Saúde

Aparelho dentário irregular pode causar problema mastigatório

Especialista alerta para a forma inadequada que o aparelho vem sendo usado pelos jovens
Caroline Monteiro , Salvador | 20/05/2015 às 19:48

Usar aparelho de dentes pode até ser incômodo, mas é a solução para um sorriso equilibrado. Porém, seu uso não pode ser feito de forma irregular e sem acompanhamento, por isso, antes de qualquer decisão, uma avaliação deve ser feita pelo ortodontista.

"Dentes tortos, mordida aberta anterior ou posterior, mordida cruzada, entre outras maloclusões, indica a utilização do aparelho dentário. Com o problema resolvido o seu sorriso ficará mais estético e harmonioso", explica a dentista Andrea Felix.

A especialista alerta para a forma inadequada que o aparelho vem sendo usado pelos jovens. "Se usado sem acompanhamento de um dentista, o paciente pode ter problemas mastigatórios, perdas ósseas, movimentações dentárias indesejadas e até perdas dentais", sinaliza.

A dentista ainda explica que não há aparelho ortodôntico contraindicado,  e sim, aparelho indicado para tratamentos específicos. "Por exemplo, hyrax que é usado para pacientes com mordida cruzada, mas para tal indicação há a necessidade de uma documentação ortodôntica, para que o ortodontista escolha a melhor técnica e o aparelho ideal para resolver o problema oclusal desse paciente", esclarece.

Cuidados

É importante dar atenção à higiene do aparelho e manutenção. Deve-se ter cuidado com a integridade do aparelho ortodôntico, por isso é importante evitar alimentos duros como pipoca e amendoim. 

"A higienização é um cuidado fundamental. Caso o aparelho seja fixo deve-se acrescentar à escovação alguns dispositivos como passa fio e escova interdental. Se o aparelho for  móvel, deve-se remover o aparelho para escovar os dentes e, para fazer a higienização do aparelho, use uma escova diferente da que você escova os dentes". 

Andrea completa e diz que a escova do aparelho móvel não precisa ser uma macia e a cada 15 dias você pode deixar o aparelho móvel em um recipiente com água e uma pastilha de adesiva, por 15 minutos.

Tipos de aparelho

- Aparelhos fixos: usados para movimentações dentárias. Hoje tem de metal, porcelana, autoligado, que não há necessidade de elástico pra prender o arco ao bráquete (bracket).  

- Aparelho móveis: são aqueles de encaixe, que podem ser removidos tanto pelo ortodontista como pelo pacientes. Por isso, dependem da cooperação do paciente. Podem ser ortodôntico, para movimentação dentária ou ortopédico utilizados para correções das alterações ósseas de crescimento, esses são usados durante a fase de crescimento, inibindo ou estimulando o crescimento ósseo. Nessa categoria dos aparelho móveis também tem os alinhadores estéticos, feitos  com moldeiras de acetados, própria para esse casos.