Política

Câmara Itinerante recebe reivindicações de moradores insatisfeitos

Nem todos os vereadores acompanharam a sessão. Alguns só fizeram marcar presença
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 27/03/2017 às 19:29
Sessão aconteceu no Hotel Sol Barra
Foto: Antonio Queirós

Uma enxurrada de reivindicações de obras e intervenções governamentais, especialmente da Prefeitura, em alguns dos 21 bairros da região Barra/Pituba foi o que se viu e ouviu durante a primeira sessão ordinária do projeto Câmara Itinerante na tarde desta segunda-feira, 27, no Hotel Sol Barra, quanto a Câmara de Salvador retomou a atividade, criada no ano 2000, mas esquecida na última legislatura.

O encontro contou com boa presença de público, mas de vereadores nem tanto, apesar do presidente Leo Prates (DEM) ter anunciado a participação de 38 edis ao todo. Alguns, porém, marcaram presença, disseram “oi” ao público e colegas e foram embora, como é o caso de Igor Kannário (PHS), Carlos Muniz (PTN) – ambos nem ficaram para a abertura dos trabalhos – e o líder do governo, Henrique Carballal (PV), que já chegou atrasado e não permaneceu muito tempo. A saída do democrata, antes das 16 horas, para participar de uma posse, parece ter dado a senha para a saída de boa parte dos presentes, deixando a reunião bastante esvaziada.

Em homenagem à ex-vereadora Eliana Kertész Prates propôs um minuto de silêncio e foi aprovado, por unanimidade, um projeto de resolução, subscrito por todos os edis presentes, dando o nome da artista plástica ao Centro de Cultura da CMS.

Barra pede socorro

Um dos pedidos mais contundentes veio do presidente da Associação de Moradores e Amigos da Barra (Amabarra), Waltson Campos, que entregou extenso documento pedindo à Câmara a intermediação com a Prefeitura na solução de demandas como a retirada dos quiosques dos vendedores de coco e baianas de acarajé da área, os transtornos causados pelo modelo imposto para o Carnaval e a conclusão de obras no projeto de requalificação do Bairro.

Segundo ele os moradores da região não têm sido ouvidos nas intervenções feitas por lá pelo Município. Reclamou do esvaziamento do comércio local, com o fechamento de grande quantidade de lojas, da fiação elétrica ainda exposta (a revitalização prometia embutir o material) e a dificuldade de interlocução com a Ouvidoria municipal, que, em suas palavras “só gera protocolo e não resolve os problemas”.

Claudionor Gonçalves, presidente da Associação de Moradores da Graça, também se queixou dos inconvenientes causados pelo Carnaval, queixou-se da proliferação e da falta de fiscalização no comércio de alimentos por ambulantes e solicitou mais obras por parte do Executivo.

Nilza de Jesus Silva, líder popular do Alto das Pombas, alegou que o bairro sempre foi esquecido pelas autoridades e apontou carências no saneamento básico e na limpeza urbana, iluminação pública deficitária e ligações elétricas inseguras e desorganização do trânsito. Defendeu ainda o retorno dos agentes comunitários de saúde.

Vale das Pedrinhas, Nordeste de Amaralina e Santa Cruz foram outras localidades cujos líderes reivindicaram mais serviços municipais, como posto de saúde de emergência e cobertura de canais.

Apoio de todos

Em resposta às reivindicações vários edis se pronunciaram a favor do atendimento dos pedidos e do encaminhamento das soluções para os problemas revelados, como Aladilce Souza (PCdoB), autora do proposição que restituiu a Câmara Itinerante. Durante a sessão, Prates solicitou aos presidentes das comissões temáticas do Legislativo o empenho nessa resolução.

O presidente da CMS se declarou também favorável ao pagamento de gratificação aos  policiais militares que trabalham na Casa, classificando de justo o pleito, suspenso pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Ele anunciou que recorrerá da decisão, mas acata a determinação do órgão. Anunciou que o problemas será resolvido através de projeto de lei que legalize o benefício.

Prates lamentou ainda a morte de Eliana Kertész no domingo, 26: “Eliana marcou a paisagem de Salvador com suas Gordinhas e escreveu seu nome na história da Câmara como a vereadora mais votada de todos os tempos. Eliana Kertész deixa saudade a filhos, familiares e amigos pela mãe, mulher e ser humano estelar que passa a compor a constelação baiana no céu. Meus sentimentos a Mário, Chico, Duda, Marcelo, Mariana e Sérgio”.