardim

Audiência Pública do PL Escola Sem Partido, do vereador Alexandre Aleluia, será realizada nesta segunda-feira, 29
Da Redação , Salvador | 28/05/2017 às 18:25
Jardim com Temer
Foto: PR/Beto Barata
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O presidente Michel Temer faz mais uma mudança n o governo e transferiu Torquato Jardim para o Ministério da Justiça. Ele entra no lugar de Osmar Serraglio. Torquato estava à frente do Ministério da Transparência, Controle e Controladoria-Geral da União.

   2. Ao anunciar o nome do novo ministro, o presidente Michel Temer agradece o empenho e o trabalho realizado pelo deputado Osmar Serraglio à frente do ministério, com cuja colaboração tenciona contar a partir de agora em outras atividades em favor do Brasil”, diz nota enviada pelo Planalto.

   3. Inicialmente, havia a expectativa de que Serraglio reassumisse seu mandato de deputado na Câmara. O nome dele havia sido citado nas investigações da Operação Carne Fraca, que investiga um esquema de corrupção envolvendo fiscais e frigoríficos. Uma das fiscais presas na operação se refere a Serraglio como “o velhinho que está conosco”

  4. Planalto informou mais tarde que Serraglio vai assumir a vaga de Jardim na CGU. Com isso, fica preservado o foro privilegiado do deputado Rodrigo Rocha Loures, gravado recebendo uma mala de dinheiro da JBS. Rocha Loures é suplente de Serraglio.
                                  
   5. A curta passagem de Serraglio pelo Ministério da Justiça foi marcada por polêmicas, entre as quais o fato de ele ter sido citado nas investigações da Operação Carne Fraca, que apura um esquema de pagamento de propinas envolvendo frigoríficos e fiscais do Ministério da Agricultura.

   6. Ele apareceu em um dos grampos da Operação Carne Fraca. Na ligação, o agora ex-ministro fala com um dos líderes do esquema investigado pela Polícia Federal, o ex-superintendente regional do Ministério da Agricultura no Paraná Daniel Gonçalves Filho.

   7. Serraglio chama o ex-superintendente de “grande chefe” na conversa telefônica interceptada pelos agentes federais e fala sobre a ameaça de fechamento de um frigorífico. À época em que a operação foi deflagrada, a PF informou que não havia indício de crime por parte do então ministro da Justiça.

   8. Na avaliação do colunista Gérson Camarotti, Serraglio "era considerado um ministro fraco, e que, por isso mesmo, não tinha influência no comando da PF e não conseguia interferir nos rumos da Lava Jato. O Planalto optou por Torquato por considerá-lo com personalidade suficiente para retomar o controle da PF" (Com informações de Globo/Veja)
                                                                        ******
   9. Ilhéus sediará pela primeira vez o Seminário dos Centros Pop (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua) da Bahia com o tema “Promovendo a Identidade para a Qualificação e Reinserção Social”. 

   10. O evento acontece na próxima segunda–feira (29), das 8 às 17 horas, no auditório da Faculdade Madre Thaís. O evento voltado para gestores e técnicos da área, tem como objetivo realizar a capacitação, trocar experiências e discutir políticas públicas para os cidadãos em situação de rua.
 
   11. As inscrições para o Seminário já estão abertas, com vagas limitadas e podem ser realizadas pelo endereço eletrônico, (https://www.sympla.com.br/seminario-dos-centros-pop-da-bahia-2017__143010), gratuitamente. Estudantes do curso de Serviço Social da Faculdade Madre Thaís, União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime), Universidade Norte do Paraná (Unopar) e Centro Universitário Internacional (Uninter), podem participar.
 
   12. Para Soane Galvão, secretaria municipal de Desenvolvimento Social, realizar um seminário desse porte pela primeira vez em Ilhéus representa a valorização do debate sobre esta temática no município. “Vamos sediar o Seminário Estadual pela primeira vez, isso mostra que estamos no caminho certo. É um momento esperado e muito importante, que vamos apresentar nosso trabalho e trocar experiências com profissionais que atuam diariamente na tentativa de tirar essas pessoas da situação de rua”, afirma.

   13. Numa solenidade em seu gabinete, o prefeito Fernando Gomes assinou ordem de serviço para a construção de uma passarela ligando o Góes Calmon e bairros da zona Sul ao centro da cidade de Itabuna.  A obra terá um custo de R$ 1.275.288,00, será executada por uma empresa local e a inauguração está prevista para 28 de julho, quando a cidade festeja 107 anos  de emancipação política e administrativa.

   14. O prefeito destacou a importância da obra como projeto de mobilidade urbana e anunciou projetos voltados para a melhoria do tráfego em Itabuna, como uma nova ponte de acesso ao shopping Jequitibá e interligação da BR 101 e 415 através do Hospital de Base. 

   15. Outra obra de mobilidade interligaria o bairro São Judas à BR 101, desafogando o tráfego do perímetro central da cidade. Ele também anunciou que o Tribunal de Justiça deve concluir até o início do próximo ano a ampliação do Fórum de Itabuna, com a construção de uma segunda etapa com quatro andares e elevadores.

   16. A Prefeitura inicia, nesta segunda-feira (29), o credenciamento para atuar como mototaxista em Salvador. O processo é conduzido pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e serão selecionadas pessoas físicas para a outorga de 2.938 autorizações para a exploração do Serviço do Transporte Individual de Passageiros com o uso de motocicletas (Mototáxi).
 
   17. A apresentação dos documentos exigidos em edital deve ser realizada na Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), no Vale dos Barris, no período indicado pela letra inicial do nome do interessado. Para as pessoas cujos nomes são iniciados com letras de “A" a "M”, o período de entrega dos envelopes será de 29 de maio a 2 de junho, das 8h às 16h. Quem tem nome iniciado com letras entre “N" e "Z”, deve fazer a entrega entre 5 e 9 de junho, também das 8h às 16h.
 
   18. O líder do DEM na Câmara Municipal de Salvador, vereador Aleluia, salientou que a audiência pública sobre o projeto Escola Sem Partido que será realizada na segunda (29), no plenário da Câmara Municipal de Salvador, é mais uma oportunidade para esclarecer o que é o projeto. "Há muita desinformação difundida sobre o projeto, de forma proposital", salientou Aleluia.

   19. O evento na Câmara Municipal de Salvador ocorre às 9h e contará também com as presenças do coordenador nacional no movimento Escola Sem Partido, Miguel Nagib, e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC/RJ). "Estão dizendo que o Escola Sem Partido propõe uma mordaça, o que não é verdade, ou que os professores estariam impedidos de ensinar, por exemplo, a teoria da evolução, como insinuou o deputado Bacelar. Isso é absurdo, é falso!", rebateu Aleluia.

   20. Na próxima segunda-feira, dia 29, a partir das 8h, acontece a 2ª etapa do UPB Debate, com o tema “Novo modelo de pactuação de saúde já!”. Esse segundo encontro será uma continuação da discussão já iniciada na 1ª etapa, com o mesmo tema, que aconteceu em 25 de abril. O evento acontece no auditório Prefeito Lomanto Junior, localizado na sede da União dos Municípios da Bahia – UPB, na Terceira Avenida, do Centro Administrativo da Bahia – CAB.

   21. Às 9h30, o Coordenador dos Consórcios de Saúde, Nelson Portela, vai falar sobre Consórcios de Saúde. Em seguida, às 10h10, a assessora de Planejamento e Gestão (APG) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e representante da coordenação de Planejamento Regional Integrado (COPRI), Joana Molesine, fala sobre Programação Pactuada e Integrada – PPI.