Política

SALVADOR 468 ANOS: Leo Prates comemora tombamento do Cristo

Vereador foi autor da indicação para o tombamento pela Fundação Gregório de Matos
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 29/03/2017 às 18:38
Leo: feliz com o acatamento de sua indicação
Foto: LB

O tombamento do Cristo da Barra, pela Fundação Gregório de Matos (FGM), nesta quarta-feira, 29, deixou especialmente feliz o presidente da Câmara de Salvador, vereador Leo Prates (DEM), autor da indicação sobre o assunto.

Segundo o democrata o tombamento é o ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de prioridade, “levando em conta o reconhecimento da sua função social, e sua importância histórica, artística ou cultural para a sociedade atual e futura”.

O monumento foi esculpido pelo italiano Pasquale de Chirico, em Gênova, e trazido para Bahia a pedido do desembargador judeu convertido ao catolicismo, José Botelho Benjamin, que fez a doação para presentear a cidade, tornando-se propriedade da Prefeitura e da FGM, atual responsável pela fiscalização e manutenção de Salvador.

“No dia do aniversário de Salvador, a cidade ganha mais um presente. O tombamento de um monumento com uma importância histórica em uma cidade que as pessoas são movidas pela fé, deixa o nosso povo ainda mais abençoado”, diz o edil.