Política

DECANOS DA ASSEMBLEIA apoiam reeleição de Marcelo Nilo na presidência

Nilo já conta com a maioria dos integrantes da Casa
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/01/2017 às 13:01
Deputado Reinaldo Braga
Foto: DIV
  Os deputados Reinaldo Braga e Jurandy Oliveira, do PSD, reafirmaram apoios à candidatura do deputado Marcelo Nilo à presidência da Assembleia Legislativa. Decanos do Legislativo, consideram a experiência fundamental nesse momento de dificuldades econômicas e políticas do país. Entendem ainda que Marcelo Nilo reúne as melhores condições para a manutenção unidade na base governista – respeitando as prerrogativas e os direitos da oposição.

Para Reinaldo, um ex-presidente, a história de Marcelo no comando do parlamento o credencia a essa nova investidura. Ele realiza “uma gestão democrática, transparente, sem distinção entre parlamentares ou bancadas e abriu a Casa para a comunidade”. Portanto, continuou, “sem qualquer demérito para os outros concorrentes, companheiros da base, convalido a sua permanência por mais um período”.

Jurandy Oliveira, apelou para uma metáfora futebolística: “Em time que está ganhando não se mexe”. Ele entende que o desembaraço, a experiência, e as relações institucionais construídas por Marcelo Nilo tornam indispensável, sua continuidade na presidência – e não tenho qualquer dúvida de sua vitória no dia primeiro.
​      
Foi com "responsabilidade e respeito" que o presidente do Legislativo recebeu esses apoios de "políticos tão experientes para a nova investidura". Com "humildade" ele considera que contribuirá, caso seja reconduzido, para que a travessia que a Bahia realiza nesse período caótico seja a mais serena possível e lembrou que a crise econômica chegou em nosso estado, mas o poder público sem mantém proporcionando bens e serviços para a população, arcando com seus compromissos e pagando regularmente o funcionalimos – o que só ocorre em seis das 27 unidades da federação.
​MAIORIA ABSOLUTA 
​      
    Juntam-se aos decanos os deputados Alan Castro e Manassés, também do PSL, que fecham a segunda maior bancada do Legislativo com oito integrantes. A bancada do Partido dos Trabalhadores  (12 integrantesatravés da manifestação unânime de seus integrantes, formalizada pelo líder Zé Neto, também já oficializou o apoio a Marcelo Nilo, bem como a do PC do B, do líder Fabrício Falcão, os deputados Zó e Bobo.
​        
   Os três parlamentares do PSB, dois do PTN, anunciados por Alex Lima, e os dois pedetistas, Sargento Isidório e Roberto Carlos, que também já fizeram declarações, completam o grupo de 30 governistas que já formalizaram publicamente o apoio ao presidente do Legislativo que tenta a reeleição, bem como dois oposicionistas: Targino Machado(PPS) e Samuel Júnior(PSC). A soma garante os 32 votos que configuram a maioria absoluta necessária para a eleição do presidente da Assembleia Legislativa, 32 votos.

DESAFIO

​         Na última semana os outros candidatos do bloco governista, Ângelo Coronel (PSD), e Luiz Augusto (PP) recusaram uma proposta para a realização de previas através do voto secreto, formulada pelo presidente do PP, o vice-governador João Leão – sugestão acatada pelo governador Rui Costa que trabalha para unificar os integrantes de sua base legislativa. Diante desse fato, o deputado Marcelo Nilo desafiou os concorrentes a anunciarem o nome de pelo menos um apoiador fora de suas próprias legendas, o PP e o PSD, mas não houve resposta.