Política

RECORD acertou ao demitir apresentador que chamou Ludimilla de macaca

Salvador conta com uma lei que define diretrizes e estratégias de planejamento, implantação, reposição e manutenção da arborização em espaços públicos da cidade.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/01/2017 às 19:36
Marcão foi demitido da emissora
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A direção da Record agiu com bom senso e corretamente ao demitir o apresentador Marcão do Povo, que chamou a cantora Ludmilla de "macaca" durante o programa Balanço Geral DF. A informação foi passada pela própria emissora nesta quarta-feira, 18.

   2. emissora também enviou um comunicado oficial repudiando a atitude do apresentador. "A Record TV vem a público lamentar os transtornos causados à cantora Ludmilla, sua família e seus fãs motivados por um comentário feito pelo apresentador Marcão no Balanço Geral DF. A emissora repudia qualquer ato dessa natureza e afirma que este tipo de conduta não está na linha editorial de nosso jornalismo. Por este motivo, a Record TV Brasília optou por rescindir o contrato do apresentador".

   3. O apresentador falava a respeito de uma notícia sobre Ludmilla supostamente ter combinado com o garçom de um restaurante carioca para que ele mentisse que ela estava gripada para evitar que os fãs se aproximassem para tirar fotos. "É uma coisa que não dá para entender. Era pobre e macaca. Mas pobre, pobre mesmo", disse Marcão.

    4. Independente da demissão, a cantora Ludmilla disse que vai processar o apresentador. "Infelizmente, ainda existem pessoas que não compreendem que a discriminação racial é crime e alguns, ainda usam o espaço na mídia para noticiar mentiras ao meu respeito, ofender, menosprezar e propagar todo o seu ódio. Não deixaremos impune tais atos, trata se de um desrespeito absurdo, vergonhoso", escreveu.

   5. Que sirva de exemplo. 
                                                                                        *****

   6. Pela primeira vez, Salvador conta com uma lei que define diretrizes e estratégias de planejamento, implantação, reposição e manutenção da arborização em espaços públicos da cidade. Sancionado pelo prefeito ACM Neto e publicado nesta quarta-feira (18), no Diário Oficial do Município, o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU - Lei 9.187/2017) teve aprovação unânime na Câmara Municipal e visa orientar profissionais e a sociedade em geral a praticarem ações de acordo com parâmetros técnicos e paisagísticos adequados à arborização da cidade.
 
   7. De acordo com a nova lei, a arborização presente nas praças, calçadões, passeios, espaços livres, áreas verdes e canteiros das vias da cidade definem-se como parte da infraestrutura urbana e, portanto, instrumento essencial para cumprimento do plano. 

   8. Novos projetos a serem licenciados pelo município, a exemplo de empreendimentos imobiliários - incluídos passeios, vias, canteiros e praças - passam a obedecer aos critérios e indicações estabelecidos pelo Manual de Arborização Urbana, contemplado no PDAU e que já está em fase final de elaboração.
 
   9. Conforme o novo plano, passa a ser obrigatório para cada área da cidade o plantio de espécies recomendadas no Manual de Arborização. Essas espécies devem ser de porte compatível com o espaço disponível para implantação e que não comprometam a acessibilidade e segurança dos pedestres em calçadas. Além do manual, o Guia de Produção de Mudas e manuais de Podas e de Transplantio de árvores servirão de instrumentos para orientar profissionais e cidadãos no cumprimento das novas regras.

   10. A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) recebeu, na última terça-feira (17), ofício da Corregedoria da Polícia Militar da Bahia em resposta a solicitação do secretário Geraldo Reis sobre apuração das circunstâncias relativas ao duplo homicídio de adolescentes do distrito de Salgadália, no município de Conceição do Coité, em dezembro do ano passado. 

   11. O acompanhamento do caso pela SJDHDS foi iniciado em 11 de dezembro de 2016, quando o secretário Geraldo Reis visitou o município de Conceição do Coité, a convite da prefeitura municipal. Acompanhado do prefeito Francisco de Assis dos Santos, e de lideranças da comunidade e do município, o secretário conversou com as famílias dos adolescentes Vitor de Oliveira Silva, 17 anos, e Luiz Henrique Matos, 16, ambos mortos no dia 7 do mesmo mês, na localidade.

   12. De acordo com familiares dos adolescentes, o duplo homicídio teria sido cometido por policiais quando os jovens se deslocavam em uma moto. De acordo com a mãe de Vitor, Joelma Silva, o adolescente era estudante do colégio estadual da comunidade, onde cursava o segundo ano do ensino médio, e havia terminado de fazer uma prova menos de uma hora antes do fato ocorrido. 

   13. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informa que, em virtude das obras de requalificação na Avenida Antônio Carlos Magalhães, na região do Itaigara, o ponto de parada de ônibus localizado entre os shoppings Itaigara e Maxcenter, sentido Iguatemi, tendo como referência o módulo policial, será desativado temporariamente. 

   14. Os usuários de transporte coletivo têm como opção nas proximidades utilizar o ponto de parada em frente ao banco Bradesco ou aquele localizado próximo ao shopping Pituba Parque Center. Ambos ficam cerca 200 metros do ponto desativado.

   15.  A importância da Bahia no cenário do turismo internacional foi reconhecida com o prêmio Silvia Zorzanello, entregue nesta quarta-feira (dia 18), durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri. Outorgada ao secretário do Turismo da Bahia, José Alves, representante do governador Rui Costa, a premiação é uma iniciativa do Grupo Excelências, da Espanha, que atua nos mercados de comunicação e turismo da Espanha, América e Caribe.
 
   16. Desde que foi instituída, há seis anos, a premiação é feita por júri composto por sete personalidades de diferentes países com know-how em turismo, arte e gastronomia. Liderados pelo presidente do Grupo Excelências, os jurados fizeram sua escolha por meio de voto secreto.
 
   17. O júri levou em conta a força do turismo baiano. Em 2016, foram pelo menos 600 mil visitantes estrangeiros e mais de 14 milhões de visitantes brasileiros. O fluxo turístico global contribui para o crescimento econômico do Estado, em 13 zonas turísticas. Vários municípios têm ocupação hoteleira entre 95% e 100%, durante a temporada de verão, como Porto Seguro, Mata de São João, Cairu e Lençóis, entre outros.

   18. O clima de Carnaval já pode ser visto e sentido por quem passa pela Barra, Ondina e Campo Grande, com a montagem das estruturas metálicas dos camarotes. Mas até que tudo esteja pronto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) seguirá com o trabalho preventivo de fiscalização para avaliar a segurança das obras e dos equipamentos. 

   19. Nesta quarta-feira (18), uma equipe com 30 agentes do órgão foi a campo para dar início à Operação pré-Carnaval e conferir de perto as instalações de seis camarotes que estão em processo de montagem no circuito Dodô (Barra-Ondina).
 
   20. Embora o foco da operação tenha sido a vistoria de estruturas tubulares dos camarotes, palcos e praticáveis, a preocupação dos fiscais com a segurança dos transeuntes também foi alvo da ação. Afinal de contas, esses locais costumam ser frequentados por diversas pessoas que praticam atividades ao ar livre. 

   21. “É normal ocorrer um certo transtorno na cidade com a montagem dos camarotes. Então, é importante preservar a segurança dessas pessoas. Viemos verificar se as estruturas estão regularizadas junto à Sedur, se existem profissionais habilitados e o devido acompanhamento técnico. Além disso, as estruturas têm de estar sinalizadas e conter o guardrail de proteção”, explica o coordenador de fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas.

   22. O governador Rui Costa assina nesta quinta-feira (19), às 15h, ordem de serviço autorizando a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), por meio da Conder, a iniciar a licitação para construção de uma policlínica de saúde em Feira de Santana. 

   23. A assinatura do documento ocorrerá durante encontro com prefeitos de 28 municípios da região de Feira de Santana, na sala de reuniões da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 

   24. Aniversário do governador: na saída da Igreja do Bonfim, hoje às 10 horas, Rui Costa percebeu que outro culto de homenagem o aguardava do lado de fora. No Largo, estavam posicionados o Pastor Sargento Isidório (PDT) e os Timbaleiros de Cristo – grupo de ex-dependentes químicos, hoje percussionistas.

   25. Todos os populares e demais autoridades que iam interagir e tirar fotos com Isidório eram recepcionadas com toques percussivos de homenagem. Assim transcorreu com Moema Gramacho (Prefeita de Lauro de Freitas), os Coronéis Anselmo Brandão, Reis e Telles (respectivamente Comandante Geral e Sub Comandante da PMBA e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros), José Geraldo Reis (Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social), Luiz Caetano (Deputado Federal). 
 
   26. Além, é claro, do próprio Rui Costa, o aniversariante do dia. Este, a propósito, se encantou com a surpresa e fez questão de tirar fotos, em especial com algumas crianças que já estão na Escola de Percussão da Fundação Dr Jesus.