Saúde

FEIRA: Mulheres vão à feira e são alertadas contra o câncer de mama

Excelente campanha apoiada pela Prefeitura
Tasso Franco , da redação em Salvador | 04/10/2015 às 02:45
Campanha em Feira de Santana
Foto: Valdenir Lima
A habitual rotina em ir aos sábados para o Centro de Abastecimento, hoje (3), teve uma razão a mais para a lavradora Ricardina Santos, 67 anos. Além das frutas e verduras comercializadas no entreposto comercial, ela pôde promover a sua saúde tendo acesso a uma consulta com o clínico geral.
 
A iniciativa foi viabilizada pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana como parte ações de abertura do movimento de luta contra o câncer de mama, o Outubro Rosa. A lavradora do distrito de Maria Quitéria foi orientada a fazer o autoexame, aferiu a pressão arterial, foi submetida ao teste de glicemia e recebeu as requisições para a realização de exames laboratoriais e da mamografia.
 
A presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, acompanhou a mobilização e ressaltou a importância do Outubro Rosa. “Este é um mês para alertar as mulheres que procurem os serviços de saúde buscando a prevenção de algumas doenças”, disse.
 
A médica Rebeka Galvão Suzart afirmou que quanto mais cedo o câncer de mama for descoberto e também o câncer do colo do útero, a mulher poderá ter acesso de imediato ao tratamento, aumentando as chances de cura. A recomendação é que as mulheres a partir dos 35 anos realizem a mamografia.
 
Semana de exames no CMPC
 
Entre esta segunda-feira, 5, a sexta-feira, 9,  médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) estarão mobilizados para intensificar a assistência às mulheres. 
 
Haverá encaminhamentos para exames e as usuárias também serão submetidas a uma triagem para realização de ultrassom da mama, mamografia e preventivo. A demanda será espontânea. Ainda no primeiro dia será ofertado um café da manhã.
 
Segundo a coordenadora do CMPC, Kênia Lasse, se for confirmado nos exames alguma alteração essas mulheres serão encaminhadas para consulta com o mastologista e, a partir daí, terá início ao tratamento. 
 
Se a doença estiver em estágio mais avançado, a paciente é encaminhada para quimioterapia na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). E se for necessário o procedimento cirúrgico para Hospital da Mulher.