Política

VANDALISMO EM BRASILIA deu sobrevida a Temer e governo ainda resiste

Socialistas comandados por Lidice da Mata vão se reunir em Salvador no final de semana com a proposta para Diretas Já. Não se sabe se envolve Senado e Governadores.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/05/2017 às 19:43
Vandalismo tem conta de prejuízos que AGU vai cobrar das centrais sindicais
Foto: GI
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O presidente Michel Temer (PMDB) teve uma sobrevida razoável após o vandalismo praticado por manifestantes convocados por centrais sindicais e partidos políticos de esquerda que incendiaram ministérios, depenaram áreas, quebraram vidros e mostraram que pretendem conquistar as Diretras Já na tora. E, também, afastar o presidente do poder. 

   2. Ora, já comentamos aqui que, Temer já disse que não renuncia, teme perder o foro privilegiado e acabar na cadeia, e a sua saída do governo depende dos partidos politicos que ainda o sustentam - PMDB, PSDB, PTB, PP, PD< etc. Em tese, diante do vandalismo, a população de uma forma geral, aprovou a convocação do Exército.

   3. O vandalismo ajudou Temer e os partidos políticos que são contra o presidente submergiram e tentam, agora, dizer que o vandalismo foi praticado por ativistas 'black block', a violência quem cometeu foi a PM, e eles não têm nada a ver com isso. 

   4. É dificil saber se isso é verdadeiro ou não. E a conta, óbvio, foi para os partidos e as centrais sindicais, e mais o movimento 'Povo sem Medo'. A CNNB, a OAB, ABI, pródigas em criticar o governo, a OAB protocolou um pedido de impeachment, se recolheram.

   5. O problema de Temer é que, a cada dia tem uma agonia nova. A de hoje foi a renúncia de Maria Silvia, da presidência do BNDES, alegando problemas pessoas. A midia especializada em economia diz que ela estava sendo pressionada por empresários para liberar empréstimos e esse teria o motivo. Não creio. Admito que Silvia, a qual tem bom curriculo no meio empresarial, não quer sujar seu nome no governo que derrete e pulou fora antes que a barca afunde de vez.

   6. No mesmo dia em que Maria Silvia Bastos Marques renunciou à presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ), o governo Temer anunciou o nome do economista Paulo Rabello de Castro para assumir o cargo.

   7. Castro era presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desde junho do ano passado, quando o novo governo tomou posse. O economista é ligado a Temer e foi um dos defensores das reformas que o presidente tenta aprovar, como a da Previdência, por exemplo.

   8. O ministro da Fazenda, Henrique Meireles, disse também hoje que o quadro não é tão grave como se pinta no plano da economia e está sendo apontado como um dos presidenciáveis para uma eleição indireta. Meireles comenta que estão pintando um quadro horrível do país quando não é bem assim. 

   9. Pra completar o dia, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu autorização e celeridade ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), para colher o depoimento do presidente da República, Michel Temer (PMDB), do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) e do deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) no curso do inquérito aberto contra os três com base na delação da JBS.

   10. Janot afirma que, por haver investigados presos — Andrea Neves e Frederico Pacheco de Medeiros, irmã e primo de Aécio, e Mendherson Souza Lima, ex-assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG) —, o prazo para a conclusão da investigação por parte da Polícia Federal e da própria apresentação da denúncia pela Procuradoria-Geral da República (PGR) deve ser mais curto.

    11. Pelos cálculos do procurador, o inquérito deve ser concluído em dez dias e a denúncia, apresentada em cinco. Em relação ao depoimento de Temer, o procurador-geral disse no pedido enviado a Fachin que a oitiva deve acontecer “nos moldes a serem definidos por Vossa Excelência”. 

   12. Em resumo: o governo central mata um 'leão' a cada dia e vão surgindo novos. Até quando isso vai durar, ninguém é capaz de fazer a mínima previsão. 
                                                                                 *****
   13. A piada do dia foi de Lula. A caminho do hexa, Lula quer ensinar a combater a corrupção
Em pouco mais de 13 anos de governo, foram 26 ministros envolvidos em escândalos de corrupção e inúmeras possíveis falcatruas. Lula deve zombar de outros.

   14. Com o tema “Em tempos de golpe, resistência, unidade e luta”, a categoria petroleira da Bahia participa do seu VI Congresso, que começa neste sábado (275), abordando assuntos de relevância no momento atual, como “A lava jato, o desmonte do Sistema Petrobrás e as consequências políticas e econômicas para o povo brasileiro” e “Gênero, sexualidade e direitos”`.

   15. Na pauta também o debate político sobre a corrupção em que está envolvido o presidente Temer e seu governo, depois das denúncias de propinas reveladas nas gravações feitas pelos empresários do grupo JBS. Além de investigado pelo STF, Temer já tem 13 pedidos de impeachment no Congresso e em Brasília o debate é sobre o processo de eleição indireta, com a cassação da chapa Dilma x Temer no TSE, enquanto a CUT, Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo e movimentos sociais exigem Diretas Já.

   16. No relatório sobre o material apreendido no gabinete e nas residências do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) durante a Operação Patmos, deflagrada no dia 18, a Polícia Federal diz ter encontrado “diversos comprovantes de depósitos e anotações manuscritas, dentre elas a inscrição ‘CX 2′”.

   17. A lista completa de materiais apreendidos inclui telefones celulares, obras de arte, documentos e anotações sobre a Construtora Norberto Odebrecht e Joesley Batista.

   18. No apartamento que o senador tem na Avenida Vieira Souto, no Rio, os agentes encontraram “diversos documentos acondicionados em saco plástico transparente, dentre eles um papel azul com senhas” e “diversos comprovantes de depósitos e anotações manuscritas, dentre elas a inscrição caixa 2”.

   19. Um aparelho bloqueador de sinal telefônico também foi apreendido, além de uma escultura e 15 quadros – um deles com a inscrição “Portinari”.

   20. Como diria o finado vereador Zé Raimundo, se vivo fosse: "Esse Aéco é um canco".

   21. Vence na próxima terça-feira (30) a prazo para os contribuintes que possuem veículos com placas de final 5 quitarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) lembra que existe ainda a opção do pagamento do IPVA em três parcelas, com o vencimento da primeira também no dia 30 de maio. Caso o contribuinte prefira pagar em cota única sem desconto, a data limite é 31 de julho.

   22. Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Também neste mês de maio, os proprietários de veículos de placas de finais 3 e 4 que optaram pelo parcelamento devem estar atentos ao pagamento da segunda cota, que vence nos dias 29 e 30, respectivamente. Além disso,  no dia 29 também vence o prazo para pagamento em cota única, sem desconto, do imposto devido pelos veículos com placas de final 2.

   23. As datas de vencimento para as demais placas podem ser consultadas no calendário do IPVA 2017, disponível no site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br), clicando-se no canal Inspetoria Eletrônica e em seguida em IPVA. A Secretaria da Fazenda ressalta que não encaminha para os contribuintes boleto de pagamento do imposto. 

   24. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071. O pagamento é integrado: é necessário quitar ainda a taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavan informado.

   25. Militantes e dirigentes do Partido Socialista Brasileiro discutem, neste sábado (27), a possibilidade de realização de eleições diretas para presidente da República e a situação política do País, após a divulgação de denúncias que atingiram Michel Temer e outros agentes da sua base aliada. O encontro será realizado na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo (CAB), a partir das 9h.

   26. Participam do evento, a presidente estadual do PSB, senadora Lídice da Mata, os deputados Bebeto Galvão (federal), Fabíola Mansur, Marquinho Viana e Ângelo Almeida (estaduais), o vereador de Salvador, Silvio Humberto, além de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores de municípios do interior e integrantes da Executiva Estadual do partido, bem como líderes dos movimentos sindicais, de negritude, LGBT e juventude da sigla.

   27. O lançamento do edital de licitação para a construção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso, deverá ocorrer nos próximos 60 dias, quando o projeto básico, já concluído, estiver completamente detalhado. 

   28. De acordo com o governador Rui Costa, que esteve em Paulo Afonso na manhã desta sexta-feira (26), para inaugurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), o projeto básico da UTI já foi aprovado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), prefeitura e Estado.  

   29. Já estão abertas as inscrições para o concurso público da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Ao todo, estão sendo ofertadas 2.750 vagas, distribuídas pela capital e doze municípios: Juazeiro, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Barreiras, Itaberaba, Jequié, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas. As inscrições podem ser feitas até 19 de junho, exclusivamente pela internet (www.ibfc.org.br), seguindo o horário de Brasília. A taxa é no valor de R$ 70.

   30. De acordo com o edital, 2.000 vagas são destinadas ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar e 750 vagas são voltadas ao Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar. Podem concorrer jovens de nacionalidade brasileira ou portuguesa, entre 18 e 30 anos, que tenham concluído ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio, sendo também observadas outras exigências do edital.

   31. Uma vez habilitado para o curso de formação, seja da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar, o candidato irá ingressar no quadro das corporações como aluno soldado, recebendo bolsa de R$ 937 durante o curso de formação. Quando tiver concluído o curso e, posteriormente, lotado na região de sua escolha, o soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar terão carga horária de 40 horas semanais. A remuneração, composta de soldo e gratificação, é de R$ 3.019 (40h) tanto para a Polícia Militar como para o Corpo de Bombeiros.