Política

DESEMPREGO NA BAHIA SÓ CRESCE e já são - 37.585 em sete meses

O Núcleo Liberdade oferece 25 vagas para adolescentes entre 13 e 18 anos para o Coro Juvenil da Liberdade, e Núcleo Pirajá 13 vagas no curso de percussão destinadas a jovens entre 12 e 20 anos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/08/2016 às 19:49
Na construção civil -1.832 postos só em julho último
Foto: BJÁ
    MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na sessão desta quinta-feira (25) dar interpretação conforme a Constituição Federal ao parágrafo 5º do artigo 46 da Lei 9.504/1997 para definir que os candidatos que têm participação garantida em debates eleitorais não podem vetar a presença de candidatos convidados pela emissora organizadora, mesmo que esse convidado não atenda ao requisito legal que garante a participação no evento.

   2. A norma diz que a participação em debates está assegurada para candidatos de partidos que possuam mais de nove deputados na Câmara dos Deputados, facultada a participação dos demais pretendentes. Os ministros mantiveram, no entanto, as regras de distribuição de tempo da propaganda eleitoral.

   3. A decisão foi tomada no julgamento conjunto das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 5423, 5487, 5488, 5491 e 5577, ajuizadas por partidos políticos e a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert) para questionar pontos da chamada minirreforma eleitoral referentes à propaganda eleitoral gratuita e aos debates eleitorais no rádio e na TV.

   3. Em Salvador, essa medida adotada pelo STF deverá ser inóqua uma vez que, até agora, salvo o debate a ser realizado pela TV Bahia, no final da campanha, as outras emissoras parecem desinteressadas pelo assunto. A campanha continua gelada e sem despertar o menor interesse da população.
                                                                           *****
   4. As informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apontam que o estado contabilizou um saldo negativo de 7.285 postos de trabalho com carteira assinada em julho de 2016. 

   5. O resultado expressa a diferença entre o total de 45.979 admissões e 53.264 desligamentos. O saldo registrado em julho situou-se em um patamar superior ao contabilizado em igual mês do ano anterior (-8.207 postos), e superior ao do mês de junho de 2016 (-8.777 postos), incluindo as declarações fora do prazo.

   6. Setorialmente, seis segmentos exibiram saldos negativos na Bahia em julho: Serviços (-4.603 postos), Construção Civil (-1.832 postos), Comércio (-1.522 postos), Agropecuária (-259 postos), Extrativa Mineral (-165 postos) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (-108 postos). Em contrapartida, dois setores absorveram trabalhadores celetistas: Indústria de Transformação (+1.163 postos) e Administração Pública (+41 postos).

   7. No acumulado dos últimos sete meses, novamente, seis setores de atividade registraram saldos negativos, destes, o pior desempenho foi o de Serviços (-21.304 postos), seguido por Comércio (-13.237 postos), Construção Civil (-11.636 postos), Extrativa Mineral (-779 postos), Indústria de Transformação (-615 postos) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (-386 postos). Os setores que apresentaram saldos positivos foram: Agropecuária (+7.898 postos) e Administração Pública (+2.474 postos).

    8. A Bahia (-7.285 postos) ocupou a 9ª posição no saldo de postos de trabalho dentre os estados nordestinos e a 23ª posição no Brasil, em julho de 2016. Na Região Nordeste, sete estados apresentaram saldos negativos. O estado com o menor saldo foi a Bahia (-7.285), seguida por Ceará (-4.677 postos), Pernambuco (-4.043 postos), Alagoas (-1.548 postos), Sergipe (-1.495 postos), Piauí (-629 postos) e Paraíba (-97 postos). Maranhão (+214 postos) e Rio Grande do Norte (+2 postos) criaram posições de trabalho com carteira assinada.

    9.  No acumulado dos sete últimos meses, a Bahia apresentou um saldo de emprego da ordem de -37.585 postos de trabalho, levando-se em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. Este resultado fez com que o estado ocupasse a 24ª posição no país e a oitava no Nordeste no que diz respeito à geração de empregos com carteira assinada. 

   10. Na derradeira posição na região nordestina ficou Pernambuco (-56.705 postos), seguido por Bahia (-37.585 postos), Alagoas (-34.130 postos), Ceará (-29.671 postos), Rio Grande do Norte (-15.679 postos), Paraíba (-13.828 postos), Sergipe (-13.654 postos), Maranhão (-12.982 postos) e Piauí (-9.148 postos). Todos os estados nordestinos totalizaram saldo negativo no acumulado de janeiro a julho de 2016.

    11. Análise RMS e Interior – Analisando-se os dados referentes aos saldos de empregos distribuídos no estado em julho de 2016, constata-se que o resultado do emprego foi negativo tanto na RMS quanto no interior. De forma mais precisa, na Região Metropolitana de Salvador foram encerrados 5.520 postos de trabalho e o interior fechou 1.765 posições celetistas.

   12. Quanto ao saldo de emprego de janeiro a julho de 2016, enfatiza-se que a RMS fechou 37.953 postos de trabalho celetista e o interior gerou 368 postos de trabalho com carteira assinada.

   13. Análise municipal – Entre os municípios com mais de 30 mil habitantes que tiveram os menores saldos de empregos em julho de 2016, ressaltam-se Salvador (-3.227 postos), Lauro de Freitas (-2.353 postos) e Feira de Santana (-870 postos). Em contrapartida, Juazeiro (+733 postos), Barra do Choça (+636 postos) e Casa Nova (+460 postos) se destacaram na criação de novas oportunidades de trabalho formal na Bahia.
                                                                                           *****
   14. Em decorrência da falta de energia elétrica nas instalações da Embasa desde a tarde de hoje (25), o abastecimento de água foi interrompido nos municípios de Tanquinho, Santa Bárbara e Santanópolis e no distrito de Tiquaruçu, pertencente a Feira de Santana. 

   15. O abastecimento na região estava reduzido, por causa de um vazamento na adutora que leva água para as localidades. Os devidos reparos já foram realizados, mas a Embasa não pôde retomar o abastecimento devido à falta de energia.
 
   16. A Coelba já foi acionada e a Embasa aguarda da concessionária a resolução do problema. Assim que o fornecimento de energia for restabelecimento, o abastecimento de água será retomado gradativamente.

   17. A Bahia será o estado anfitrião da 44ª Abav – Expo Internacional de Turismo, que acontece de 28 a 30 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, com estimativa de público de 45 mil pessoas. Além de montar estande com sala de capacitação para agentes e operadores de viagens, a Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) terá presença destacada nos diversos espaços do evento.

   18. Maior e mais completa feira do setor nas Américas e uma das maiores do mundo, a feira da Abav terá em seu pórtico de entrada a marca da Bahia com as boas vindas aos participantes. A Bahia estará ainda na Sala de Imprensa e o Buyer’s Club, um espaço diferenciado para operadores, que contará com a presença de 600 profissionais do Brasil e do exterior.

   19. Os documentos encontrados pela Polícia Militar da Bahia no período das Olimpíadas em Salvador já estão disponíveis na Ouvidoria da PM, que fica no SAC do Shopping Barra.

   20. O público que perdeu o documento nas proximidades da Arena Fonte Nova pode acessar o site www.pm.ba.gov.br, clicar no link “documentos perdidos” e verificar se foi localizado pela Polícia Militar. 

   21. ACM Neto acordou pra vida e anuncia programa para geração de empregos se for reeleito prefeito.

   22. Alice Portugal ao invés de preocupar-se com sua campanha em Salvador põe post no twitter sobre o 'golpe'.

   23. O Prêmio “Melhores Franquias do Brasil 2016” foi concedido à rede de farmácias de manipulação A Fórmula como reconhecimento ao bom desempenho alcançado pela Franqueadora da Marca no relacionamento com os Franqueados, profissionalização da gestão e implantação de projetos inovadores. O Prêmio foi organizado pela revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios e premiou todas as franquias que conquistaram a excelência, ou seja, que atingiram a cotação de cinco estrelas.
 
   24. “A avaliação foi feita pela PEGN através do SERASA EXPERIAN e é realizada diretamente com os Franqueados, o que valoriza ainda mais o prêmio concedido aos chancelados nesse processo. 

   25. O questionário tem como base diversos aspectos, como relação com a Franqueadora, retorno do investimento, gestão de conflitos, posicionamento da marca, suporte operacional, entre outros aspectos”, destaca o gerente nacional da marca, Bruno Costa. Das 3.200 marcas avaliadas, apenas 77 foram chanceladas em 2016 como as Melhores Franquias do Brasil.

   26. Enquanto o Senado inicia o julgamento da presidente afastada, Dilma Rousseff, por crime de responsabilidade, o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, articula com outras lideranças a aprovação, pelo Congresso, de medidas que ajudem o país a superar a grave crise econômica. Nesta quarta-feira , 24, Imbassahy, acompanhado por outros líderes, voltou a jantar com o presidente Michel Temer, dessa vez na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para discutir propostas.

   27. Segundo Imbassahy, o PSDB tem deixado claro, nos encontros com o presidente, a importância da adoção de medidas e reformas que recuperem o equilíbrio das contas públicas e façam o Brasil voltar a crescer.

   28. “Não podemos esperar mais, nem permitir que o país continue se endividando. O momento é de contenção de gastos. A nossa expectativa agora, passando o processo do impeachment, é a de que o governo siga no rumo da recuperação da economia” disse o líder tucano, acrescentando que o partido tem deixado clara a sua posição ao presidente Temer, quanto às condições de apoio ao governo. “O nosso compromisso é com o país”, afirmou.   

   29. O presidente municipal do Democratas, Heraldo Rocha, criticou a situação precária do sistema de saúde do Estado e sugeriu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por parte da Assembleia Legislativa da Bahia para investigar o prejuízo de mais de R$ 6 milhões com a perda de medicamentos com validade vencida este ano, fato denunciado por um funcionário da própria Secretaria de Saúde da Bahia.

   30. "Uma denúncia como essa é gravíssima, assim como está a situação da saúde na Bahia. A Assembleia Legislativa do estado deveria criar uma CPI para investigar essa situação. Perdemos mais de R$6 milhões em medicamentos vencidos que a população necessita. Será que não temos outros problemas graves associados à isso?", questionou.

   31. O presidente do DEM, que também é medico, criticou o governador Rui Costa (PT) e disse que o Estado faz uma péssima gestão de saúde. "Em vez de o governador ficar com ideia fixa em ACM Neto, ele deveria ir trabalhar. 

   32. A situação da saúde na Bahia é crítica, vivemos um verdadeiro caos. Com o índice altíssimo de desemprego, as pessoas estão deixando de pagar planos de saúde privados, o que sobrecarrega o sistema público. Soma-se a isso, ainda, a redução de mais de 2500 leitos nos hospitais estaduais. Para mim, esse diagnóstico reflete uma péssima gestão da saúde pública do Estado", afirmou.

   33. O Programa Neojiba abriu vagas para novos integrantes em dois dos seus Núcleos, nos bairros da Liberdade e Pirajá, em Salvador. Crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 20 anos podem se inscrever para as atividades, totalmente gratuitas, de canto coral, percussão e iniciação musical. As aulas começam na próxima segunda-feira (29).

   34. O Núcleo Liberdade oferece 25 vagas para adolescentes entre 13 e 18 anos para o Coro Juvenil da Liberdade, e Núcleo Pirajá 13 vagas no curso de percussão destinadas a jovens entre 12 e 20 anos e mais 30 vagas para crianças entre 6 e 12 anos nas aulas de iniciação musical com pífanos.

  35. Os documentos necessários para a inscrição são carteira de identidade ( RG), CPF do candidato e do responsável, comprovante de matrícula ou boletim, comprovante de residência, número do NIS (se tiver), cartão do SUS e foto 3X4. As inscrições devem ser feitas via o email entrada@neojiba.org. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3117-4844.