Saúde

Salvador sedia I Simpósio de Obesidade e suas Interfaces

Evento promoverá, durante dois dias, amplo debate sobre o tratamento da obesidade e a importância do trabalho multidisciplinar no sucesso da cirurgia bariátrica
Camila Anjos , Salvador | 24/08/2015 às 13:43

Pesquisa divulgada pelo IBGE no último dia 21 revela que o índice de brasileiros acima do peso segue em crescimento no país – seis entre dez brasileiros estão nessa categoria, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2013, realizada em parceria com o Ministério da Saúde. Dados apontam ainda que a obesidade passou de 9,3% para 17,5% entre os homens, e de 14% para 25,2%, entre as mulheres. Estes números ligam o sinal de alerta para o grave problema de saúde pública que o Brasil e o mundo enfrentam hoje, a obesidade.

O cirurgião bariátrico Osiris Casais chama a atenção para a ausência de políticas públicas que incentivem o consumo de alimentos saudáveis e prática de exercícios físicos. Mas pontua, “Essas iniciativas não podem ficar apenas a cargo do Ministério da Saúde, visto que a obesidade não é apenas um problema de saúde, mas também um problema social. O aumento progressivo dos índices de obesidade infantil em nosso país, por exemplo, é um alerta para o futuro”.

Atualmente, a cirurgia bariátrica tem se mostrado uma grande aliada ao tratamento e cura da doença. O número de cirurgias feitas no país aumentou em 10% no último ano se comparada às intervenções cirúrgicas realizadas em 2013. Apesar da demanda ser grande, sete milhões de pessoas aguardam indicação da cirurgia, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o procedimento ainda é um tema complexo e requer amplo debate e esclarecimentos entre a rede de atores sociais que agem no controle da obesidade, estudantes da área de saúde e pacientes. Diante da necessidade de abordar e aprofundar os diversos assuntos ligados à Obesidade e Cirurgia Bariátrica, a Osiris Casais Clínica da Obesidade promove, entre os dias 25 e 26/09, o I Simpósio de Obesidade e suas Interfaces, no Centro Médico Aliança.

O curador do Simpósio Osiris Casais, destaca a importância em promover um evento que propague a discussão sobre a obesidade. “A obesidade não é uma doença simples de ser tratada e entendida. Por isso a importância de debater e aprofundar o conhecimento sobre a doença através dos diversos prismas dos profissionais de saúde envolvidos no seu tratamento”, declarou o especialista.

Palestras com os temas “Obesidade e intervenção familiar”, “Obesidade na adolescência”, “Exercício físico: quando iniciar? Quais os benefícios” e “Alcoolismo e uso de drogas psicoativas” integram a grade de programação do evento, que contará com a participação de diversos profissionais da área de saúde dos Estados de São Paulo, Bahia e Sergipe.

Casais ainda destaca o papel fundamental do trabalho multidisciplinar no sucesso do tratamento da obesidade grave, pois o mesmo não se resume apenas ao procedimento cirúrgico. “O acompanhamento multidisciplinar tanto no pré como no pós-operatório é de suma importância para o entendimento das mudanças de hábitos. Não apenas hábitos alimentares, mas também psicossociais, como a prática de exercícios regulares, compreensão da nova imagem e comportamento”, conclui.