Política

NOMES TRADICIONAIS DO PSDB afundam e DÓRIA pode emergir para 2018

Novo decreto da APLB/Sindicato: segunda feira as escolas públicas reabrem e ponto dos salários não pode ser cortado
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/03/2017 às 18:39
Aécio e Alckmin afundam e Dória pode ser o nome do PSDB
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Segundo o Painel/Folha SP pelo menos três partidos fizeram pesquisas qualitativas para medir os estragos provocados pela Operação Carne Fraca e sobre os depoimentos de executivos da Odebrecht, na Operação Lava Jato, em especial de Marcelo Odebrecht. 

   2. O resultado não trouxe surpresas em realação a Lava Jato e as delações envolvendo o PSDB e o PT, com os prováveis candidatos desses partidos piorando suas situações para 2018. Quanto a Carne Fraca o eleitor acha que a Policia Federal exagerou e cobra uma reação mais firme de Temer.

   3. Não é à toa que o prefeito de SP, João Dória, ocupa mais espaços na midia visando uma possível candidatura em direção a Brasília e o PT admite, em algumas conversas, que o melhor para o partido é aliançar-se em 2018, abrindo mão da cabeça da chapa ao Palácio do Planalto. Quanto a carne fraca o governo tem tentado ser mais enérgico e até já conseguiu alguns bons resultados. 

   4. A questão é que o mercado externo é muito exigente e existem produtos de outros países disputando esse espaço mundial, situação complicada e que ainda deve durar meses. Quando ao mercado interno, a pesquisa apontou - especialmente segmentos das classes C e D - que a população sempre comeu carne e nunca teve problemas. 

   5. Este mercado, portando, estaria resolvido, precisando de novas campanhas e baixar os preços dos produtos.
                                                                        ******
   6. A APLB/SINDICATO reabre as escolas nesta segunda-feira, 27. Em nota, snoba: - Ainda não podemos dizer que a luta acabou, pois a nefasta PEC 287 que traz a proposta da reforma da previdência continua aterrorizando os trabalhadores. Mas podemos dizer sim, sem sombra de dúvida, que os dez dias da Greve Nacional da Educação, de 15 a 24 de março, foram dias vitoriosos.

   7.  E, para fechar este ciclo, no último dia da greve, nesta sexta-feira, 24 de março, a APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia promoveu  uma manifestação que revela a sua marca de sindicato aguerrido e de luta. 

   8. Não podia ser diferente! Convocados pela APLB-Sindicato, centenas de trabalhadores em educação, centrais sindicais como CTB, CUT, Sindicato dos Comerciários, frentes Povo Sem Medo e representantes de outras categorias, se reuniram na Avenida ACM e saíram em caminhada, em um forte protesto, até o Caminho das Árvores, na residência do deputado Federal Arthur Maia (PPS-BA), relator da proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência, a famigerada PEC 287.

   9. A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia registra pesar pela morte da artista plástica baiana, Eliana Kertész. A originalidade das artes e a marca da passagem pela vida pública são alguns destaques da trajetória de Eliana, citados pela Bancada. 

   10. “O falecimento de Eliana Kertész representa uma imensa perda para a Bahia pelo significado de seu trabalho nas artes e na política, sendo uma mulher que enfrentou desafios pelo interesse que demonstrava com as questões públicas”, afirmou o líder da Oposição, deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB. 

   11. O deputado Sandro Régis (DEM) também lamentou a morte da artista. “Eliana Kertész abraçou com amor e dedicação todas as atividades, levando a Bahia para o mundo, através de sua arte. Vale lembrar também a sua experiência na política, influenciando muitas mulheres. Transmitimos a Mário Kertész, a todos os familiares de Eliana, em especial aos seus filhos Marcelo, Maria Eduarda, Mariana e Francisco muita força neste momento de dor”, disse.

   11. O secretário Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Guilherme Bellintani, lamentou a morte da artista plástico, Eliana Kertész, neste domingo, 26, e destacou o importante trabalho realizado pela artista para Salvador. "Eliana foi secretária de educação e cultura, duas áreas pelas quais passei nos últimos anos, e, de perto, vi o quanto as ações de Eliana ainda impactam positivamente na cidade de Salvador", afirmou o secretário.

   12. Bellintani também ressaltou a vibração de Eliana ao compor obras que dialogam com as necessidades de grupos minoritários: "Eliana fez com genialidade uma obra forte, feminista, revolucionária, mas de forma absolutamente agradável e esteticamente admirável. Não é fácil ser politicamente correta e não ser chata. Não é fácil ser tão dura, direta e ao mesmo tempo afetuosa e sedutora em uma só obra. Vai, querida Eliana, ocupar os céus com tanta força e leveza", destacou.

  13. O prefeito ACM Neto vai colocar o nome de Eliana Kértész na praça das Gordinhas, em Ondina, final da Ademar de Barros. Esse projeto foi realizado no governo de Antonio Imbassahy tendo à frente o entusiasta da idéia, Francisco Senna, então presidente da Fundação Gregório de Mattos

   14. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA), desembargadora Maria Adna Aguiar, estará em Ilhéus, na próxima segunda-feira, 27 de março, para participar da audiência global de conciliação com os trabalhadores credores para discutir a situação do município e tentar uma repactuação do acordo já firmado perante o Tribunal. 

   15. Ilhéus tem a maior dívida trabalhista da Bahia, de R$ 131 milhões. O prefeito Mário Alexandre e o Procurador Geral, Fabiano Resende, também estarão presentes à audiência.

   16. A Câmara Municipal de Salvador lança, na semana do aniversário da cidade, mais uma iniciativa que aproxima a Casa do cidadão. Desta vez, o Legislativo promoverá sessões nas Prefeituras-Bairro da capital. A primeira atividade do Câmara Itinerante acontece nesta segunda-feira (27), a partir das 14h30, no Sol Barra Hotel, na Barra.

   17. Vereadores e moradores de 21 localidades da Prefeitura-Bairro Barra/Pituba vão debater temas de interesse das localidades. Dez líderes comunitários já se inscreveram para falar sobre as principais demandas da região.

   18. No Câmara Itinerante, a Casa leva à Prefeitura-Bairro, onde ocorrerá a sessão, a estrutura operacional das áreas Legislativa e Administrativa.

   19. A Prefeitura-Bairro onde ocorrerá a primeira sessão itinerante compreende os bairros de Alto das Pombas, Amaralina, Barra, Calabar, Caminho das Árvores, Canela, Chapada do Rio Vermelho, Costa Azul, Engenho Velho da Federação, Federação, Graça, Itaigara, Jardim Armação, Nordeste de Amaralina, Ondina, Pituba, Rio Vermelho, Santa Cruz, Stiep, Vale das Pedrinhas e Vitória.

   20.  Prefeitura de Itabuna manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento da funcionária Juciara Amaral dos Santos, 41 anos, ocorrido neste domingo, 26 de março. Há quase 20 anos Juciara era servidora da Prefeitura, lotada na Secretaria de Governo. Juciara estava em tratamento de uma doença em Salvador.

   21. “Neste momento de dor, a Administração Municipal e todos os companheiros de trabalho se solidarizam com familiares e amigos”, disse o prefeito Fernando Gomes. Juciara era solteira e deixa uma filha. O local do velório e horário do sepultamento ainda serão divulgados pela família.- 

   22. As pessoas com deficiência que tinham dificuldade para utilizar o transporte municipal por falta do passe não enfrentarão mais o problema. Na manhã desta sexta-feira (24) a Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) de Lauro de Freitas entregou 317 passes.

   23. “Estamos priorizando o atendimento das pessoas, contribuindo com a inclusão para atingir o objetivo do nosso governo que é justiça social. Esta é uma orientação da nossa prefeita” explicou o secretário da SETTOP Olinto Borri.  

   24. Desde abril do ano passado o município não emitia passes, causando transtornos a quem precisa do transporte municipal para se deslocar.  A partir de agora o cidadão com deficiência vai ter a garantia do acesso aos transportes alternativos complementares e em ônibus metropolitano, sem restrições.
21. Nesta terça-feira, dia 28, acontece a primeira edição do UPB Debate, com o tema “A Bomba Relógio do Plano de Carreira da Educação nos Municípios da Bahia”.

   25.  O projeto terá início a partir das 8h, no auditório Prefeito Lomanto Junior, localizado na sede da instituição na Terceira Avenida, do Centro Administrativo da Bahia – CAB.

   26. Os municípios tiveram o prazo até 31 de dezembro de 2016 para elaborarem planos de carreira para os professores e os profissionais da educação básica de suas redes.  A formação inicial e continuada, o processo de escolha de diretores das escolas, o número máximo de alunos por sala de aula, o sistema de avaliação e a progressão funcional são itens contemplados no plano. A partir deste encontro, os gestores propõem a adequação do plano à realidade de cada município e à sua estrutura.

   27. A programação do UPB Debate, que vai das 8h às 12h, contempla a mesa de abertura, com a participação do presidente da UPB, Eures Ribeiro, do Secretário de Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, da Presidente da Undime-BA e Presidente da Undime-Nordeste, Gelcivânia Mota e do Coordenador da Rede de Assistência Formativa para Elaboração/Reelaboração e Gestão de Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação (SASE-MEC/COPE-SEC/UNDIME-BA), Anderson Passos.

   28. Presidentes e executivos de associações do setor atacadista e distribuidor de todo o país estiveram reunidos em Salvador entre os dias 24 e 26 de março. Eles representam um mercado que gera mais de 350 mil empregos diretos e soma faturamento anual da ordem de R$ 220 bilhões. O Seminário ABAD & filiadas, que aconteceu no Hotel Deville, em Itapuã, discutiu temas como reforma tributária, o futuro da cadeia do abastecimento, equilíbrio e ética na política de preços, pleitos, entre outros assuntos. 

   29. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) e co-realização da Associação dos Agentes de Distribuição da Bahia (ASDAB).