Política

SALVADOR perde a 'galinha dos ovos' de ouro e tem concorrentes no Momo

Deputado estadual Fábio Souto (DEM) está irado com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, por ter gozado com sua cara
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/02/2017 às 20:03
São Paulo tem 388 blocos e cordões em 2017
Foto: Bloco Okai
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Carnaval de Salvador perdeu a hegemonia de ser o úncio das capitais que vinha sendo feito exclusivamente nas ruas desde a década de 1980 quando a explosão da Axé Música sepultou os bailes nos clubes. Salvador nunca teve um grande baile extra-clubes, tipo o Copa, o Bal Masqué de Recife, o Gala Gay do Rio e também foi modificando o seu Carnaval de Rua, a partir do começo dos anos 1990, com a camatorização da Daniela Mercury, na Barra, hoje, ainda em expansão e rearrumação.

   2. O Momo na capital baiana sempre foi caro, quer para brincar num bloco de rua, qualquer deles, até os afros e afoxés; quer para frequentar um camarote. Os camarotes prosperaram porque a violência crescente na festa fez com que a classe média alta e outros segmentos se isolasse. Aquele Carnaval participativo, aberto, da Praça Castro Alve,do Beco Maria Paz e do baixo Gomes, no Clube de Engenharia acabou há muito tempo.

   3. O Carnaval de Salvador exportou esse modelo camarotizado da Axé para outros estados e os organizadores desses espaços e outros, fazem ainda os carnavais fora de época, mas, os carnavais de rua inudaram Rio, SP e Belo Horizonte, os principais emissores de turistas para a Bahia.

   4. Ou seja, não precisa mais vir a Bahia para brincar o Carnaval de rua. No Rio, no último final de semana, 40 blocos desfilaram. Em SP, outros tantos. E, em BH, mais tantos outros. Perdemos a nossa 'galinha dos ovos de ouro', como diria João Jorge, do Olodum, porque não soubemos renovar. Ou se estamos renovando com os trios pipocas, Salvador ainda é o único lugar no Brasil (e possível no mundo) que pôe mais de 20 mil homens da Policia nas ruas para controlar a violência.

   5. Esses 40 blocos que falamos do Rio, no último final de semana, não tinha Policia dando suporte, nem cordas, nem seguranças em execesso. Em Salvador, até um bloco como Filhos de Gandhy, só de homens, mais de 3.000 macho-mans, sai com cordas e seguranças.

   6. O que aconteceu de novo foi o Circuito Batatinha, instituido no Pelourinho, salvo engano no inicio dos anos 1990, um espaço mais aconchegante, mais democrático, menos violento. E, últimamente, com a introdução do Furdunço e alguns blocos sem cordas, além dos trios pipocas.

   7. O certo é que, se tínhamos a 'galinha dos ovos de ouro' para ser o melhor Carnaval de rua do planeta, já não temos mais. E, algumas inovações como armar um palco na Barra, é um retrocesso. Daqui a anos teremos outro palco em Ondina, mais um na Castro Alves, e aí viraremos o Marco Zero, do Recife.

   8. Não dá para reinventar o Carnaval, debater após cada Momo, o que não acontece nada, porque o modelo de Salvador está mercantilizado, empresarial, dos grandes aos pequenos. E no mais é um shozão com repeteco a cada dia e as estrelas e astros da Axé mandando seus recados e sons. 

   9. Ninguém sabe onde isso vai parar, ou quando vai surgir um novo marco como aconteceu em 1950, com a chegada do trio elétrico. O samba vai ganhar mais espaço no modelo trio-pagode-samba? É uma hipótese. Os minitrios irão aos poucos substituir os tiranossauros? Há dúvidas. Um Carnaval Arfrodómo como queria Brown algum dia vingará? Duvida-se.

   10. Em 2017, salvo pequenas mudanças, o modelo predominante será o de 2016, com o circuito Dodô (Barra/Ondina) superando o Osmar (Campo Grande) e o pelô mantendo-se vivo. 
                                                                                            *****
   11. O líder do DEM na Câmara Municipal de Salvador e presidente da Comissão de Direitos do Cidadão, o vereador Alexandre Aleluia apresentou requerimento para debater os serviços prestados pela Embasa. A ideia é que uma sessão seja realizada no Dia da Água, em 22 de março.

   12. "O serviço realizado pela Embasa muitas vezes prejudica as pessoas, que ficam sem abastecimento. Outras vezes, quando realizam serviços nas vias públicas, não realizam a recomposição asfáltica adequadamente, e isso prejudica as pessoas", comentou o vereador.

   13. O líder do DEM ressalta que essa deve ser uma das funções da Comissão de Direitos do Cidadão. "Não queremos apenas criticar, mas encontrar soluções. Pretendemos convidar o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, para discutirmos essa questão, a fim de que encontremos uma maneira de melhorar os serviços", salientou Alexandre Aleluia.

   14. O deputado estadual Fábio Souto (DEM) ficou irado com a resposta que o secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, deu a um comentário que ele fez sobre a necessidade de vacinação contra a febre amarelo. Vilas Boas gozou com a cara do deputado dizendo que ele estava de férias e não sabia o que se passava sobre as ações do Estado em relação ao combate a febre amarela.

   15. Hoje, na tribuna da Assembleia, o deputado exigiu respeito de Vilas Boas no tratamento a atitudes dos parlamentares e considerou a resposta do secretário de "cínica e irresponsável". Segundo Souto, a "Casa Legislatia e a opinião dos seus parlamentares têm que ser respeitadas".

   16. O deputado Luciano Ribeiro (DEM) criticou a atitude da liderança do PT na Assembleia de querer constituir comissões conjuntas para apressar projetos do Executivo na Casa, o que considera inaceitável. O deputado Rosemberg Pinto (PT) mostrou que, pelo Regimento da Casa, isso é "absolutamente legal".

   17. O derputado sd Prisco (PPS) disse ao BJÁ, que embora o governo do Estado pague o 19º pior salários entre as PMs do país, a PM baiana está em paz.

   18. O vereador Sílvio Humberto (PSB) foi eleito, na tarde desta segunda-feira (13), para presidir a Comissão de Cultura, novo colegiado permanente criado pela Câmara Municipal de Salvador. A vice-presidência ficou com o vereador Luiz Carlos Suíca (PT).

   19. Ao tomar posse, Sílvio Humberto ressaltou que sentia a necessidade de ter uma estrutura com foco especial para a área cultural, até então diluída na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que ele presidida. “Apesar da cultura ser um segmento muito importante em Salvador, os temas da educação ocupavam cerca de 80% das ações da Comissão. Agora vamos poder dar mais visibilidade à área, ampliando os debates na Casa”, argumentou.

   20. Além de Sílvio e Suíca, integram a Comissão de Cultura os vereadores Odiosvaldo Vigas (PDT), Duda Sanches (DEM), Igor Kannário (PHS), Aladilce Souza (PCdoB), Felipe Lucas (PMDB), Moisés Rocha (PT) e Tiago Correia (PSDB). 

   21. Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) deste fim de semana o edital do processo seletivo para área da saúde, através do Programa de Estágio em unidade de Desenvolvimento do Trabalho e Prática Profissional (UNTP). No total, serão ofertadas 20 vagas na área de saúde, sendo 14 para medicina e 6 para enfermagem. As inscrições acontecem até 13h desta terça-feira (14), somente pelo link: http://migre.me/w3bwc.

   22. Os candidatos devem ter pelo menos 50% da grade curricular do curso do ensino superior. O concurso terá três etapas classificatórias, com prova objetiva, entrevista e análise curricular, além de introdução a rede. A prova objetiva está prevista para acontecer no dia 16 de fevereiro (quinta-feira), em local e horário a serem definidos.  

   23. Os estagiários selecionados, que terão uma carga horária de seis horas diárias, receberão uma bolsa de R$1.182. Os estudantes serão encaminhados para a rede de atendimento Móvel de Urgência da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para práticas de ações de prevenção, regulação médica e investigação epidemiológica, pela rede de atendimento a emergências cardiovasculares. Mais informações no edital disponível na página da Secretaria Municipal de Gestão (Semge): www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br.