segunda-feira, 20 de novembro de 2017
Política

A CADA DIA UM PROTESTO NA BAHIA e alguém pagará por isso em 2018

Está chegando o momento do governo do estado criar uma PPP para a Educação como fez com a Saúde.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/03/2017 às 19:23
Movimento Mobiliza Tucano parou a Rio-Bahia na altura do Jorro, por 7 horas
Foto: Josevaldo Campos
    MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A cidade do Salvador e agora também algumas cidades no interior da Bahia e estradas têm sido palcos de protestos com enormes prejuizos para a população, os manifestantes alegando as mais diferentes causas. 

   2. Hoje, pelo menos, dois desses movimentos aconteceram em Salvador, um promovido pela APLB no centro da capital com meia dúzia de comunistas do PCdoB gritando palavras de ordem contra a reforma da previdência (as aulas por decreto da APLB só voltam no dia 27), outro na Av Paralela por conta da morte de dois jovens no bairro da Paz, e outro ma BR-116 NO, próximo de Caldas do Jorro, também condenando a reforma da previdência.

   3. Virou moda e tome prejuizos as pessoas que vão trabalhar, prejuizos para o comércio e para os setores outros. A BR-116 NR ficou travada por 7 horas pelo pessoal do Movimento Mobiliza Tucano. Formou-se uma fila de caminhoneiros por quilômetros e nem ambulância passava.

   4. Na maioria dos casos, como o governador Rui Costa é do PT, a PM negocia, discute, passa horas até resolver as paradas. Um grupo de 30 pessoas fez uma passeata na Paralela, hoje. O correto seria o GRAER chegar e mandar abrir uma parte da pista para os veiculos. Mas, nada aconteceu.

   5. Óbvio que governador paga um preço por isso. a população vai se irritando e dá o troco nas urnas. Veja o que está acontecendo com as escolas estaduais: fechadas até dia 27 por decreto da APLB e o governo do Estado não dá uma nota, o secretário Walter Pinheiro nada fala e vai ficando por isso mesmo. Isso vem desde o último dia 14, protesto pelo Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência. 

   6. O ensino da Bahia é um dos mais fracos do país. O governador tem feito um esforço enorme para melhorar a educação, mas, não avança. APLB vai dizer que vai repor as aulas e os salários são pagos integralmente.
                                                                       *******
   7. Mais uma: Servidores técnicos-administrativos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) paralisaram as atividades nesta segunda-feira (20). Eles se mobilizaram nos acessos da instituição.

   8. Os manifestantes reivindicam entre outras coisas, reposição salarial com base na inflação, adicional de insalubridade, valorização do servidor público e protestam contra as reformas trabalhista e da Previdência do Governo Federal. O ato deve seguir até a sexta-feira (24).

   9. A Ascom do vereador Igor Kannário, "Principe do Gueto" (como está na porta de seu gabinete), envia texto pedindo publicação na imprensa afirmando que o vereador é revolucionário e que estaria dando entrada a uma série de projetos "de grande importância" para Salvador. Quando perguntada quais projetos seriam esses ela respondeu que "ele não quer divulgar por enquanto". 

  10. Deve ser uma nova modalidade de PL: 'Balão de ensaio'.

   11. A Procuradoria Geral do Estado da Bahia publicou ontem (16) o edital de abertura da seleção para estágio de nível superior de pós-graduação em Direito no órgão. As inscrições acontecem no período de 03 a 07 de abril de 2017 e serão realizadas através do site do Instituto Euvaldo Lodi www.ielestagio.org.br.

   12. Para concorrer, o candidato deve possuir graduação em Direito. Para ser admitido, deverá estar devidamente matriculado e cursando uma pós graduação também em Direito. Estão sendo oferecidas 50 vagas, sendo 34 para Salvador, 05 para Feira de Santana, 04 para Vitória da Conquista, 03 para Juazeiro, 02 para Itabuna, 01 para Barreiras e 01 para Teixeira de Freitas. 

   13. Deste total, 10% são reservadas para portadores de necessidades especiais cujas atribuições seja compatíveis com sua condição e 20% para candidatos com carência financeira comprovada de acordo com os requisitos exigidos no edital.

   14. A seleção será realizada por meio de prova objetiva de Direito Constitucional, Administrativo, Processo Civil e Português, além de redação, a ser realizada no dia 23 de abril de 2017 em locais a serem previamente divulgados. 

  15. O prefeito festeiro de Salvador lançou a programação do aniversário da cidade, 29, com dezenas de shows. E tome festa.

   16. Como a empresa francesa Vinci comprou a concessão do Aeroporto de Salvador por 30 anos daqui a pouco vão mudar o nome para Carrefour, segundo a tese da Arena Itaipava e do Carnaval Skol.

   17.  Depois de Feira de Santana e Vitória da Conquista, o presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel, foi hoje (20), ao extremo-sul da Bahia, em Eunápolis, debater a segurança pública na Bahia, dentro do fórum Pacto pela Vida, com o chefe do Executivo, governador Rui Costa, a chefe do Judiciário, desembargadora Maria do Socorro, a chefe do Ministério Público, Ediene Lousado, e o defensor-geral, Clériston Cavalcante de Macedo. 

   18. Resumindo a sua participação nesses três eventos, em regiões diferentes da Bahia, o presidente Coronel constata que o grande problema é um só: o tráfico de drogas e as suas respectivas facções que infestam o interior, levando intranquilidade e risco para municípios antes pacatos e ordeiros, que historicamente apresentavam casos esporádicos de crimes contra o patrimônio e, menos ainda, contra a vida. 

   19. Tá na hora do governo do Estado criar umas PPP na área da educação como fez com a saúde.

   20. Brilhante a iniciativa do juiz José Brandão Netto de criar o "Toque de Educação" em 4 municípios do NE da Bahia. Quem falta aula, os pais são chamados a responsa,

   21. O município de Almadina, no sul da Bahia, festejou 55 anos de emancipação mostrando a dinâmica de trabalho da nova gestão. É uma das sete cidades baianas administradas pelo PTN e atraiu o presidente estadual da legenda, deputado federal Bacelar, para conferir as obras do programa habitacional iniciado pelo prefeito Milton Cerqueira, além das principais demandas da região.

   22. Almadina é uma das cidades contempladas pelas emendas apresentadas por Bacelar em Brasília, no total de R$ 600 mil, que serão investidos em equipamentos de saúde, manutenção dos postos municipais, pavimentação e ações de infraestrutura da cidade.  

   23. Desenvolvimentos Pessoal e Sustentável; Gestão de Convênios, Pública, de Pessoas e Liderança; Governo; Habitação; Inovação e Melhoria de Processos; Mobilidade Urbana; Programas Sociais; e Saneamento, estes são os cursos de educação à distância (EAD) que serão disponibilizados para servidores públicos do Município de Ilhéus.

   24. A capacitação faz parte de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal, através do programa Universidade Caixa Poder Público (UCPP).

   25. Com o objetivo de preparar o empresariado baiano para lidar da melhor forma possível com o atual momento do país, a Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE), promove, na quarta-feira (22), o AJE Capacita. Com o tema, “Investimentos e previdência - As melhores alternativas para você investir melhor”.

   26. O evento será aberto ao público e acontece a partir das 19h, na Fecomércio-BA, localizada na Casa do Comércio, na Av. Tancredo Neves. As inscrições também são gratuitas e já estão abertas. As vagas são limitadas. Vale a pena conferir!

   27. Em comemoração aos 20 anos do Teatro Jorge Amado, o Núcleo de Produção do espaço amplia o conceito do Circuito de Arte transformando-o em um novo projeto: o Teatro Escola. Através de oficinas que abrangem várias áreas da estética cultural, a iniciativa busca promover as linguagens artísticas e torná-las acessíveis aos jovens da capital baiana.

   28. “O projeto foi criado com o propósito de fortalecer o caráter pedagógico do Circuito. Entendemos que a arte é uma importante ferramenta educacional que auxilia na formação intelectual e social do jovem. Por isso, o Teatro Jorge Amado está inovando o conceito de arte-educação dando a devida contrapartida social à população”, afirma o diretor artístico do Teatro, Nell Araújo.