Política

CHEGA DE DEBATES para Reforma do Ensino Médio. Acorda Brasil e promove

Vitória caminha a passos largos para ingressar na segunda divisão do campeonato brasileiro, em 2017
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/10/2016 às 18:58
Currículo único e sem atrativos é o que se tem hoje
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1 .A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove, nesta segunda-feira (24), das 8h30min às 12h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, um amplo debate sobre a Reforma do Ensino Médio, com a presença do secretário da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Rossieli Silva. 

   2. Em mesa temática, serão debatidos os percursos, desafios e possibilidades para a rede estadual da Bahia. Para tanto, o evento, na Fundação Luiz Eduardo Magalhães, também contará com representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE), Universidade Federal da Bahia (UFBA), da APLB Sindicato e União Brasileira dos Estudantes.

   3. Os debates sobre essa matéria datam da época do governo de FHC, 1996, e complearam 10 anos. Agora, o MEC no governo Michel Temer decidiu que vai implantar um novo sistema e já enviou ao Congresso uma Medida Provisória. 

   4. O Brasil vive num atraso secular. É um dos poucos países do mundo, entendendo-se aqueles com algum tutano na cabeça, que tem um sistema único, atrasado, e que foca na quantidade das matriculas, uma universalidade falsa porque apenas 51% dos jovens se graduam no decorrer do tempo. Na Bahia, o teste do ENEM mostrou que estamos abaixo da média no Brasil.

   5. França, Alemanha, Chile, Argentina, EUA, Reino Unido, Canadá, Coréia do Sul, Japão, etc, há muitas alternativas e o aluno é quem escolhe. Se ele decide que vai atuar na área de ciência de tecnologia se direciona para esse caminho; se é música, opta por essa diretriz; se é matemática, idem. Não adianta ficar empurrando um curriculo que não agrada e que não atende ao alunado. Ele despreza, abandona, como acontece no Brasil.

   6. Em Salvador, há coisas curiosas como implantar-se nesse curriculo indigesto que já existe a história da África, proposta de alguns parlamantares, como se a África fosse una e não um Continente. Na África, há várias histórias umas diferentes das outras. Angeola é o oposto da Nigéria, duas colonizações diferenciadas; Costa do Marfim bastante diversa da África do Sul; e por aí vai. 

   7. Imagina se alguém propõe ensinar a história da Europa. Nem é bom pensar. Nós não aprendemos nem a história de Portugal, país que nos colonizou, imaginem da Alemanha, da Áustria e seu antigo Império Autro-Húngaro?

   8. A Medida Provisória assinada pelo novo governo deveria ser logo efetivada pelo Congresso e começar essa implantação definitiva, em 2017. O Brasil não pode perder tanto tempo. Tem 11 anos discutindo a Reforma Policia. Mais de 30 que se fala numa Reforma Previdenciária para valer, desde quando Waldir Pires foi ministro da Previdência. A Tributária nem é bom falar. Tá de barbas brancas.
                                                                           *****
   9. Agora, vê só o que acontece no Brasil:  Três de cada quatro juízes brasileiros receberam remunerações acima do teto constitucional, revela levantamento feito pelo GLOBO analisando as últimas folhas salariais dos 13.790 magistrados da Justiça comum brasileira, a maioria de agosto. 

   10. São 10.765 juízes, desembargadores e ministros do Superior Tribunal de Justiça que tiveram vencimentos maiores do que os R$ 33.763 pagos aos ministros do Supremo Tribunal Federal. Pela Constituição, esse deveria ser o maior valor pago aos servidores, e lá está expresso que nesse limite estão incluídas “vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza”.

   11. Para driblar o teto, porém, os tribunais pagam aos magistrados recursos a títulos variados de “indenizações”, “vantagens” e “gratificações”, com respaldo legal dado por decisões do próprio Judiciário ou resoluções dos conselhos Nacional de Justiça (CNJ) e da Justiça Federal (CFJ), que têm a atribuição de fiscalizar esse poder.

   12. O levantamento revela que a média das remunerações recebidas por magistrados da Justiça comum é de R$ 39,2 mil. Esse valor exclui, quando informado pelas cortes, os pagamentos a que fazem jus todos os servidores dos Três Poderes: férias, 13º salário e abono permanência, montante pago a todo servidor que segue na ativa mesmo já podendo ter se aposentado.

   13. É isso, o Brasil de queixo caído, quebrado, querendo implantar uma ordem com a PEC 241 e vê-se esse tipo de casta.
                                                                                      *****
   14. A manhã dessa sexta-feira (21) foi especial para a família da auxiliar de produção, Ivonete dos Santos (55). Ela encontrou no Mutirão do Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica oferecido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), uma oportunidade para retirar gratuitamente a 2ª via da Certidão de Nascimento e da Carteira de Identidade para ela e também para a filha Caroline Vieira, 15. 

   15. A iniciativa, que integra o Programa Pacto pela Vida foi realizada no Parque do Queimado, futura sede do programa Neojiba, e atendeu, aproximadamente, 200 pessoas com o acesso à gratuidade da 2ª via da certidão de nascimento e de casamento e agendamento da 2ª via da carteira de identidade.

   16. Acompanhada do neto, William Levi Barbosa, 3, e da filha caçula, Letícia Vieira, 9, Ivonete falou sobre a importância do acesso ao serviço de documentação gratuita. “Estou viúva há cinco anos, não consigo uma vaga de emprego, sobrevivemos apenas com o benefício do Bolsa Família, e não ia ter condições de pagar por esses documentos”, desabafou.

   17. Enquanto a dona de casa esperava o atendimento, as crianças se divertiram no pula-pula, visitaram a Biblioteca Móvel de Extensão (Bibex), da Fundação Pedro Calmon (Secult), e a brinquedoteca da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), além de assistir a apresentação da orquestra de violinos formadas pelos alunos de iniciação musical do programa Neojiba do Núcleo Liberdade.

   18. Mais de três mil crianças e 300 professores da rede municipal de ensino vão participar dos quatro dias de atividades esportivas e artísticas das Caravanas do Esporte e das Artes, que chegam a Salvador no próximo dia 24 de outubro (segunda-feira). As atividades serão realizadas até o dia 27 de outubro na arena que será especialmente montada para a ação no Campo da Feirinha, na Boca do Rio (ao lado do Instituto Municipal de Educação José Arapiraca – Imeja).

   19. A abertura oficial do evento será na segunda-feira (24), às 16h, no espaço do Teatro Experimental da Escola de Dança da UFBA, campus de Ondina. O encerramento, com diplomação de professores e jovens, será na quinta-feira (27), às 17h30, na Tenda Show da Caravana, na Boca do Rio. 

   20. As ações das Caravanas na capital baiana, realizadas com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), e da Estácio, terão ainda atendimento em saúde preventiva para a comunidade da Boca do Rio, com tendas para medição de indicadores de peso e IMC e dicas de nutrição.

   21. O encontro promovido pelo LIDE (Líderes Empresariais), fundado pelo empresário João Dória Junior, eleito atualmente como prefeito de São Paulo, traz como palestrante para Salvador um dos maiores empresários do ramo de turismo e hotelaria da atualidade, Guilherme Paulus, fundador da maior operadora turística do Brasil, a CVC, e da GJP Hotels & Resorts, que falará sobre ''Perspectiva do turismo no Brasil, no Nordeste e na Bahia'', na próxima terça-feira (25), às 18h30, no Sheraton da Bahia Hotel, em Salvador.
 
   22. O evento será somente para convidados (imprensa, formadores de opinião, autoridades, órgãos e instituições do seguimento).

   23. O Atlético de GO com 61 pontos já está classificado para a primeira divisão do campeonato brasileiro. O Londrina que é o quarto colocado está distante do Atlético 9 pontos.

   24. Vasco, Londrina, Avaí, Náutico, Bahia, Ceará e CERB disputam as outras 3 vagas. Vasco está bem encaminhado.

   25. Na série A, o América MG e o Santa Cruz já estão na segundona em 2017. O Vitória parece ser o próximo candidato. 

   26. Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) esteve reunido neste sábado (22) com a população de Itacaranha, Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário de Salvador, para debater o saneamento ambiental na comunidade. Entre os problemas elencados estão à poluição da praia do bairro na Baía de Todos os Santos com lançamento de resíduos sólidos e esgotos pelo canal de captação pluvial. 

   27. Outros problemas, como a pesca artesanal com bomba, também foram apontados por moradores na audiência pública que contou com a participação de Luiz Roberto Moraes, PHD em Saúde Ambiental e professor do Instituto de Engenharia Ambiental da UFBA, Moyses Cafezeiro, do Observatório da Baía de Todos os Santos, Bete Wagner, ambientalista e ex-moradora do bairro, e representantes da Embasa e da Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento.