Política

OITO estados vão privatizar as empresas de saneamento. E a Embasa?

A UFBA promove feira literária itinerante com o objetivo de promover a venda de publicações em diversas áreas do conhecimento
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/01/2017 às 22:59
Embasa corre o risco de ficar obsoleta sem investimentos
Foto:
   MIUDINHAS GLOBASI:

   1. O Programa de concessões em saneamento do governo federal com a chancela do BNDES ao que tudo indicaa ganhará nova dimensão em 2017. Pelo menos 8 estados já aderiram ao programa, o que siginifica dizer que vão iniciar a contratação de estudos técnicos que definirão a modelagem para conceder companhias públicas e saneamento à inciativa privada. O governo da Bahia, ainda não aderiu. E, pelo menos para 2017, a Embasa está fora desse esquema.

   2. Termos dos editais já foram minutados referentes a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Comapnhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Até final de março os editais estarão publicados.

  3. Desse grupo, apenas o Pará está com seu projeto aprovado pelo Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), do governo federal.

   4. Hoje, no Brasil, 88.3% dos lares têm água encanada; 42.7% das cidades têm esgoto tratado e metade con com coleta; e seriam necessários por ano para universalizar água e esgoto até 2033, investimentos de R$20 bilhões por ano.

   5. Estima-se que os primeiros leilões para concessão das companhias de saneamento devem ocorrer no primeiro semestre de 2018. O BNDES faz um esforço enorme para engordar a adesão ao programa do governo e durante esta semana, a presidente Maria Silva Bastos Marques vai se reunir, no Rio, com a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Seneamento (Aesbe), buscando novas adesões.

   6. Na Bahia, preliminarmente, o governador Rui Costa (PT) já se manifestou contrário a privatização da Embasa.Mas, com o avanço de concessões pelo Brasil, nignuém sabe (creio que nem ele) o que poderá acontecer adiante, em 2018. A Embasa, todos sabem, não tem recursos para expandir e atualaizar sua rede, mesmo com os reajustes nas contas de água e esgoto acima da inflação. 

   7. O governo da Bahia já tem PPIs na Saúde. Portanto, é um assunto que deverá ser analisado com bastante atenção doravante. A Embasa está cercada por um forte sindicalismo do Sindae com direção ligada ao PT. Mas, o problema maior da Embasa - uma das campeãs de reclamações dos consumidores - é que o estado não dispõe de recrusos para fazer investimentos na empresa. 

   8. Seriam necessários, só no governo Rui (4 anos) alguns bilhões de reais. Esse dinheiro não existe. E o governo se vale, hoje, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) de aportes do governo federal. E, de acordo com o BNDES, a proposta é fechar essa torneira para que os estados privatizem essas empresas. 

   9. Até quando a Embasa vai aguentar o tranco é que são elas. Ademais, corre o risco de ficar uma empresa obsoleta, ao longo dos anos se não fizer esses investimentos, como acontece com a Emasa de Itabuna, o ferro velho. 
                                                                 *****
   10. Nos primeiros dias de mandato, a vereadora Ireuda Silva (PRB) já requereu a realização de 22 sessões especiais, que devem ocorrer neste ano. Algumas das atividades discutirão questões relacionadas a gênero e raça. Entretanto, frisou a parlamentar, o mandato não estará restrito a uma única causa.

   11. Dentre seus requerimentos, a vereadora propõe a realização de uma sessão especial, no dia 23 de março, para discutir “Políticas Públicas e Municipais Para a Inclusão da Mulher no Mercado de Trabalho”. Segundo Ireuda, “a intenção é estimular o diálogo a fim de criar políticas públicas de estímulo e capacitação para a inserção da mulher no mercado de trabalho, como cursos profissionalizantes e a construção de creches. Além disso, essas sessões têm o intuito de dar voz à sociedade”.

   12. A vereadora deve focar em termas que sejam de interesse da sociedade de uma forma mais ampla.

  13. Já a vereadora Lorena Brandão (PSC) apresentou o primeiro projeto de indicação do seu mandato ao Executivo municipal. A proposição da legisladora visa criar o cargo de “Gari do Mar”, profissional que seria responsável por retirar lixo do fundo das praias de Salvador.

   14. Desde o seu início na vida pública, Lorena Brandão sempre apoiou a Associação Brasileira de Pesca, que engloba ações do “Pesca Sub Lixo Zero”, projeto criado por mergulhadores objetivando a retirada de objetos de difícil decomposição do fundo do mar.

   15. Os principais líderes empresariais brasileiros estão otimistas em relação ao crescimento de seus negócios: 57% deles acreditam que o faturamento irá se expandir nos próximos 12 meses. O percentual é quase o dobro dos 24% que previam expansão dos negócios em 2016 e 19 pontos percentuais maior do que a média entre os cerca de 1.400 CEOs entrevistados no mundo. Uma maioria ainda mais expressiva (79%) prevê crescimento de receita nos próximos três anos.

    16. Os CEOs brasileiros também demonstram mais otimismo quanto ao cenário global de negócios. Quase a metade (43%) prevê crescimento econômico em 2017, 14 pontos percentuais a mais do que a média global de líderes (29%) que compartilha a mesma previsão.

   17. Os resultados da 20ª Pesquisa Global com CEOs da PwC revelam um cenário positivo também globalmente. Cerca de 50% dos CEOs afirmam estar muito confiantes em relação ao aumento das receitas de suas empresas no médio prazo (três anos) e 38% têm essa mesma perspectiva já para este ano, ante 35% no ano passado.

   18. Estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site www.forumabp.com.br/home.asp as inscrições para o 19º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). A atividade será realizada nos dias 16 e 17 de março de 2017, no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina.

   19. Este ano, o tema será “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude”, com abordagem de demandas atuais e de interesse social, como meio ambiente e arboviroses (dengue, zika e chikungunya); reflexões sobre a vida e morte de adolescentes (suicídio, drogas, álcool); crianças desaparecidas; e cuidados paliativos.

   20. Realizar a intermediação de 500 vagas, por meio do SineBahia Móvel, para a construção de parques eólicos na região do município de Gentio do Ouro, distante 700 quilômetros de Salvador, foi um dos pedidos do recém-eleito prefeito daquele município, Robério Gomes Cunha, ao secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, em reunião realizada nesta segunda-feira 16, na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

   21. A Universidade Federal da Bahia realiza a partir de hoje (16/01) uma feira literária itinerante com objetivo de promover a venda de publicações em diversas áreas do conhecimento. Os livros foram produzidos pela Editora da UFBa (Edufba) ao longo do ano de 2016 e serão comercializados durante a feira a preços promocionais, com desconto de até 30% sobre o valor de capa.

   22. O calendário da feira reservou dois dias em cada unidade da UFBA selecionada para a promoção. Nos dois primeiros dias, hoje e amanhã (16 e 17/01), a venda ocorrerá na Escola de Belas Artes, seguindo-se a Escola de Dança (18 e 19/01) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (23 e 24/01).

   23. Confira abaixo o calendário completo da feira, que vai até o dia 16 de fevereiro: 25 e 26/01 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (São Lázaro); 30 e 31/01 Pavilhão de Aulas do Canela - PAC  (Vale do Canela); 06 e 07/02 Faculdade de Medicina (Vale do Canela); 08 e 09/02  Faculdade de Economia (Praça da Piedade); 13 e 14/02 Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC  (CAMPUS ONDINA); 15 e 16/02 Faculdade de Comunicação (CAMPUS ONDINA)

   24. Devido à grande procura para a realização de raios X, o Hospital Estadual da Criança (HEC) decidiu dar continuidade ao mutirão de exames iniciado na última segunda (09).

    25. De hoje (16) à sexta (20), serão contempladas crianças e adolescentes com até 15 anos que precisem fazer todo e qualquer tipo de radiografias. Na primeira semana, superando todas as expectativas, foram realizados 3.245 exames.

    26. Não é necessário agendamento, para o atendimento, que acontece das 8h às 17h, mas é preciso apresentar a guia de solicitação do exame. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (75) 3602-0369.