Política

SALVADOR perde protagonismo de ter melhor Carnaval de rua do país (TF)

Governador Rui Costa (PT) vai a Eunápolis e Porto Seguro na segunda-feira, 20
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/02/2017 às 10:57
Bloco Soviético, em SP, sem cordas e sem onerar os cofres públicos
Foto: DIV
    MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Houve uma época em que o Carnaval de Salador era cortejado por sua espontaneidade nas ruas, por seus blocos, por artistas que faziam sucesso com a Axé Música, enfim, faziamos, o melhor Momo do país nas ruas. Mas, com a crescente onda de camarotização iniciada com Daniela Mercury, na Barra, nos anos 1990, e a mercantilização excessiva nas ruas, hoje, o Rio de Janeiro e São Paulo dão lições aos baianos. E, mais sintomático, fazem carnavais de ruas sem onerar os cofres públicos dos seus estados e municípios.

   2. Que fórmula é essa que, hoje, nos causa inveja? 

   3. São blocos de comunidades, de ruas, de artistas como Alceu Valença, neste final de semana, em SP, como o bloco da Preta, da Preta Gil, no Rio, em que os foliões pagam suas presenças, usam suas fantasias e vão as ruas brincar. SP teve neste final de semana o bloco chamado "Casa Comigo", de solteiras que se reuniram e foram às ruas foliar e procurar um namorado. Mais original, impossívl. Custo para a Prefeitura, zero. Na foto acima, o Bloco Soviético, na Hardock Lobo, também em SP.

   4. Em Salvador, é impressionante. Tudo tem que ter dinheiro público no meio ou então intermediação da Prefeitura e do Estado junto a empresas para pagar minitrios, artistas, bandas, grupos, etc. Furdunço de graça, espontâneo? Não existe. Fuzuê gratuito? Jamais. Algumas pessoas que acompanham esses grupos nas ruas não pagam nada, mas, os artistas ganham, as bandas, idem. 

   5. Não seria nada demais se não fosse dinheiro público ou privado com intermediação dos governos. E como todos sabem, em política, em administração, não existe almço gratuito.

   6. No sabado, no bairro de Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, teve o Carnavalis, o carnaval dos moradores. Camiseta: R$35,00 e mais 1 k de alimento para uma instituição espírita de Itinga, a Bezerra de Menezes. Todo mundo brincou, cantou, dançou e a Prefeitura e o Estado não gastaram nada. Sabe quantas pessoas desfilaram pelas ruas de Vilas? Mais de 1.500 incluindo criançasa e até bebês.

   7. Será que Salvador não poderia imitar esse modelo? Em vilas, a PM só foi para orientar o trânsito junto com a TransLauro. O dinheiro arrecadado serviu para pagar a orquestra que acompanhou o cortejo e uma bada que tocou afeter cortejo o Tênis Vilas Clube. Violência, zero.

   8. Em Salvador, os artistas mais top de linha agora descobriram que cantar no Carnaval intitulado Pipoca é mais vantagem do que fazer um bloco, vender abadás, ter uma enorme estrutura e recolher impostos (ISS). Vai lá, canta no pipoca, embolsa uma grana pipoca preta e pronto. Fica livre de toda engrenagem empresarial e ainda ganha mais.

   9. Ora, uma cervejaria desembolsa milhões para bancar alguns itens carnavalescos, óbvio que está, também, ganhando milhões. Ninguém é contra o capitalismo e isso é até saudável. Agora, Caranval é também manifestação cultural, e quando se emoldura trechos da cidade com marcas z e y, aí a identidade cultural vai para o espaço. Até postes de energia são tabuletados.

   10. Repensar isso? Nem pensar. Todo ano, logo após o Carnaval, fala-se em debates. Nunca vão a lugar algum. Aonde isso vai chegar? Sabe Deus. O certo é que já perdemos o protagonismo de termos o melhor Carnaval de rua do país. 
                                                                                 *******
   11. Com a proximidade do carnaval, a vereadora de Salvador Ana Rita Tavares (PMB) tem dialogado com o Executivo Municipal para garantir os direitos dos animais e das mulheres durante a festa.

   12. Duas pautas foram abordadas pela parlamentar esta semana com dois secretários do prefeito ACM Neto: a primeira, o cumprimento da Lei nº 8.286/2012 (Antibaixaria), que estabelece à prefeitura a não contratação de artistas e bandas que incentivem a violência ou a desvalorizem ou exponham a mulher a situações de constrangimento através de suas letras e coreografias.

   13. Ana Rita sugeriu que o secretário de Cultura, Claudio Tinoco, expedisse uma recomendação às entidades contratadas no sentido de cumprir a lei, sob pena de serem aplicadas sanções administrativas, a exemplo de aplicação de multas e outras medidas.

    14. O pedido da edil, que na ocasião representava a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Salvador, Aladilce Souza, foi acolhido pelo secretário, que ainda lembrou do cuidado com os animais ao longo dos 25 km de circuito da folia.

   15. "Além do impacto sonoro imposto a esses animais, devemos também nos preocupar com os locais em que eles estarão durante o carnaval. É importante preservá-los dessa exposição pois sua audição é mais sensível que a nossa. E, ao chegar ou deixar o circuito, fiquem atentos a cães e gatos nas vias, ou até os que adentrem à festa. Caso encontrem algum animal perdido, procurem um dos postos da vigilância sanitária, Saltur ou algum dos nossos guardas municipais para que possamos recolher essa animal a um local seguro", orienta Tinoco.

   16. A Lei Antibaixaria nunca foi regulamenta pelos governadores Jaques Wagner e Rui Costa.

   17. O prefeito ACM Neto acompanha o desfile do Furdunço neste domingo (19), a partir das 16h, no espaço da Prefeitura no imóvel localizado na esquina da Rua Dias D´Ávila com a Avenida Oceânica, na Barra. O prefeito estará à disposição da imprensa. 

   18. O Furdunço começa às 14h, com a Oficina de Frevos e Dobrados, além de atrações como Léo Santana, Armandinho, Luciano Calazans, Flor Serena, Alexandre Leão, Bailinho de Quinta, Alex Costa e Coreto Elétrico, Quabales, Alavontê, Batifun, Amanda Santiago, Baiana System e Rafa e Pipo Marques.

   19. Nesta segunda-feira (20), o governador Rui Costa viaja para as cidades de Eunápolis e Porto Seguro, no sul da Bahia, onde realiza entregas nas áreas de saúde e segurança pública. O primeiro compromisso do governador ocorre em Eunápolis, às 9h30, onde inaugura o Posto de Saúde da Família do distrito do Colônia. Em seguida, Rui entrega uma ambulância e seis viaturas para as polícias Civil e Militar da região, beneficiando os municípios de Eunápolis, Itagimirim e Itabela. 

   20. À tarde, a partir das 14h, já em Porto Seguro, o governador inaugura o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), localizado na BR-367, próximo à garagem de ônibus da Expresso Brasileiro. O investimento da unidade custou R$ 5,86 milhões, onde ficarão abrigadas as polícias Civil, Militar, Técnica e setor administrativo. No local, também serão entregues três viaturas para a Polícia Civil de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

   21. As forças políticas oriundas de várias tendências do Partido dos Trabalhadores, que se uniram para disputar o Processo de Eleições Diretas (PED), realizam no sábado, na Faculdade de Arquitetura da UFBA, na Federação, o Seminário Estadual Mudar Pra Valer. O nome do candidato à presidência do PT, na Bahia, deverá ser oficializado na atividade com a definição do posicionamento do grupo liderado pelos deputados Marcelino Galo e Jorge Solla, pelos ex-deputados Amauri Teixeira e Yulo Oiticica e pela ex-vice prefeita de Salvador, Bete Wagner. 

   22. O Seminário também contou com as presenças do ex-governador Jaques Wagner, dos deputados Marco Maia (RS), Maria do Rosário (RS) e Margarida Salomão (MG), do ministro da Cultura nos governos Dilma e Lula, Juca Ferreira, da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, do vice-prefeito de Santa Maria da Vitória, professor Valdeci, deputados estaduais, federais, militantes e representantes de outras correntes internas do partido no estado. 

   23. “O PT precisa mudar para apresentar ao país um programa democrático, popular, que integre as demandas históricas por integração regional, soberania nacional.