Política

ENXURRADA DE FERIADOS só prejudica o país que tenta sair da recessão

Embase afirma que o reabastecimento de água em Salvador já retornou e será normalizado nas próximas 48 horas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/04/2017 às 19:36
Orações na procissão do Fogaréu, em Serrinha
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O país em recessão econômica e vivendo uma intensa crise política e compactuando com uma enxurrada de feriados e dias santos, hoje, sem o menor sentido. Só neste mês de abril foram 4 dias na semana santa, o feriadão que estamos vivenciando com o Tiradentes e vem aí um novo feriadão a partir do dia 28 até 1º de maio, uma vez que os sindicalistas querem parar o Brasil na sexta, 28, e na segunda é o 1º de maio.

   2. Ou seja, só neste abril são quase 8 dias de paralisações em áreas produtivas do país e em áreas essencias como a educação, a saúde e o transporte. Na educação, contando 13 dias de paralisações decretadas pela APLB n o mês passado, a essa altura, com os feriados e dias santos são mais de 20 dias sem aulas. Reposição? Nem pensar. 

   3. Na Bahia, o governo do Estado está sem professores para repor aulas de educandos que entram em licença de saúde. Há casos e mais casos. Na Escola Normal de Serrinha, por exemplo, uma professora teria ficado 3 meses afastadas por problemas de saúde, mas, os alunos ficaram sem aulas de sua matéria porque não havia professor substituto.

   4. Em maio, dia 8, é o dia internacionaol da mulher. Já viu falar nisso? Pois bem, as mulheres estão advogando dia sem trabalho, feriado. E em junho, tem Corpus Christi, dia 15, uma quinta; o São João de quinta a domingo 22 a 25; e o são Pedro, 29 e 30, quinta e sexta. Uma anarquia.

   5. Todos esses feriados deveriam acabar e as datas poderiam ser comemoradas com o comércio funcionando, as escolas funcionando, indústria funcionando. Hoje, em Feira, o Tiradentes foi assim. O Corpus Christi deveria ser assim. Os fiéis vão a procissão, rezam e as atividades funcionam. O que seria mais correto. Fé com trabalho. Tiradentes com trabalho. 1º de maio com trabalho.
                                                                               ******
   6. Em função da forte resistência no Congresso ao texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma da Previdência, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já admite adiar a votação inicialmente prevista para o dia 8 de maio. 

   7. “Se possível vamos votar a matéria no dia 8 de maio, se não for possível, a partir do dia 15”, disse ele nesta sexta-feira em Foz do Iguaçu (PR), onde participa de evento empresarial.

   8. Apesar de assumir que o governo não tem hoje votos suficientes para garantir a aprovação, Maia disse que não se trata de um adiamento. Segundo ele, trata-se de um “aprofundamento na articulação” junto às bancadas para uma melhor compreensão do texto entregue nesta semana pelo relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA). 

   9. “Não haverá adiamento, haverá articulação. E a votação quando estivermos a clareza da vitória. Essa não é uma matéria qualquer, que a gente pode perder no mérito. É uma matéria que é o coração do Brasil”, disse.

   10. Segundo o presidente, ainda há na cabeça dos deputados e da população uma “contaminação” do texto original. “Houve a interpretação equivocada de que os pobres estavam prejudicados, e não estavam porque a vinculação do salário mínimo nunca saiu”, considerou.

   11. Responsável pela articulação do Planalto junto ao Congresso, o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB-BA), descarta o termo “adiamento”, mas admite que há necessidade de uma discussão mais aprofundada do texto. “É preciso maturar melhor a discussão de um texto complexo que foi entregue nesta semana.”.
                                                                               ******
   12. A Embasa informa que foi retomado, às 17 horas desta sexta-feira (21, o abastecimento de água nas localidades afetadas pela interrupção temporária para possibilitar o remanejamento de uma adutora na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). A previsão é que o fornecimento seja regularizado nessas áreas nas próximas 48 horas.

   13. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresenta boletim da “Operação Chuva 2017” nesta sexta-feira (21). Até as 15h30 o órgão tinha recebido 19 solicitações. Foram dois alagamentos de área, três ameaças de desabamento de imóvel, três ameaça de deslizamento de terra, uma árvore caída, um desabamento de imóvel, um desabamento parcial, seis deslizamentos de terra e duas infiltrações. Não há registro de feridos. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

   14. A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia vai promover um Ato Ecumênico em Defesa da Nação e dos Brasileiros, no próximo dia 25 de abril (terça-feira), às 9h, na Fundação João Fernandes (antigo Clube Cruz Vermelha), Largo do Campo Grande.

   15. O ato integra a agenda de luta da entidade contra as reformas da Previdência e trabalhista, propostas pelo governo federal, e deverá reunir diversas denominações religiosas e movimentos sociais. A APLB-Sindicato entende que o testemunho de fé ajudará a direcionar a luta em defesa do estado Democrático de Direito, dos direitos dos cidadãos e dos trabalhadores brasileiros.

   16. Há mais de 20 anos à frente da conta publicitária da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna), a agência RCM apresentou novidades mágicas para a tríplice campanha 2017 “Mães/Namorados/São João” que tem o mote: “Vem comprar em Itabuna. Comércio arretado de bom!”. O lançamento aconteceu no Centro de Cultura, na noite desta quarta-feira (19).

   17. A grande inovação é o uso de aplicativo, que promete agilizar a participação do público, eliminando preenchimento manual de cupons. Outra mudança é o stand da CDL, que sai da Praça Adami para se transformar no Arraiá do Comércio na Praça Camacã. A campanha tem o apoio do SEBRAE, Prefeitura, FICC e empresários locais. O período promocional é de 1º de maio à 30 de junho.

   18. O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB) registrou avanço no mês de março de 2016, melhorando o índice pelo terceiro mês consecutivo. O ICEB marcou -123 pontos em março, indicando melhora de 59 pontos em relação ao de fevereiro (-182 pontos), apresentando um quadro de menor pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior. 

   19. O ICEB avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

   20. Apesar do progresso neste mês, a expectativa geral do empresariado baiano continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando sete meses seguidos nessa região. A melhora do nível de confiança, captada na passagem de fevereiro a março, evidenciou a recuperação nos indicadores de dois dos quatro grupamentos de atividades: Indústria (de -114 para -29 pontos) e Serviços (de -211 para -133 pontos). 

   21. Os setores de Agropecuária (de -123 a -127 pontos) e Comércio (de -201 para -220 pontos), portanto, foram aqueles que ampliaram o pessimismo.

   22. A Agropecuária, após dois avanços seguidos, exibiu um leve recuo em seu indicador de confiança. Com o maior recuo do pessimismo entre os setores, a Indústria permaneceu no posto de atividade menos pessimista. O setor de Serviços, por sua vez, após avanço da confiança, deixou o posto de atividade mais pessimista. E o setor de Comércio, diante do maior retrocesso na confiança entre as atividades, voltou a exibir o maior nível de pessimismo entre os segmentos.

   23. Reformas e construções de escolas e quadras poliesportivas serão realizadas em assentamentos do Movimento dos Sem Terra (MST) na Bahia. A educação no campo é um dos itens da pauta discutida na quinta-feira (20), em reunião realizada na Governadoria, entre o governador Rui Costa, representantes do MST e os secretários de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, da Educação, Walter Pinheiro, e das Relações Institucionais, Josias Gomes. 

   24. Além de educação, também foram discutidos abastecimento hídrico, infraestrutura e, principalmente, produção. 

   25. Para o diretor do MST na Bahia, Evanildo Costa, a reunião mostra que o Governo do Estado continua aberto ao diálogo. “O secretário Walter Pinheiro esteve, na semana passada, em várias regiões, fazendo o levantamento das escolas que precisam ser ampliadas, das que precisam ser construídas e da necessidade de quadras poliesportivas. O governador garantiu, aqui, que as demandas em relação às escolas e de quadras serão atendidas”. 

   26. O deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), indicação ao governador do Estado, solicitando a construção do novo traçado da BA-001, no trecho que liga os municípios de Valença e Camamu. 

   21. Justifica: a BA-001 é considerada um importante corredor viário de acesso à capital do Estado através da utilização da travessia Itaparica- Salvador por Bom Despacho. "O atual traçado da BA-001, no trecho que liga as cidades de Valença e Camamu, não mais atende aos requisitos de fluidez e segurança no tráfego de veículos. Afinal, ao longo dos anos, ocorreu o crescimento de alguns fatores dificultadores do tráfego dos veículos que circulam por este importante corredor viário", argumentou Hildécio.

   22. O parlamentar destacou como exemplo a expansão populacional, que ocasionou o estrangulamento do corredor. "São cidades que enfrentam engarrafamentos, o que promove agravo nas condições de vida dos munícipes, como também compromete as condições de trafegabilidade", salientou, reforçando que a intervenção trará melhor comodidade e segurança aos usuários, considerando a precarização em que se encontra o atual traçado, bem possibilitará infraestrutura turística para o acesso aos balneários litorâneos do Baixo Sul, a exemplo dos balneários do Arquipélago de Tinharé, como também o acesso às localidades de Barra Grande de Maraú e Itacaré.