terça-feira, 23 de maio de 2017
Política

Vereadores de Salvador participam da festa pelos 85 anos da OAB-BA

Kiki Bispo, Rogéira Santos e Duda Sanches, todos advogados, ressaltaram inserção da Ordem na sociedade
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 20/04/2017 às 18:47
Parte da mesa que dirigiu a solenidade
Foto: Valdemiro Lopes

Os vereadores Kiki Bispo (PTB, 2º vice-presidente da Câmara de Salvador), Rogéria Santos (PRB) e Duda Sanches (DEM) representaram o legislativo municipal na solenidade de comemoração dos 85 anos de fundação da seção baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), na noite de quarta-feira, 19, no Sheraton da Bahia Hotel.

Os parlamentares, que são também advogados, destacaram a importância histórica da entidade no fortalecimento da profissão e no apoio à sociedade em lutas históricas. Segundo Kiki “a OAB tem uma aproximação com a população. É uma porta-voz dos clamores que vem da rua, está muito atenta ao que a sociedade tem se pautado e muitas vezes tem se colocado ao lado do povo, defendendo e salvaguardando os nossos direitos. E neste ponto tem uma semelhança muito grande com a Câmara, que é o poder que representa os cidadãos”.

Na opinião de Duda “essa instituição hoje superou a fronteira da defesa profissional dos advogados. Ela dialoga com a sociedade, coloca a opinião dela sobre os mais diversos assuntos do nosso cotidiano”.

Para Rogéria, que é membro da Comissão do Idoso da Ordem, é um orgulho fazer parte da entidade: “Quando a gente vê a instituição defendendo os princípios do Direito, os primórdios da constituição do Direito e a nação, nos orgulhamos muito. Me orgulha pertencer a uma instituição que preserva a ética e se mantém atuante num momento de crise no nosso país”.

Ideais inspiradores

O presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, lembrou a história da entidade, sua importância para a advocacia baiana e a expectativa para o futuro: “Éramos pouquíssimos naquela segunda-feira, 11 de abril de 1932, quando, no Instituto Histórico da Bahia, foi eleita a primeira diretoria tendo Dr. João Marques dos Reis como presidente. Passadas mais de oito décadas, somos mais de 41 mil advogadas e advogados em todo o estado, todos unidos pelos ideais que inspiraram os idealizadores de ontem e continuam a inspirar os guerreiros de hoje”.

Com a presença dos presidentes de todas as subseções baianas a solenidade foi marcada por entrega de medalhas e diplomas comemorativos à data. Ainda na celebração foi aprovada a proposta que prevê a criação de Procuradorias de Prerrogativas Regionais e Adjuntas nas subseções baianas — todas ligadas à Procuradoria de Prerrogativas da OAB-BA.

A solenidade contou com a participação do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, de personalidades da área jurídica e da sociedade baiana, de lideranças da advocacia e autoridades das esferas estadual e municipal.