ter?a-feira, 21 de novembro de 2017
Colunistas / Vida de Gordo
Otto Freitas

POR QUE O GORDO É A PESSOA MAIS QUERIDA DO MUNDO?

Não existe gordo terrorista. Para contato: otto.freitas@terra.com.br
05/11/2017 às 15:38

Desde que trocou seu celular peba por um avançadíssimo smart fone, Jeffinho anda bisbilhotando a vida mentirosa dos outros nas redes sociais, onde todo mundo é feliz e ninguém viaja para Xique-Xique ou Uauá; todo mundo só vai à Europa! O gordo pena para digitar com sua mão balofa e o seu dedo indicador grossão. Como diz seu amigo Braço de Radiola, ele zapeia naquele tecladinho de nada parecendo um urso tocando piano de criança. 

No meio de tanta foto, reza, corrente, piada, abobrinhas e papo furado, Jeffinho até que tem encontrado poucas piadas e imagens ridículas de gordo em bullying digital. Talvez seja necessário passar mais tempo navegando para encontrar as velhas e costumeiras sacanagens, sob a falsa proteção da rede. 

Outro dia mesmo um tal de Tampinha mandou pelo whatsApp uns áudios falando de gordo. Cheios de elogios e muita ironia. Mas que tem um fundo de verdade, em parte, isso tem. Vejam a síntese dessas mensagens, que oferecem várias respostas à seguinte pergunta: por que o gordo é a pessoa mais querida do mundo? 

1. Estou de acordo com aquela pergunta. Você já viu gordo terrorista, gordo sequestrador, gordo assaltante de banco? Gordo só quer duas coisas: comida e paz. E eu estou com eles. 

2. De gordo eu falo, posso falar, porque faço parte da categoria. Gordo é amigo, gordo chega junto; é outra pegada, o gordo. Você vai na casa do gordo, ele manda fazer a comida: vêm oito pessoas almoçar aqui hoje. A cozinheira faz uma quantidade tomando ele como base, oito iguais a ele. Chegam 15 e comem até se empanturrarem.

3. Você vai numa festa, rolou briga, você procura saber quem brigou. ‘Foi aquele gordo que brigou!’. Não, você não vê ninguém responder isso. Agora, alguém dizer ‘nunca vi um cara tão bacana como aquele gordo’, isso você escuta.  

4. Em churrasco de gordo você não passa fome. Também nisso gordo é diferente: gordo tem amor ao próximo, gordo não deixa faltar comida. Agora você vai em churrasco fitness e o povo põe alface, couve-flor, berinjela, abobrinha, essas coisas. 

Ou é fitness ou é miserável mesmo, a carne é contadinha, medida na balança. Outro dia fui a um churrasco de um magro assim, casquinha, mão fechada. Ele ficou o tempo todo enfiando pão de alho para entupir os convidados. Na hora do coraçãozinho de frango veio todo cortadinho em três, para você se servir com palito. 

Em casa de gordo não tem disso não! Gordo serve espetos inteiros, cheios de coração de frango, daqueles bem grandões. Você come até enjoar! Sem falar que tem quilos e mais quilos de linguiçinha de metro, picanha, fraldinha, costela, colchão de porco, pernil de carneiro, farofinha, tropeiro... 

Churrasco de gordo é fartura, irmão, tem comida para alimentar 60 famílias, umas 200 pessoas, uma tropa do Exército.