Política

ENSINO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA tem avaliações RUF abaixo da crítica

Este sábado (24) é o Dia D da Campanha de Multivacinação. Em Salvador, 114 unidades de saúde funcionarão, para atualizar as cadernetas de vacina de crianças menores de 5 anos e adolescentes com idade entre 9 e 15 anos.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/09/2016 às 19:41
Essa foto de Gildo Lima, A Tarde, é de 2012. Alunos de direito protestando dianta falta estrutura
Foto: Gildo Lima
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Já comentamos aqui neste site que a Bahia não tem nada de excelência no ensino superior. Isso é público e notório já há alguns anos, ainda mais que a principal Universidade do Estado, a Federal, vive numa intensa disputa sindical pelo comando de sua Reitoria e parte do seu Conselho e só tem agravado a situação. Esse pessoal, salvo exceções não está interessada na qualidade de ensino.

   2. As Universidades Estaduais sofrem da falta de mais recursos o que, em análise mais aprofundada, não há uma prioridade do governo do Estado. Todos os anos a rede enfrenta greves demoradas ou paralisações temporárias. E seus cursos nas áreas das ciências médicas estão sempre faltando professores.

   3. O Ranking Universitário da Folha (RUF) colocou a UFBA, no geral, em 14º lugar, até uma posição relativamente boa, considerando que existem mais de 100 universidades entre as federais, as estaduais e as privadas. A Rede Universitária Estadual da Bahia é uma lástima, a Unifacs, capenga, e a Universidade Católica do Saldor (UCSAL) afundou de vez e tenta se sorerguer, mas, está dificil, porque requer altos investimentos e contratações de docentes qualificados, dinheiro que não tem.

   4. Hoje, saiu o RUF (Ranking Universitário Folha) das faculdades de Direito das Universidades brasileiras. A Bahia, com a UFBA, em tempos idos, quase chega a excelência. Atulamente é a 15ª e a UFPE mantém a sua posição como 6ª melhor do país. Agora, espia só, a posição de algumas outras instaladas na Bahia: Unifacs, 46ª; UCSAL, 73ª; UESC, 188ª; UEFS, 230ª; UNEB, 243ª. 

   5. Paremos por aí.
                                                                          *****
   6. A reforma do ensino médio foi apresentada na quinta-feira (22) como uma medida provisória. Apesar de já ter sido publicada e ter entrado em vigor, os efeitos imediatos são praticamente nulos. Além disso, a MP ainda vai passar por análise em comissão no Congesso, e por votações na Câmara e no Senado que podem alterar seu conteúdo. Essa tramitação precisa ocorrer em até 120 dias para que ela não deixe de ter valor legal.

   7. Daí que não vamos comentar um assunto tão complexo e que poderá sofrer mudanças até sua efetiva aprovação. Agora, o governo Temer está corajoso em meter a mão num vespeiro tão ativo. Nesse aspecto, isso é positivo. 

   8. Fiéis prestaram última homenagem a monsenhor Gaspar Sadoc da Natividade, nesta sexta-feira, 22, na Igreja da Nossa Senhora da Vitória, no bairro da Graça, onde ocorreu uma missa celebrada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. O prefeito ACM Neto, cujo avô, era amigo de Sadock, compareceu.

   9. O governador Rui Costa - em nota - lamentou a morte de Sadoc: "Perdemos hoje Monsenhor Gaspar Sadoc. Religioso referência para o catolicismo na Bahia. Dedicou ao próximo a maior parte de seus cem anos de vida. Foi no bairro onde nasci, a Liberdade, que Gaspar Sadoc iniciou sua vocação e na Vitória, consolidou um forte trabalho social - Centro Médico Odontológico, creche, feira da fraternidade e uma casa para abrigar padres enfermos. Monsenhor faz parte da cultura de nosso estado, soube levar aos fiéis a importância do respeito à religião do outro. Sua sabedoria, em 100 anos de vida, muito nos ensinou. Gaspar Sadoc deixará saudades".

   10. Ligado à Igreja Católica, o vereador Joceval Rodrigues (PPS), líder do prefeito ACM Neto (DEM) na Câmara Municipal de Salvador, lamentou:."É com muito pesar e tristeza profunda que soube agora do falecimento deste, que é um ícone da Igreja Católica, um amigo, um padre querido e amado e um ser humano indescritível: Monsenhor Gaspar Sadoc. Felizes aqueles que tiveram a sorte e a honra de conviver com este ser fantástico.

   11. Ao fazer esta comunicação, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia pede a todos os seus filhos e filhas que elevem preces a Deus pelo descanso eterno deste "amigo de Deus" (Daniel 3,35), rende seu tributo de gratidão àquele que aqui nasceu, viveu e trabalhou incansavelmente pelo Reino de Deus e que, nos últimos anos de sua vida, fez de seu leito o seu altar. Dom Murilo S.R. Krieger, scj; Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil.

   12. O líder do PV na Câmara de Salvador, vereador Eliel, expressou: "Manifesto o meu pesar pelo falecimento do Monsenhor Gaspar Sadoc, que morreu na noite desta quinta-feira (22), aos 100 anos. Monsenhor Gaspar Sadoc viveu e trabalhou incansavelmente pela palavra de Deus na Igreja Católica. Que Deus o receba em Sua morada".

   10. Nas redes sociais alguns internautas lembraram que Sadock não cresceu hierarquicamente na Igreja porque teria filhos adotivos e legitimos.
                                                                                       ****
   11. Na próxima segunda-feira (26), o Hospital Geral do Estado (HGE 2) servirá de suporte para o atendimento a pacientes que aguardam procedimentos cirúrgicos no HGE. De acordo com o superintendente de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Jassicon Queiroz, a nova unidade integrada ao HGE amplia a capacidade de atendimento do complexo, considerado referência estadual no atendimento a vítimas de traumas, como acidentes automobilísticos, perfurocortantes e emergências cirúrgicas..

   12. "Para o paciente, o impacto vai ser muito bom. Porque apesar de todo o suporte que o HGE presta à população, ainda existiam casos em que os pacientes tinham que esperar um tempo para serem submetidos a cirurgias. O HGE2 foi construído para dar suporte ao HGE, com leitos de retaguarda para que a gente possa dar vazão a todos os pacientes que nós temos e que precisam fazer alguma cirurgia", afirma Queiroz.

   13. No artigo de Luis Carreira em A Tarde, este diz que "ACM Neto é o prefeito do povo". Errado. ACM Neto é como o avô ACM: o prefeito da elite que o povo gosta. Outro detalhe: Neto não inaugurou um novo modelo de gestão peregrinando pelos bairros. Esse negócio de andar pelos bairros, só lembrando de dois prefeitos, MK e Imbassahy quase secam as canelas de tantas andanças.

   14. Lembrando de novo: o PT sempre foi contra o metrô desde sua origem, em 1999. Só aderiu ao metrô em 2005 na aliança JH com Pelegrino. E só assumiu de fato o metrô com Wagner, em 2014, depois da inauguração do 'calça-curta' com JH/Leão.

   15. Segue Linda Bezerra como editora chefe interina do Correio. Que se passa? Cadê el nuevo diretor?

   16. Rodoviária em Águas Claras é a exclusão dos pobres do centro dinâmico da cidade. Um absurdo. 

   17. Ah! tá muito bem, um filho de dona Maria Del Carmen, deputada, PT, na Desenbahia. É impressionante como esse pessoal detesta a iniciativa privada.

   18. O vereador Paulo Câmara (PSDB), ao que tudo indica está com tantos votos que excluiu os prédios de apartamentos da Barra do seu mailing. Outro dia meperguntaram: - Você já recebeu a mala direta de Câmara? 

   19. Eu respondi. Ele tá chique. Agora, usa Noraplay na difusão. Tá podendo.

   20. Faltando uma semana para a eleição, a diferença de intenções de votos Neto x Alice é de 58.5% favorável a Neto. Em votos válidos, Neto tá chegando a 73%. Se assim for, pode atingir a votação de JH no segundo turno contra César Borges, em 2004, 75%x25%. Só que, naquela época, além de JH estar forte, ainda teve apoios do PCdoB, PT e de Lidice.

   21. Falo nada quem são os veredores prováveis eleitos na capital. Isso dá uma ciumeira da zorra e bronca com a lei eleitoral. 

   22. Este sábado (24) é o Dia D da Campanha de Multivacinação. Em Salvador, 114 unidades de saúde funcionarão, das 8h às 17h, exclusivamente para atualizar as cadernetas de vacina de crianças menores de 5 anos e adolescentes com idade entre 9 e 15 anos.

   23. "O intuito é facilitar o acesso das pessoas que tem dificuldade de realizar a imunização durante a semana. Com isso esperamos ampliar a adesão à campanha e garantir que nossos jovens estejam protegidos contra todas as doenças imunopreveníveis  contempladas pelo calendário básico de vacinação", explicou Geruza Moraes, diretora-geral de Vigilância à Saúde.

    24. Desde segunda-feira (19), mais de 11 mil jovens já compareceram à estratégia. O público alvo em Salvador representa mais de 406 mil indivíduos. Eles deverão comparecer ao posto de saúde com a caderneta de vacina que será avaliada pelo profissional responsável. Caso seja necessário, receberão as doses pendentes. No total, serão atualizados 14 imunobiológicos nessa população.