Política

ADVERSÁRIOS DE NETO fazem campanha fora de foco e ele surfa (TF)

O Governo da Bahia recebeu, nesta segunda-feira (23), a autorização para licitar as obras do terminal de passageiros do novo aeroporto de Vitória de Conquista.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/08/2016 às 18:35
ACM Neto em Cosme de Farias junto à população
Foto: Valter Pontes
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A pesquisa Ibope divulgada ontem sobre a sucessão em Salvador aponta que o prefeito ACM Neto (DEM), com 68% das intenções de votos, está bem encaminhado para a sua reeleição. 

   2. Todo mundo sabe que eleições não se ganham de véspera, mas as pesquisas são indicadores do que poderão acontecer. Elas erram aqui e acolá, há muitas suspeitas sobre o Ibope, especialmente do pessoal da 'esquerda caviar', pero, os números atingidos por Alice Portugal (PCdoB) com 8%; deputado Isidório (PDT), com 6%; Fábio Nogueira (PSOL) com 1%; e Da Luz (PRTB) com 1% são animadores para Neto.

   3. Dizemos isso não só pelo fato de Neto está bem à frente dos seus adversários políticos, mas, sobretudo, diante das campanhas que estão sendo feitas por seus competidores, Alice, até agora, tentando dar uma conotação nacional ao pleito e nominando o prefeito como partícipe do 'golpe' de Temer contra Dilma; Isidório mantendo sua base politica em Candeias, na RMS, com sua 'tropa' da Fundação Dr. Jesus; Fábio e Da Luz esperam a TV poderão crescer ainda um pouquinho; e a vice-prefeita Célia (PPL) e Cláudio Silva (PP) sequer pontuaram, dificilmente, esse conjunto, disperso, sensibilizará o eleitorado.

   4. É claro que ainda é cedo, a propaganda no rádio e na TV só começa dia 26, e propaganda por propaganda, o prefeito tem mais tempo de inserções nos dois veículos de massa e uma equipe de produção bem estruturada, além de ter o que mostrar à população como gestor. 

   5. Alice, provavelmente, vai seguir na linha da denúncia e da desclassificão do prefeito; e Isidório, longe disso, adotará a linha do populismo já expresso em seu 'jingle' de campanha com promessas para reduzir os preços do pão e do gás; e o uso refrão é "melhor ser louco do que ladrão", já usado pelo mesmo na campanha de Candeias, em 2012.

   6. Se esse pessoal for seguir essas mal-traçadas linhas, ACM Neto andando pelos bairros e falando de cidade sem dar a mínima a seus adversários e aos temas nacionais, tem tudo para sensibilizar ainda mais o eleitorado. Ontem, por exemplo, preferiu ir a um bairro do que participar de um debate na Faculdade de Educação da UFBA, o que sua assessoria entendeu mais proveitoso, uma vez que a UFBA (em tese) é reduto de Alice e o reitor é simpatizante do PCdoB, comunista de carteirinha.

   7. Esse é o quadro. Salvo as 'cutucadas' dadas pela vice Célia sobre prováveis superfaturamentos em obras na PMS, que o prefeito considerou ofensa pessoal a sua honra e prometeu processá-la, por enquanto, segundo os números do Ibope à frente de Neto é promissora e se apresenta inabalável. 
                                                                                     *****
   8. Lideranças indígenas que representam vinte comunidades da etnia Tumbalalá, da região de Abaré e Curaçá, foram recebidas na sede da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), em Salvador, nesta terça-feira (23). 

   9. O grupo, que teve à frente o cacique Marcolino Barbalho, conheceu a estrutura da pasta, suas coordenações finalísticas e debateu políticas territoriais, de infraestrutura e inclusão produtiva para o segmento.

   10. A titular da Sepromi, Fabya Reis, recebeu as lideranças, destacando a importância da atuação da pasta na articulação e efetivação de direitos para os povos e comunidades tradicionais da Bahia. 

   11. “Neste sentido, temos atuado na escuta e atenção aos povos indígenas, principalmente no que diz respeito à garantia do território, elemento fundamental na manutenção dos seus saberes e fazeres. Para nós, trata-se de uma prioridade para a permanência dos nossos povos originários, com todos os seus direitos e legitimidades”, afirmou a gestora, lembrando do papel estratégico da Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (Cespct).

   12. Indignado com a falta de posicionamento do Governo do Estado, o deputado estadual Fábio Souto (DEM) criticou veementemente, durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na tarde de hoje (23), o fato de ainda existirem terceirizados das escolas estaduais da Bahia sem receber salários. "É preciso que o Governo do Estado resolva com urgência essa situação e pare de enrolar", frisou o parlamentar.
 
   13. De acordo com o democrata, existem várias escolas sem vigias e sem merendeiras, por exemplo. "Isso prejudica a condição dos estudantes e a condição básica de funcionamento das escolas. Eu acho que se existem dificuldades burocráticas, elas podem ser resolvidas. Essa situação já se estende desde o começo do ano. Já se trocou de secretário e nada foi resolvido", salientou. 

   14. Completou 121 dias que os agentes penitenciários concursados estão acampados em frente do prédio da Assembleia Legislativa.

   15. Deputada Fátima Nunes (PT) destacou nesta tarde de terça, no plenário da Assembleia, o sucesso dos Jogos Olímpicos do Rio e exaltou o programa 'bolsa atleta'.

   16. Indignado com a falta de posicionamento do Governo do Estado, o deputado estadual Fábio Souto (DEM) criticou veementemente, durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na tarde de hoje (23), o fato de ainda existirem terceirizados das escolas estaduais da Bahia sem receber salários. "É preciso que o Governo do Estado resolva com urgência essa situação e pare de enrolar", frisou o parlamentar.
 
   17. De acordo com o democrata, existem várias escolas sem vigias e sem merendeiras, por exemplo. "Isso prejudica a condição dos estudantes e a condição básica de funcionamento das escolas. Eu acho que se existem dificuldades burocráticas, elas podem ser resolvidas. Essa situação já se estende desde o começo do ano. Já se trocou de secretário e nada foi resolvido", salientou. 

   18. Um programa que vai aliar educação com a construção de cidadãos conscientes no trânsito desde a adolescência. Essa é a proposta do projeto "Trânsito Cidadão – Consciência e Educação", lançado na manhã desta terça-feira (23) pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran). 

   19. A ideia é inserir temas como legislação de tráfego e outros assuntos nas escolas da rede pública, tanto na capital quanto no interior. Até o final do ano, mais de 40 mil estudantes de 200 escolas vão receber cursos de equipes multidisciplinares, que também vão qualificar professores e membros da comunidade como multiplicadores desses conhecimentos.

   20. Participarão desse projeto os estudantes do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, e também do Ensino Médio, nos 34 municípios que possuem Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). O objetivo é criar uma conscientização para o trânsito, levando às crianças, adolescentes e jovens conceitos da prática cidadã, o respeito, a prevenção de acidentes e a preservação da vida. 

   21. Isso tudo através de vídeos, palestras, seminários, apresentações teatrais, atividades lúdicas, materiais didáticos, passados por equipes que incluem psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, coordenadores de campo, gestores de projetos e outras qualificações.

   22. O terceiro encontro de jornalistas baianos na mesa de botequim acontece dia 2 de Setembro, no Bar das Meninas, Pituaçu.

   23. A deputada Luiza Maia (PT) insiste em seus pronunciamentos que Temer é 'golpista'.

   24. O Governo da Bahia recebeu, nesta segunda-feira (23), a autorização para licitar as obras do terminal de passageiros do novo aeroporto de Vitória de Conquista. Pouco antes da confirmação da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC), o governador antecipou a informação, garantindo que a resposta positiva viabilizaria o Estado lançar a licitação no início do mês de setembro

    25. Disse Rui em visita a Conquista: “Uma equipe técnica do Governo do Estado participa de reunião hoje à tarde, em Brasília, para tratar da aprovação dos projetos para a licitação da obra. A previsão de conclusão é no final de 2017”.

    26. A concorrência será publicada no Diário Oficial do Estado, sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura da Bahia. À pasta, a SAC oficializou sua resposta positiva para a concorrência pública. A documentação apresentada ao diretor de Terminais e Aeroportos, Denisson de Oliveira, retorna ainda hoje a Bahia. O diretor estadual de aeroportos representou o governo baiano durante a reunião na capital federal. 

   27. Em agosto, a Universidade Salvador (UNIFACS), melhor universidade privada da Bahia e integrante da rede internacional de universidades Laureate, comemora o seu 44º aniversário. Na data a UNIFACS também inaugura um novo campus, localizado na Av. Tancredo Neves, em Salvador. 

   28. Com estrutura moderna, o Campus Tancredo Neves (CTN), que substituirá o antigo prédio de aulas localizado no bairro do Caminho das Árvores, será a nova casa dos estudantes das escolas de Arquitetura, Comunicação e Design, Direito, Negócios e Hospitalidade. O lançamento do novo prédio acontecerá na tarde desta quarta-feira (24), às 15h, com presença da reitora da UNIFACS, Profª. Marcia Pereira Fernandes de Barros, além de autoridades municipais.

   29. O novo espaço, com quase 15mil m², oferecerá estrutura completa para atender aos cursos que serão transferidos para lá, contando com modernas instalações, auditório, salas de pranchetas, laboratórios específicos, núcleos de pesquisa e extensão, biblioteca, área de convivência, International Office, Núcleo Trajetórias, Central de Carreiras, Web Space, sala “Harvard”, plataforma elevatória, além dos serviços de atendimento ao estudante e amplo estacionamento.

   30. Filho de Bin Laden, Hamza, pode ser o novo lider do Al-Qaeda.